quinta-feira, 25 de maio de 2017



A Promoção da Diversidade passa pelo reconhecimento dos Direitos ao convívio Cultural       /Declaração Universal dos Direitos Humanos/ONU.                                                                 *Wilson Rodrigues de Andrade

         Consagrada no contexto da liberdade de expressão, oportunidade de dialogo, também o Direito ao saber da nossa ancestralidade – os meios e espaços para a criatividade e o processo de inovação; combinar o passado para inovar no momento presente de forma intercultural e permanente – o Dialogar com o saber fazer da vida e pela vida de todos. Em termos de BRASIL – Vivemos um movimento intenso de culturalização em toda parte, o procurar preservar nosso Manancial Cultural – este passar por períodos necessários no campo civilizatório. Portanto, em nosso Território, a Cultura vive no Processo de fortalecimento do cenário de brasilidade cidadã plena, e o conseqüente Desenvolvimento Humano. Território Continente.   O debate público ( o que vem acontecendo/ a Caravana p/ dar sustentação ao que já foi e esta sendo produzido...) demonstra que a qualidade de vida não pode ser vista, tão somente, na ótica do desenvolvimento material, mas como apropriação continua do Patrimônio Imaterial, esse pelos cidadãos e cidadãs; e a criação do rico imaginário deste Povo multiétnico, a partir da Diversidade Cultural. A palavra ‘Diversidade’, é forte, remete-nos a territorialidade, pois cada vez esta diversidade se dá mais por territórios, de pertencimento, e não por localidades ou comunidades fechadas. No expandir-se, há de se comparar o seu rico conteúdo, suas expressões e a manifestação localizada... Há necessidade de Leis de Incentivo cada vez mais direcionado ao Desenvolvimento do Setor Cultural em curso, e suas ramificações – o acompanhar suas mudanças, e cabe aos entes da Federação assim procederem também.
Diversidade Cultural – passa a compor estratégia de mudanças e de construção de novos paradigmas do aspecto populacional e suas manifestações e suas expressões. Documento da UNESCO/ Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura, afirma que tão importante quanto o processo democrático e as oportunidades econômicas – é a Diversidade Cultural.   Portanto, ao focalizar o Século XX – foi o Século das Ilusões extremas. Os conflitos não foram sanados. O que veio dele foi a impulsão das guerras, o desenvolvimento de Movimentos  intolerantes diversos, os regimes ditatoriais e extremistas – e vários destes, surgiram em nome de transformação dos seres humanos ( dos homens e das mulheres), cheio de melhorias e ilusões...Se pensarmos em todas as convulsões  sociais e políticas, o Século XX foi de Violência extremada não  dando lugar a expansão Cultural e suas reminiscências, porém, surge a Indústria Criativa e suas ferramentas para o valorizar de indivíduos e a coletividade estes comprometidos e envolvidos, e ao tornar-se os facilitadores da  Cultura de PAZ.   *Wilson Rodrigues de Andrade/Sec. - Geral do COMPAZ – Jornalista e Poeta Promotor cultural/ Produtor Editorial da Folha Cultura/FC.

 




                                                                      


                                                

 ___________________________________________________________________
Nós do Comitê pela PAZ/COMPAZ – Organização da Sociedade Civil Não - Governamental/ONG. Pacifista-Cultural - Entidade em Condições de Defesa e Apoio ao Interesse Público e/ou Privado do Centro Sul- Fluminense, Vale do Paraíba do Sul e de seu entorno – com atuação nos Conselhos Municipais de Direto, e Parceria das demais Organizações da Sociedade Civil – caracterizada pelo propósito de iniciativas conjuntas rumo ao Desenvolvimento Sustentável na Vida das Comunidades, através do Departamento Editorial, Divulgação, Artes de Cultura - C/DEDAC - trazemos aos Senhores (as) – na medida em que adotarem Estratégias e Programas, Projetos e Encontros permanentes para elaborar e colocar em Ação a efetiva valorização das Manifestações, Expressões e Conteúdos artísticos - históricos - culturais e urbanísticos - turísticos - ambientais, e da preservação, promoção e proteção do Patrimônio material e imaterial de nossas Localidades. E, assim, Visar o pleno crescer e, não, e tão somente resultados de Ações, e sim, possibilitar frutos de iniciativas compartilhadas na Caminhada pelo Pacifismo - Cultural. 
                                                              Wilson Rodrigues de Andrade- pela  Redação/Folha Cultura/FC.
       
 Preserve conosco o ideário pela Cultura de PAZ!! COMPAZ / DEDAC- N-PED/FC.



Quando a Humanidade puder dispor abertamente do enorme repositório Cultural na Consciência e na Memória de todos os Povos, o Diálogo será de PAZ e de Felicidade. Estará definitivamente sepultada a ameaça de guerra e de destruição.
                                                                                                                                           Costa Andrade/Poeta angolano

terça-feira, 23 de maio de 2017

MARIA APARECIDA BRAVO. Nossa eterna gratidão. Bravo!!!!


         Nós da Comunidade Cultura e Artística e Imprensa com pesar informamos falecimento de Maria Aparecida Bravo, acorrido neste, 23 de Maio de 2017, Cida para os amigos, nascida a 23 de agosto de 1924, na então Vida de Entre- Rios, no seio de importante família da Região era filha de Carlota Xavier Bravo e Luiz Bravo Filho, sobrinha do escritor e primeiro prefeito constitucional de Três Rios, Guilherme Bravo, e neta do memorável jornalista Luiz Bravo, fundador do célebre Jornal Arealense e Ela que marcou atuação autonomista já no início da campanha separatista em 1927. Desde muito jovem, já seguia talento familiar, participou intensamente da Vida Cultural de Entre - Rios /Três Rios. Poeta, trovadora, cronista, historiadora, dedicada radialista e carnavalesca e produtora de Enredos para diversas Escolas de Samba. Cida colaborou em nossos periódicos Impressos, publicou vários livros de crônicas e de poesias, entre os quais figura o seu – Retalho do Tempo / publicado pela Nova Gráfica- Três Rios. 




                                          

Foi Presidente da extinta Academia Trirriense de Letras e Artes/ATLAS, e foi em sua gestão, nos anos 70, que promoveu a EXPATLAS – importante Exposição que reuniu a produção de importantes artistas regionais e alguns nacionais. M. Aparecida Bravo esteve na Presidência do Conselho Municipal de Cultura por longo período e Conselheira deste colegiado, e sempre com a singular dedicação com a simpatia e nobreza de presença, Cida, a querida companheira pacifista – cultura, foi velada em Capela mortuária do Cemitério Municipal São José no Centro de Três Rios/RJ, e ali sepultada. Cida para os Amigos... MARIA APARECIDA BRAVO/ Membro- fundadora do COMPAZ. Nossa eterna gratidão. Bravo!!!!

                                Com afeto de : Wilson Rodrigues de Andrade/ 24/Maio/2017.

domingo, 21 de maio de 2017

Confederação de Municípios e agência da ONU lançam Guia para promover objetivos globais

                                                                                   (Via UNIC-Rio/COMPAZ/FC) Publicado em

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançaram o “Guia para Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” durante a 20ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, encerrada em 20 de Maio de 2017, em Brasília/ DF- Brasil

         A proposta da publicação é orientar prefeitas e prefeitos na promoção dos ODS no nível municipal e no planejamento de políticas públicas para o alcance da Agenda 2030.

 A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançaram o “Guia para Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” durante a 20ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, encerrada na quarta-feira (20) em Brasília.


A proposta da publicação é orientar prefeitas e prefeitos na promoção dos ODS no nível municipal e no planejamento de políticas públicas para o alcance da Agenda 2030, com crescimento econômico, erradicação da pobreza, equilíbrio ambiental e fortalecimento institucional.
“Esse material tem o propósito de auxiliar os gestores municipais a integrar os ODS aos Planos Municipais Brasileiros no período de 2018-2021. Não adianta pensar esses objetivos de forma isolada. Para avançar nessa agenda, temos de pensá-la de forma interligada ao planejamento da gestão municipal”, afirmou o Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski
Na opinião do diretor de país do PNUD, Didier Trebucq, gestores municipais são importantes aliados para o cumprimento da Agenda 2030 no País.“Estamos no início da implementação dessa agenda, a qual prevê esforços globais de todos e todas para que se tenha um mundo mais justo e inclusivo no ano de 2030. Daí a importância desta publicação, quando os mandatos dos novos prefeitos brasileiros estão começando, pois todos enfrentarão desafios importantes nos próximos anos”, disse.

            Na publicação, gestores municipais têm acesso a informações sobre sensibilização para o alcance da Agenda 2030, identificação das reais necessidades e definição de prioridades, estabelecimento de estratégias para o cumprimento dos ODS e ferramentas para monitoramento e avaliação de políticas públicas.
O Guia apresenta ainda um conjunto de indicadores para as quatro dimensões do desenvolvimento sustentável: institucional, ambiental, econômica e social. Dessa forma, a publicação apresenta aos gestores no início de seus mandatos a realidade de seus Municípios e colabora para o fortalecimento de ações integradas.
“A localização é essa ideia de chegar no território, e colocar  os ODS na prática, na implementação concreta nas localidades, nos Municípios. E é com esse acompanhamento das ações nos territórios, nos Municípios, por meio de indicadores quantitativos, que se pode avaliar o progresso, o desenvolvimento em várias dimensões. O Guia é uma excelente ferramenta para colaborar com os gestores municipais para o alcance da Agenda 2030”, afirmou o assessor sênior do PNUD, Haroldo Machado Filho.
A publicação está disponível para download aqui.
Para mais informações sobre a Agenda 2030, acesse www.agenda2030.org.br.

  Fest' Art. Vale/ *F C / Festival Show de Artes pela Cultura de PAZ / COMPAZ *Folha Cultural / NaArt - Vale + Parceiros Afins. (Equipes...