terça-feira, 21 de agosto de 2018


19 de Agosto - Dia Nacional do Ciclista. #Bicicleta #Ciclista


           Data criada para homenagear o biólogo e ciclista brasiliense Pedro Davison, que foi vítima da violência no trânsito em 2006, no Distrito Federal. Data amparada pela aprovação do Projeto de Lei da Câmara n. 43 de 2008 (Projeto Original nº 832/2007) de 11 de Abril de 2008, a data ainda não é oficial, pois está aguardando votação no senado federal. Já a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) instituiu o dia 8 de dezembro como a data oficial do Ciclista, pois é o dia da padroeira dos ciclistas, Madonna Del Ghisallo. Existem ainda outras datas comemorativas, como 15 de abril, Dia Internacional do Ciclista.
Ciclismo como transporte alternativo — Apesar dos índices de violência no trânsito ainda serem altos, o número de ciclistas no país continua a crescer. Estatísticas apontam que são mais de 50 milhões de bicicletas em circulação, utilizadas não apenas para lazer, ou esportes, mas como opção ao transporte público nas grandes cidades. Por conta disso, as discussões a respeito da construção de ciclofaixas e da instituição de políticas de mobilidade urbana têm aumentado muito no Brasil e fomentado debates intensos. O país já conta com quase 1700 km de ciclovias, especialmente nas regiões das capitais. Brasília é a cidade com maior estrutura cicloviária (440 km), seguida pelo Rio de Janeiro (374 km), São Paulo (270 km) e Curitiba (181 km). A bicicleta é considerada o meio de transporte mais saudável do mundo, e é utilizado tanto para passeio, esportes e para a locomoção diária para locais de trabalho e estudo. Substituir os meios de transporte convencionais pela bicicleta pode oferecer vários benefícios à saúde. Além do aumento do gasto calórico por meio do esforço físico, o ciclista diminui o nível de estresse e produz mais endorfina. A possibilidade de fugir de engarrafamentos também representa maior qualidade de vida, pois a pessoa diminui os tempos de deslocamento, e ainda economiza. Apesar das discussões e tensões entre motoristas de carro e ciclistas, muitos estão deixando seus automóveis em casa para usar a bicicleta. Pedalando com segurança — Tanto os ciclistas de primeira viagem, quanto os mais experientes precisam tomar alguns cuidados essenciais para garantir a segurança de todos. Primeiramente, a bicicleta é vista pelo Código Brasileiro de Trânsito (CBT) como um veículo. Portanto, o ciclista tem que respeitar as placas de sinalização e sinais de trânsito, se mantendo sempre na mão correta de direção, de acordo com os demais veículos. Andar na contramão é infração grave. Tanto as bicicletas como os pedestres, têm sempre a preferência sobre automotores. Isso é o que determina a lei, mas não necessariamente é cumprido por motoristas. Segundo a lei, os ciclistas devem circular por ciclovias, ciclofaixas, e acostamentos, mas, quando não houver, devem se manter no canto direito da rua ou pista, seguindo o sentido dos outros veículos. Para evitar maiores acidentes, o ciclista também precisa prestar atenção a conversões e cruzamentos, que são pontos com maiores índices de acidente. Ele também deve sempre sinalizar com as mãos quando for realizar alguma manobra ou desvio. Para maior proteção, ciclistas em grupo devem trafegar em fila.

São importantes ainda os acessórios para bicicleta como óculos ou viseira, joelheira e cotoveleiras, luvas, além de roupas específicas. Para quem pedala à noite, são indicados casacos e coletes que brilham no escuro.

Para garantir a segurança, o capacete para bicicleta é um dos itens essenciais. Ele pode reduzir em até 90% o perigo de um traumatismo craniano em caso de queda ou outro tipo de acidente. A bike também precisa estar equipada com alguns itens obrigatórios como espelho retrovisor instalado no lado esquerdo, buzina e farol noturno, além de refletores laterais, frontais e traseiros (olhos de gato), bem como sinalização noturna nos pedais. O ciclista deve ainda observar se os pneus estão sempre cheios, mantendo a bicicleta em boas condições em todas as suas situações de uso. Em relação à saúde, é importante manter-se sempre hidratado ao longo do percurso. Fonte: http://www.nutricaoemusculacao.com.br/19-de-agosto-e-o-dia-nacional-do-ciclista-saiba-como-pedalar-com-seguranca/ Créditos da imagem: http://ciclomania.blogspot.com/2015/08/19-de-agosto-dia-nacional-do-ciclista.html

19 de Agosto - Dia Nacional do Historiador. #Historiador


O principal objetivo desta data é homenagear os profissionais que se dedicam a estudar e conhecer sobre a história das civilizações e comunidades. A criação do Dia do Historiador foi oficializada a partir do Decreto de Lei nº 12.130, de 17 de dezembro de 2009.

A escolha do dia 19 de agosto é uma homenagem a data de nascimento de Joaquim Nabuco (1849 - 1910), um dos historiadores mais icônicos do país, responsável por ser um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Joaquim também ficou conhecido por ser um dos maiores abolicionistas do país.

Aliás, Nabuco é o autor da célebre frase: “A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil”.

Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-historiador/

Créditos da imagem: http://cafecomhistoriaeeducacao.blogspot.com/2013/08/parabens-pelo-dia-do-historiador.html

segunda-feira, 20 de agosto de 2018


 Kofi Annan, Secretário - Geral da ONU Evolução Diplomática  pela PAZ...


Kofi Annan - Organização das Nações Unidas/ONU - entre 1997 e 2006, faleceu, em 18 de Agosto de 2018, aos 80 anos, em Berna, na Suíça. Deixa como legado a valorização da diplomacia e do diálogo multilateral nas relações entre os países, mesmo em situações de graves crises internacionais. A notícia de seu falecimento foi publicada no site da Fundação ligada a ele. O comunicado não especificou a causa. Diz apenas que Annan foi acometido por uma “doença rápida”. A família pediu “privacidade neste momento de luto”. A Década que Annan atravessou à frente da ONU foi marcada por atentados terroristas, como o '11 de Setembro', nos EUA, em 2001, e por uma sequência de conflitos armados, especialmente no Oriente Médio, que desafiaram a arquitetura diplomática erguida ao redor das Nações Unidas após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Os esforços de Annan em favor da diplomacia e da Paz foram reconhecidos em 2001, quando ele recebeu o Prêmio Nobel, e contribuíram para manter a ONU de pé, mesmo quando suas instâncias de decisão foram questionadas e desacreditadas por algumas das maiores potências mundiais, como os EUA e o Reino Unido.  





A África negra à frente da ONU. Kofi Annan - Nascido na cidade de Kumasi, no centro de Gana, em abril de 1938, Annan escalou diversas estruturas intermediárias das Nações Unidas antes de ser nomeado o primeiro negro a coordenar a Organização. Ainda jovem, ele estudou economia no estado americano de Minnesota, e relações internacionais em Genebra, na Suíça, assumindo em 1962, aos 24 anos, seu primeiro posto na ONU, no Escritório da OMS (Organização Mundial da Saúde). Entre 1992 e 1996, Annan passou a trabalhar na repartição responsável pelas forças de paz das Nações Unidas. Durante esse período, a organização viveu um de seus maiores dilemas, que resultou na inação diante do genocídio em Ruanda, no centro da África, em 1994, o maior já registrado desde o holocausto de judeus na Alemanha nazista. Sua escolha como secretário-geral da ONU se deu em dezembro de 1996. Annan - foi respaldada pelo Conselho de Segurança e pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como havia ocorrido no passado com os seis antecessores no cargo, mas teve a novidade de receber também, no caso de Annan, a aprovação da maioria dos trabalhadores em quadros técnicos da Organização. Agências e Produção Editoria  - Jornal/Revista Folha Cultural.


  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...