sábado, 24 de outubro de 2015

ONU 70: aniversário das Nações Unidas é celebrado em todo o mundo | Rádio das Nações Unidas

ONU 70: aniversário das Nações Unidas é celebrado em todo o mundo | Rádio das Nações Unidas

Via UNIC-Rio/COMPAZ-FC.

Evento global do Dia da ONU iluminará de azul os principais Monumentos do Mundo

Mais de 300 marcos históricos em 75 países em todos os continentes serão iluminados de azul para homenagear o 70º aniversário da Organização, na sexta-feira (23) e sábado (24). No Brasil, participam diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Brasília.
O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Foto: Ana Elisa Santana/Agência Brasil
O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Foto: Ana Elisa Santana/Agência Brasil
Nos dias 23 e 24 de Outubro de 2015, mais de 300 monumentos, edifícios, museus, pontes e outros marcos emblemáticos em mais de 75 países por todo o mundo serão iluminados de azul – a cor oficial das Nações Unidas –, como parte de uma campanha global para comemorar o Dia da ONU e o 70º aniversário da Organização.
Marcos globais famosos – indo da Casa da Ópera de Sydney (Austrália) até as Pirâmides de Gizé, no Egito; da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, até o Empire State Building, em Nova York – serão iluminados com a cor da ONU. Outros locais participantes incluem o Museu Hermitage (Rússia), a histórica cidade de Petra (Jordânia), a Torre de Pisa (Itália), o Castelo de Edimburgo e o Palácio de Westminster (Reino Unido), a Torre de Torre (Japão) e o Palácio de Alhambra (Espanha), entre muitos outros.
No Brasil, 33 lugares em 8 cidades estão confirmados até o momento: o Cristo Redentor, o Maracanã e o Palácio Guanabara (Rio de Janeiro); o Palácio Itamaraty, a Catedral de Brasília e o Templo da Boa Vontade (Distrito Federal); o Elevador Lacerda, o Farol da Barra e o Estádio da Fonte Nova (Salvador, Bahia).
Na cidade de São Paulo, serão iluminados: o Viaduto do Chá, a Biblioteca Mário de Andrade, a Ponte das Bandeiras, a Estátua do Borba Gato, o Monumento às Bandeiras, o Palácio dos Bandeirantes, as secretarias de Agricultura, de Desenvolvimento Social, de Educação, de Justiça, do Meio Ambiente e de Cultura; o Memorial da América Latina, o Memorial da Resistência, o Museu Afro Brasil, o Museu da Diversidade Sexual, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu de Arte Sacra, o Museu do Futebol e a sede do Fundo Social de Solidariedade, no Parque da Água Branca (na cidade de São Paulo). No Estado de São Paulo também serão iluminados o Museu Casa de Portinari (em Brodowski), o Museu do Café (Santos), o Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão) e o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã).
O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, é parceiro da ação. Outros são a Arquidiocese do Rio de Janeiro, os governos do Estado do Rio de Janeiro e de São Paulo, o Maracanã, a Legião da Boa Vontade (LBV) e as prefeituras de Salvador e de São Paulo.
O Cristo Redentor será iluminado no sábado, dia 24, entre 18h e 19h. Um dia antes, no dia 23 (sexta-feira), o Maracanã será iluminado durante o período da noite. A iluminação dos demais locais será realizada no 24 de outubro no período da noite.
Até a data, outros locais – inclusive no Brasil – podem ser confirmados. A lista completa de locais confirmados (até o dia 21 de outubro, em atualização permanente) está disponível em http://bit.ly/1LMpfOZ; Fotos dos locais confirmados estão disponíveis em http://bit.ly/1VU9Uxa
“Sou grato pelos nossos Estados-membros estarem mostrando tão forte entusiasmo para marcar os 70 anos de apoio da ONU à Paz, ao Desenvolvimento e aos Direitos Humanos”, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. “Ao transformar o mundo em azul da ONU por um dia, podemos iluminar o caminho para um futuro melhor.”
A celebração global terá início na Nova Zelândia e, em seguida, na Austrália, com a iluminação da Casa da Ópera de Sydney, ao anoitecer. De lá, uma onda com o azul da ONU vai passar em todos os países e continentes, com monumentos em todo o mundo participando do evento internacional.
A Sede das Nações Unidas em Nova York ficará acesa com o azul da Organização por duas noites, a partir de 23 de outubro, quando o concerto anual do Dia da ONU será realizado, e se estenderá até o dia 24 de outubro.
Para o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, o monumento mais conhecido do Brasil participar da campanha ajuda a conscientizar sobre a importância dos valores fundamentais pelos quais a Organização luta:. “Paz e direitos humanos são metas pelas quais a ONU trabalha e que, não podemos negar, são fundamentalmente cristãs em suas essências. Por isso o Cristo Redentor faz parte dessa campanha mundial e, com muita alegria, abraça esses bons propósitos que visam o bem social”, afirmou o sacerdote.
O presidente do Maracanã, Sinval Andrade, também destacou os valores das Nações Unidas. ”É uma honra celebrar os 70 anos de uma Organização com propósitos humanitários. Além da cor azul, o Maracanã tem em comum com a ONU, principalmente, a luta pela paz. Acreditamos que a prática da tolerância começa no dia a dia. Por isso, o Maracanã incentiva, cada vez mais, a convivência pacífica entre as torcidas nas arquibancadas, o que é uma realidade no templo do futebol.”
Este evento global será coberto extensivamente nas redes sociais a partir da hashtag #UNBlue, além da hashtag de comemoração dos 70 anos da ONU – #UN70 e #ONU70 – e será compartilhado com milhões de seguidores da ONU no Facebook, Instagram, Twitter, Flickr e outras redes.
Fotos e vídeos dos marcos iluminados com o azul da ONU em todo o mundo estarão disponíveis para os meios de comunicação por meio de duas plataformas audiovisuais da ONU: Flickr (http://j.mp/UNBluePhotos) e UNIFEED (www.unmultimedia.org/tv/unifeed).  No Brasil, o Facebook e o Twitter da ONU no país (www.facebook.com/ONUBrasil e www.twitter.com/ONUBrasil) cobrirão o evento.
Mais informações sobre a campanha “Iluminando o mundo com o azul da ONU” – em inglês, Turn the World UN Blue – e outras atividades globais e celebrações dos 70 anos da ONU podem ser encontradas em www.un.org/un70
Informações à imprensa e pedidos de entrevista no Brasil:
Gustavo Barreto, assessor do Centro de Informação da ONU (UNIC Rio): barretog@un.org, tel. (21) 2253-2211 e 98185-0582.
Informações à imprensa em Nova York:

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Via UNIC-Rio/CEPAL - COMPAZ-FC.
Especialistas da América Latina e da Europa discutiram tendências desse tipo de energia na região. Recursos alternativos para geração de energia é um dos Objetivos Globais da ONU.
Painéis solares no Líbano. Foto: ONU//Pasqual Gorriz
Painéis solares no Líbano. Foto: ONU/Pasqual Gorriz
Cerca de 30 estudiosos da América Latina, Europa e organizações internacionais se reuniram em Santiago, Chile, nos dias 8 e 9 de outubro. Os especialistas analisaram as tendências do mercado de energias renováveis na América Latina e Caribe, suas políticas, investimentos e experiências bem sucedidas em evento organizado pela Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (CEPAL) e Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA).
Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados, pela primeira vez na história da ONU se inclui o objetivo específico relacionado à energia. Isso é para nós da CEPAL e para todo o sistema das Nações Unidas um assunto fundamental”, afirmou o chefe da unidade de recursos naturais e energia da divisão de recursos naturais e infraestrutura da CEPAL, Manlio Coviello.

  Fest' Art. Vale/ *F C / Festival Show de Artes pela Cultura de PAZ / COMPAZ *Folha Cultural / NaArt - Vale + Parceiros Afins. (Equipes...