terça-feira, 8 de agosto de 2017

Pelas Bandas do Paraíba... * Dr. Max.


         A vinda da Corte Real, em novembro de 1808 com pletora de áulicos palacianos de Vinte Mil, aumentou o auge do comando político e econômico da VELHA PROVÍNCIA abastecendo a Metrópole com cargas de suínos, carne de sal, batatas, aboboras, quiabo, milho, feijão, açúcar, mamona do azeite para os lampiões e veladores e farinha, graças ao CAMINHO NOVO do Garcia e Tiradentes, chegando antes aos Mineiros. Os homens fortes passaram a influir nos negócios do Estado.
        Tiramorros, famoso Capitão de Sebollas e Bemposta, filho de Ana Mariana Barbosa de Matos, predileta do ALFERES XAVIER é como este nomeado Fiscal do dito CAMINHO, desde o Registro de Paraibuna, da família Alves Freitas Belo, do Caxias, e facilita o trafego pela Estrada, agora Real. Cristóvão Rodrigues de Andrade, este se juntou com os Barroso, e casado com Ana Esméria de Ponte França, de Paty de Sacra Família, e Venância de Jesus, de Sebollas fixam a hegemonia com a sesmaria de Entre- Rios, de 1817, e apoiam o FICO e a Independência de 1822. Ajudam aos Ponte,  de Mont’ Serrat, ( no hoje Município de Com. Levy Gasparian/RJ), de 1824, e Mauá de 1842, rebelam contra D. Pedro I e prepara a Abdicação em 1831.
            Rivalizam com o Capitão Tiramorros a EMANCIPAÇÃO, em 15 de Janeiro de 1833, e conseguem dois Regentes – Brigadeiro Lima e Silva, pai de Caxias, e Senador Vergueiro, de IPIABAS e São Paulo. Depois com o Regente Feijó – Trino e Uno, a Maioridade do Segundo Pedro, e, com o Conde de Lajes, Fernandes Pinheiro, Avelar, Ottoni, Mauá, Koelher, Mariano Procópio, o Macadame e o Trem de Ferro (1856-1867).
          Já são 182; mais de Século e meio de anos, e mais de 300 de Fundação. Parabéns!.


                                                       *Dr. Antônio Maximiano de Oliveira     
                                                   Membro - fundador do COMPAZ/Folha Cultural.
                                                   Ex - Presidente do Conselho Municipal de Cultura

                                                            Três Rios- Rio de Janeiro-Brasil

domingo, 6 de agosto de 2017

Agência da ONU promove concurso de fotografia sobre mudanças climáticas e proteção da camada de ozônio  /Publicado em 

ONU promove objetivos globais em Flip marcada por debates sobre exclusão social/Publicado em 04/08/2017                   Via UNIC-Rio / COMPAZ-FC.


O Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) participou na semana passada da 15ª Festa Literária de Paraty (Flip), na qual enfatizou a importância da conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. A campanha da ONU encontrou terreno fértil em uma Flip marcada por fortes relatos confessionais e denúncias sobre racismo, discriminação e exclusão social.
“Apresentamos a agenda global aos participantes e autores como uma ferramenta de inclusão necessária e próxima aos anseios do público, e não simplesmente como uma agenda distante das pessoas advinda de um relatório das Nações Unidas”, disse Layla Saad, vice-diretora do Centro RIO+.

Durante a Flip, o Centro RIO+, do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), apresentou os ODS de forma lúdica e criativa aos visitantes e moradores de Paraty. A campanha, que tinha como objetivo mostrar à população que a agenda de desenvolvimento sustentável global é uma agenda de todos e de transformações locais, teve como eixo o mote “Ninguém Ficará para Trás”.

A campanha da ONU encontrou terreno fértil em uma Flip marcada por fortes relatos confessionais e de denúncia sobre racismo, discriminação e exclusão social, assim como pela presença de movimentos culturais de dança, teatro, música, cordel a outras expressões artísticas de origem afro-brasileira.

“Toda luta pela sustentabilidade deve começar pelo ser humano. Falar de sustentabilidade é falar do ser humano e de seus problemas”, declarou Iolly Amâncio, vocalista da Banda Gente e uma das representantes do Coletivo Aberto de Músicos Baixada Nunca se Rende, presente na feira literária.
Além da campanha pelos objetivos globais, um painel especial da Flip organizado pela ONU em parceria coma Casa Libre & Nuvem de Livros sob o tema “Territórios Criativos e Sustentabilidade” exibiu o recém-lançado documentário “Baixada Nunca Se Rende”. Houve falas dos artistas Iolly e Da Ghama, que representaram o projeto e a própria efervescência musical da Baixada Fluminense, região tradicionalmente marginalizada e excluída socialmente e em termos de investimentos.
“Incluir temas como o do desenvolvimento sustentável em um evento literário internacional dessa magnitude é um grande avanço da agenda. Incluir pessoas, até então marginalizadas, para usar a arte e a cultura como propulsoras dessa pauta é um ganho imensurável e um sinal positivo de sucesso das Nações Unidas. Percebo que estamos no caminho certo na implementação de metodologias criativas para o engajamento da sociedade civil nessa Agenda”, completou Layla.


ONU e parceiros promovem simulados sobre sistema de Direitos Humanos 

  • Publicado em 04/08/2017

A ONU Brasil, em parceria com universidades brasileiras e com o Conselho Federal de Administração, convida alunos de graduação a participar do II Simulado do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, cuja fase presencial ocorrerá em 20 de outubro de 2017, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília (DF).

A Organização das Nações Unidas no Brasil, em parceria com o Conselho Federal de Administração, o Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), o Curso de Graduação em Relações Internacionais e o Núcleo de Simulação de Negociações Internacionais da Universidade Católica de Brasília e o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, convida a comunidade acadêmica de graduação a participar do II Simulado do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, cuja fase presencial ocorrerá em 20 de outubro na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília (DF).
O objetivo da atividade é promover o conhecimento sobre o Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos junto a estudantes de graduação. A atividade faz parte das comemorações do Dia das Nações Unidas, celebrado mundialmente em 24 de outubro, e terá a participação de funcionário (as) das diversas agências especializadas da ONU, de especialistas independentes das Nações Unidas, representações diplomáticas e organizações da Sociedade Civil com atuação internacional.
O simulado consistirá em um conjunto de atividades de interação entre participantes divididos em delegações que compõem o Conselho de Direitos Humanos. A atividade inclui a realização de um dia de sessão do Conselho de Direitos Humanos, um painel sobre empresas e direitos humanos e a apresentação de relatório no âmbito da Revisão Periódica Universal.
Critérios de participação
Serão aceitas candidaturas de equipes de dois a cinco estudantes de graduação, regularmente matriculadas (os) em instituição de ensino superior. Serão selecionadas até cinco delegações por universidade, observando representatividade geográfica, de gênero e racial.
Para se inscrever, a equipe deverá preencher o formulário de inscrição online e apresentar um dossiê de até 1,5 mil palavras referente aos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos e sua relação com a garantia dos direitos humanos. O formulário e dossiê devem ser preenchidos online até 10 de setembro.
Todos os detalhes sobre como participar e critérios de avaliação estão disponíveis neste edital (clique aqui).



P/ COMPAZ/ Wilson Rodrigues de Andrade / Membro-fundador / Secretario - Geral

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...