segunda-feira, 11 de julho de 2022

 A Revolução Francesa deu início a um novo período na História do Ocidente.

Redefiniu-se desde então, de modo decisivo, sua vida social, econômica, política e artística - cultural.

Conduzida pela burguesia e amplamente apoiada pela população, a Revolução tem seu início com a derrubada, em Paris, da fortaleza - prisão da Bastilha, símbolo do Antigo Regime, no histórico - 14 de julho de 1789.
Nos densos e agitados dez anos revolucionários (1789 – 1799) a História se acelerou, dando forma a ideia de igualdade social, os procedimentos em torno do poder legislativo e sua representatividade, além da noção de respeito aos Direitos Individuais do Cidadão, sintetizados no lema: liberdade, Igualdade e Fraternidade, e na Declaração dos Direitos Humanos.



Não apenas as ideias daqueles que defendiam a reforma ou a revolução são os fatores que explica a Revolução Francesa. Havia, antes de tudo, uma aguda fome associando os campos e cidades do País. A Organização jurídico - política baseado nas três ordens nas chamadas Estados (nobreza, clero e povo), não permitia o acesso da burguesia ao poder.
A França – nos primeiros dez anos da Revolução – ao lado dos Estados Unidos da América (Independência / l776) - tornou-se um dos centros irradiadores da Democracia Contemporânea.

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...