sábado, 10 de outubro de 2015

Via UNIC-Rio/COMPAZ/FC.

FAO e Brasil promovem Encontro para analisar avanços na Política de Alimentação Escolar na Região

Contribuições dos Países da América Latina no âmbito da Alimentação escolar Serão apresentadas na IV Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos em 2016.
Foto: FAO / Debora Ayala
Foto: FAO / Debora Ayala
Representantes dos governos da América Latina que tiveram avanços na Política de Alimentação escolar se reunirão na Cidade do Panamá por três dias a partir desta segunda-feira (12/Out./2015), gerar para contribuições que serão apresentadas na IV Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos em 2016.  
Promovido cabelo Projeto regional de Fortalecimento dos Programas de Alimentação Escolar, do Programa de Cooperação Brasil-FAO, o Seminário Internacional apresentará boas praticas, além da troca de experiências sobre o que os Países vem desenvolvendo atualmente neste tema. Será, também apresentado e discutindo o impacto dos Programas de Alimentação Escolar Sustentáveis ​​nas Escolas que participam da Iniciativa piloto implementada por meio do Projeto Regional da Parceria entre a FAO e o Brasil.   
O Projeto, executado desde 2009 com o apoio do Governo do Brasil, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), esta presente atualmente em 17 Países: Antígua e Barbuda , Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Granada, Guatemala, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Paraguai, Peru, Republica Dominicana, Santa Lúcia, São Vicente e Venezuela.
O objetivo geral do Projeto é contribuir com os Países participantes no Desenvolvimento e fortalecimento de suas Políticas Públicas de Alimentação Escolar com ênfase no Direito Humano à Alimentação, por meio da oferta de Alimentação mas adequada, saudável, sistemática,  universal e Sustentável nas Escolas. Nestes Países, uma experiência de sucesso do Brasil é utilizada como referência, já que o País há mais de 60 ano executa o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que, atualmente, fornece Alimentos de todos os dias a mais de 42 Milhões de Estudantes .

Via UNIC-Rio / COMPAZ-FC.

Chefe da ONU parabeniza o Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia por Prêmio Nobel da Paz

"O Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia da esperança de que os sérios desafios Políticos podem ser superados por meio do Diálogo e Consenso político", Disse Ban Ki-moon.
"Viva a Tunísia Livre e Democrática".  Crédito: Flickr / yelacis (cc)
"Viva a Tunísia Livre e Democrática". Crédito: Flickr / yelacis (cc)
O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, parabenizou  o Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia por receber nesta sexta-feira (9/Out./) o Prêmio Nobel da Paz de 2015. O chefe da ONU reiterou o compromisso e Solidariedade da Organização para ajudar a Construir uma Democracia na Tunísia.
Diálogo e Consenso  "O Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia da Esperança de que os sérios Desafios Políticos podem ser superados por meio do  político", afirmou Ban Ki-moon.
A Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, elogiou o Quarteto e a de todos os tunisianos que fizeram nascer a Primavera Árabe.
"O Prêmio é um tributo e Convite ao apoio de todas quando Forças da Sociedade Civil, a se comprometerem e lutarem pela Democracia, pluralismo e Estado de Direito", finalizou Bokova.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

 Exemplos estão aí:

 Madre Tereza de Calcutá// Gandhi // Nelson Mandela// Zilda Arns (criadora da Pastoral da Criança no Brasil) // M. L. King Junior// D. Ruth Cardoso//Dom Élder Câmara// Sérgio Vieira de Mello – e os inúmeros anônimos que nos legaram suas Ações e Atitudes Pacifistas Mundo afora.
Seus exemplos de dedicação e facilitadores da Cultura de PAZ – Paz em Ação, ou seja, o respeito e observância aos Direitos Humanos e suas abrangências, nas Pessoas e nas Comunidades. Envolvimento pelo processo Educacional, Cultural, e de Desenvolvimento Civilizatório na Humanidade. De. Wilson Rodrigues de Andrade/Produtor Cultura/ COMPAZ. 12   


quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Via UNIC-Rio / COMPAZ-FC.

Política de População é fundamental para um Desenvolvimento Sustentável e pleno, Afirma ONU

Encontro no México terá Oito Painéis Dedicados a analisar uma Contribuição de um Guia Operacional das parágrafo Cada UMA áreas prioritárias do Consenso de Montevidéu: a infância e a adolescência, Envelhecimento, Saúde sexual e reprodutiva, Igualdade de Gênero, Migração, Desigualdade territorial, Povos Indígenas e afrodescendentes.
A Secretaria Executiva da CEPAL, discurso Durante Seu na Inauguração da Conferencia Regional Sobre População e Desenvolvimento.  Foto: Flickr / CEPAL
A Secretaria Executiva da CEPAL, discurso Durante Seu na Inauguração da Conferencia Regional Sobre População e Desenvolvimento. Foto: Flickr / CEPAL
Os Países da América Latina e do Caribe Tem o desafio de elaborar Políticas Públicas eficazes that ofereçam Uma vida digna a todos OS Cidadãos, em consonância com a Agenda nova 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, Segundo destacaram o Presidente do México, Enrique Peña Nieto, e a Secretaria Executiva da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), Alicia Bárcena, Durante a abertura Nesta terça-feira (06) da Segunda Reunião da Conferencia Regional Sobre População e Desenvolvimento (CRPD) Que Acontece na Cidade do México.  
O Líder mexicano ressaltou that uma Politica de População E alcançar fundamentais parágrafo hum Desenvolvimento Sustentável Mais e pleno. "Conhecer a Estrutura da População E indispensável um parágrafo Formulação das Políticas Públicas", destacou. Como resultado dessas Ações não México, o Número Médio de Filhos por mulher diminuiu de 6,3 em 1975 Pará 2,2 na atualidade, enquanto a Mortalidade materna reduziu de 105 mortes POR CADA 100 mil Nascidos vivos de para 38 falecimentos POR dia.
Os Países da Região analisarão Até o dia 09 de outubro na Cidade do México hum Guia Pará uma Implementação do Consenso de Montevidéu Sobre População e Desenvolvimento, em 2013 Durante Aprovado A Primeira Reunião da Conferencia não Uruguai. O Documento do consiste não a Acordo intergovernamental Mais Importante Sobre População e Desenvolvimento assinado Até ágora na Região.
"O Consenso ABORDA Questões chave Pará um Execuções da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada no dia Último 25 de Setembro de 2015, e que consiste um avanço civilizatório, pois é integrante coloca no centro das Prioridades dos Cidadãos uma busca da Igualdade", ressaltou um Secretaria Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, that that concordou a Situação Econômica para os próximos ano não vai ser propícia a isso..
Em Uma Região com 635 Milhões de habitantes, Alicia Bárcena incentivou OS Países a aproveitarem o Bônus Demográfico, pois possuem Uma População de 164 Milhões de Crianças e 162 Milhões de Jovens; responder AOS 70 Milhões de Idosos e 45 Milhões de Indígenas; e enfrentar OS Desafios da Urbanização, Uma Vez Que 80% da População vive em Cidades.
Bárcena também pediu Medidas parágrafo quebrar uma Reprodução da Desigualdade e da Pobreza, that AINDA afeta 71 Milhões de Pessoas na América Latina. "O Único Número aceitável em extrema Pobreza E zero", pontuou. Em Termos de Igualdade de Gênero, um representante da CEPAL também chamou Atenção para a Autonomia das Mulheres NAS áreas Físicas, Econômicas e de Tomada de decisão, e parágrafo romper O Silêncio Sobre este ASSUNTO.
O Brasil Participações com Uma Delegação Composta POR 10 Pessoas e liderada cabelo presidente da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD), Ariel Pares. A Segunda Reunião da Conferencia E Organizada Pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), o Governo de México, através do Conselho Nacional de População (CONAPO), e Conta com o Apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) .
E Possível acompanhar a cobertura da CONFERÊNCIA aqui. Acesse a Página oficial da Segunda Reunião da Conferencia Regional Sobre População e Desenvolvimento. 
  


terça-feira, 6 de outubro de 2015

Via JB/ Folha Cultural

Participe da 20ª edição do Tangolomango, o Festival Internacional da Diversidade Cultural

Evento visa a troca de ideias, a produção compartilhada e a generosidade intelectual

Jornal do Brasil
Até o dia 9 de outubro de 2015 estão abertas as inscrições para o Tangolomango – Festival Internacional da Diversidade Cultural. O evento, que chega a sua 20ª edição, em novembro, visa a troca de ideias, a produção compartilhada e a generosidade intelectual, convertidas em um espetáculo de única apresentação e aberto ao público, no dia 8 de novembro, no Circo Voador.
Durante três dias, os grupos artísticos selecionados participam de dinâmicas de trabalho, trocam experiências e constroem, de forma compartilhada, uma apresentação única de música, teatro, dança e circo.
Participe da 20ª edição do Tangolomango, o Festival Internacional da Diversidade Cultural. Evento visa a troca de ideias, a produção compartilhada e a generosidade intelectual .
Participe da 20ª edição do Tangolomango, o Festival Internacional da Diversidade Cultural. Evento visa a troca de ideias, a produção compartilhada e a generosidade intelectual .
O roteiro de apresentação final conta com fragmentos dos trabalhos dos grupos participantes, que será apresentado no último dia de atividades.
Nos dias 6 e 7 de novembro acontecem as trocas e a construção artística do espetáculo no Pavilhão Teatro de Anônimo, na Fundição Progresso, apenas para os grupos selecionados. Já a apresentação final acontece no dia 8 de novembro, no Circo Voador. 
Para se inscrever todos os participantes devem ter mais de 18 anos e os grupos devem ser compostos por artistas internacionais, podendo também haver brasileiros, e com fins não religiosos ou políticos, sediados ou de passagem pelo Rio de Janeiro e que atuem nas áreas de música, dança, circo e teatro, ligados a cultura tradicional e/ou contemporânea. As inscrições acontecem até o dia 9 de outubro de 2015.
Como participar?
Envie o material para o email tangolomando2015@gmail.com
Assunto: INSCRIÇÃO (Nome do grupo)
Neste email, você deve enviar:
1. Link de Youtube ou Vimeo com vídeo de performance do grupo;
2. Resumo do grupo em até 1000 (mil) caracteres;
3. Número de integrantes do grupo e o que cada um faz;
4. Necessidades técnicas do grupo.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Encontro organizado pela UNESCO debate Cidadania Global

Encontro já recebeu 400 pessoas e entre os temas principais estão o estímulo ao pensamento global e o Desenvolvimento Sustentável.
A Educação para a Cidadania Global aborda conhecimentos de direitos humanos,m sustentabilidade e justiça social, entre outros. Foto: UNESCO
A Educação para a Cidadania Global aborda conhecimentos de direitos humanos,m sustentabilidade e justiça social, entre outros. Foto: UNESCO
O 21º Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas, realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) começou no dia 30 de setembro de 2015, e termina nesta sexta-feira (2) em Curitiba, Paraná.
O encontro discute a implementação de novos projetos da organização, como a Educação para a Cidadania Global (ECG) e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, além da aproximação de escolas com secretarias municipais de Educação.
A Coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil, Rebeca Otero, apresentou os objetivos da ECG que consiste na transmissão de conhecimentos sobre os direitos humanos, justiça social, igualdade de gênero e sustentabilidade ambiental para os estudantes.
Otero explicou que o projeto incentiva os aprendizes a se tornarem cidadãos globais que contribuam para um futuro melhor. Já a Educação para o Desenvolvimento Sustentável visa a integrar os princípios do desenvolvimento sustentável ao ensino, estimulando o pensamento crítico dos alunos.

Via UNIC-Rio/COMPAZ-FC

Texto da Declaração de Incheon disponível em português no site da UNESCO

A Declaração de Incheon afirma que a educação é o principal impulsionador para o desenvolvimento e para que o mundo alcance os demais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que deverão ser votados em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU.
A Declaração de Incheon será implementada por meio do Marco de Ação Educação 2030, que fornece as coordenadas a serem adotadas pelos governos até o fim do ano. Foto: Agência de Notícias do Acre (CC)
A Declaração de Incheon será implementada por meio do Marco de Ação Educação 2030. Foto: Agência de Notícias do Acre (CC)
A Declaração de Incheon, aprovada em maio no Fórum Mundial de Educação 2015, na cidade de Incheon, na Coreia do Sul, acaba de ganhar uma versão em português. A tradução foi providenciada pelo Escritório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil e está disponível na internet – clique aqui.
Ministros de mais de 100 Países participaram do Evento, que aconteceu entre 19 e 22 de Maio de 2015. Eles fizeram um balanço das metas de Educação para Todos, relativas ao período 2000-2015, e debateram as futuras metas que serão definidas para os próximos 15 anos, de 2016 a 2030.
O ministro da Educação do Brasil, Renato Janine Ribeiro, na ocasião, foi um dos participantes. O Representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, e a coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil, Rebeca Otero, também compareceram.
“O Fórum tratou de questões como financiamento e qualidade da educação, que são muito importantes no momento atual. E a declaração sinaliza qual deve ser o caminho para o mundo construir a agenda dos próximos 15 anos”, disse Muñoz.
A Declaração de Incheon diz que a Educação é o principal impulsionador para o Desenvolvimento e para que o Mundo alcance os demais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que deverão ser votados em Setembro, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. A Declaração de Incheon também assume o compromisso com a defesa de uma Educação de qualidade e com a melhoria dos resultados de aprendizagem. O texto servirá de base para a definição das metas internacionais de educação para o período 2016-2030.
Mais informações na página do Fórum.

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...