sexta-feira, 5 de maio de 2017




Histórico: Por uma Sociedade Sustentável/ 


                   Nos anos de 1960, teve início um amplo debate no âmbito mundial referente aos destinos da Humanidade. As constatações  eram que poderíamos  destruir a Terra e que  os hábitos  imediatistas e do individualismo crescente dificultava a convivência  social e consequentemente a solidariedade. Porém, frente a essa realidade, foram gerados novos Movimentos Sociais cujas visões de mundo se propuseram a redefinir o Processo de Relações Humanas no que concerne a integração com a Natureza.
        Diante dessa nova forma de conceber a Humanidade, vivendo com dignidade e simplicidade, na Década de 1970, foi pensado um modelo de desenvolvimento e de organização social que garantisse a perpetuação e a preservação da vida planetária; e surge o denominado: Desenvolvimento Sustentável. Como colocar agir  e realizar as ações – existem muitas propostas, mas todas partem dos mesmos princípios : cuidado com os ecossistemas e sua dinâmica, rever sempre o quadro de degradação  nas localidades e no âmbito global; uso racional dos bens  naturais,  garantir com esta atitude  a satisfação das necessidades  humanas sem colocar em risco as demais espécies ; planejamento das Cidades e da produção, evitar  o caos  urbano e o esvaziamento do Campo;  respeitar  a Diversidade Cultural e a soberania dos Povos; promoção da Cidadania e da eqüidade social
(ter disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um); e, participação ativa de todos os setores da Sociedade na busca pela Sustentabilidade.
         
        Os conceitos de Ecologia integral e de Sociedade Sustentável somente se tornarão realidade no momento em que mudarmos nossa forma de pensar e Agir individualmente, e no seio de nossas Comunidades, e nosso grau de envolvimento para com a preservação mútua e de nosso Planeta. (Pesquisa e organização de texto de: Wilson Rodrigues de Andrade / Sec.- Geral do COMPAZ)      


Agenda 2030: entenda o que é o Desenvolvimento Sustentável


Participação e Consumo
"E a participação da Sociedade Civil não termina, no entanto, na definição da Agenda. Ela continua sendo necessária para a colocação em pratica de posterior dos Objetivos. As questões centrais que ali se encontram para debate, ou seja, de modo de produção, padrões de consumo, nós precisamos da participação da Sociedade para que elas, na verdade, se cristalizem". ONU/Entre os Objetivos da nova Agenda estão à erradicação da Pobreza e a Educação de Qualidade.  






  Mídias Sociais
"Ela é uma Agenda universal. Ela tem importância para Países desenvolvidos e Países em desenvolvimento. O que seria inovador tem várias dimensões, mas eu gostaria de ressaltar que o papel da Mídia Social na socialização rápida dessa nova Agenda será um processo nunca presenciado antes em nenhuma Agenda internacional, vai ser interessante acompanhar isso. Essa é com certeza uma agenda mais complexa que tenta equilibrar as dimensões sociais, econômicas, de Meio Ambiente e de prosperidade, de Paz e Segurança, que não podemos esquecer." A nova Agenda foi elaborada com a participação da Sociedade Civil e com consultas que duraram quase três anos.


 COMPAZ/ DAMA -Pesquisa e adaptação/ Andrade, WR/11.

terça-feira, 2 de maio de 2017


S/ o Desenvolvimento Sustentável


       "O Desenvolvimento Sustentável, é o mecanismo que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. Isso é feito, ao mesmo tempo, com o uso razoável dos recursos que a Terra pode nos oferecer. Cabe nos preservar o nosso Meio Ambiente - as espécies e os habitats naturais".
          Nossa atitude p/ fazer a nossa parte diante do Desafio no processo da Sustentabilidade -  o primeiro ponto -  referente a algo que deve ter continuidade. E desafio – é risco – na medida em que não sabemos  bem o resultado – temos que perceber sempre para o melhor resultado... E a Sustentabilidade nos exige este exercício Vivencia e busca de resultados.  O Desafio deve funcionar com estimulo Realizador juntamente com auto Motivação: Existem as Leis/ Código Florestal/ Resoluções /Leis dos Resíduos Sólidos/ Dos Lixões... Devemos Exigir: seu funcionamento e nossa Participação.

       Os Processos de Conservação, Proteção e Promoção, e  Sustentabilidade Ambiental – Não é tão somente;
   - Cuidar das Florestas, é, também, dos rios e suas complexidades;
     - é também  - proteção do Patrimônio/ a Poluição / a Prevenção de;
   - danos causados pela Natureza/ a Prevenção epidemiológica/  e da Saúde...;
  - o  uso do Solo e suas Leis / Urbano e Rural...;
 - o  Urbanismo e o Saneamento Básico...

                                                                                             C/ DAMA – WRA/2015.

P/ Refletir/  O que é Ética?


             O termo ‘Ética’ deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa).  Um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana em sociedade. Embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de Justiça Social. É o conjunto de normas e princípios que governam a boa conduta do ser humano, é a parte da filosofia que a borda o comportamento humano, os anseios, desejos e vontades deste ser humano. É a ciência que estuda a conduta humana perante o ser e seus iguais. É o estudo de uma forma especifica de comportamento humano, envolvendo estudos de aprovação ou desaprovação da ação dos  destes seres humanos em sociedade. É um produto histórico-cultural e, como tal, define o que é virtude, o que é bom ou mal, certo ou errado, permitido ou proibido, para cada Cultura e Sociedade. A Ética é uma disciplina normativa. Não por criar normas, mas por descobri-las e elucida-las  no processo civilizatório em todos os tempos da Humanidade.
          Ética Positiva – é tudo o que promove a Vida de cada um de Nós: Respeito/ Atitude/ Dever/Apoio/ Consciência /Responsabilidade/ Comprometimento/compromisso/ Tolerância/Satisfação mútua... (pesquisa/ adaptações de: W.R. de Andrade

  Fest' Art. Vale/ *F C / Festival Show de Artes pela Cultura de PAZ / COMPAZ *Folha Cultural / NaArt - Vale + Parceiros Afins. (Equipes...