sexta-feira, 6 de outubro de 2023

  Ativista iraniana, Narges Mohammadi, atualmente presa em Teerã, foi agraciada nesta, 6 de Outubro de 23, com o Prêmio Nobel da Paz 2023. 

       Único entre os Prêmios Nobel sediados na Suécia, o Prêmio Nobel da Paz é escolhido por um Comitê norueguês de cinco membros selecionado pelo parlamento daquele País. Conforme o testamento de Alfred Nobel; o Prêmio é concedido a alguém que tenha trabalhado na “fraternidade” entre as nações, reduzindo exércitos e realizando congressos de Paz. O Prêmio se expandiu para envolver todos os tipos de Defesa, desde Organizações internacionais, como o Programa Mundial de Alimentos, até Médicos que ajudam sobreviventes de estupro.

 



   
 Os possíveis motivos políticos do Prêmio são sempre examinados de perto para ver que tipo de mensagem o Comitê envia ao Mundo. O Prêmio de 2022 foi para ativistas de Direitos Humanos da Rússia, Ucrânia e Belarus, embora as indicações tenham sido encerradas antes da invasão. Em 2021, o Prêmio foi para defensores da liberdade de Imprensa, incluindo um da Rússia.

      A ativista iraniana, Narges Mohammadi, atualmente presa em Teerã, foi agraciada, em 6 de outubro de 2023, com o Prêmio Nobel da Paz 2023. Narges, 51 anos, é uma defensora dos direitos humanos das mulheres.  Atualmente presa e condenada no total a mais de 30 anos de prisão por 'espalhar propaganda contra o Estado', a ativista vem liderando a luta das mulheres no Irã há anos. O Prêmio Nobel da Paz, no valor de 11 milhões de coroas suecas, será entregue em Oslo no dia 10 de dezembro. 

       O Comitê do Prêmio Nobel destacou que Mohammadi já foi presa 13 vezes no Irã e condenada a 31 anos de prisão por conta de seu ativismo. Mesmo da prisão, a ativista conseguiu continuar a sua luta pelos Direitos das Mulheres no País persa e foi uma das lideranças da onda de protestos, no ano de 2022, no Irã, após a morte de Mahsa Amini, uma jovem de, 22 anos, morta após ser detida pela polícia iraniana em Teerã sob a acusação de não usar o hijab, véu que cobre os cabelos, adequadamente.  

— Ela apoia a luta das Mulheres pelo Direito de viver e a Liberdade de Expressão; e, contra as regras que exigem que as mulheres permaneçam fora da vista e cubram os seus corpos. As reivindicações de liberdade expressas pelos manifestantes aplicam-se não apenas às mulheres, mas a toda a população — apontou Berit Reiss-Andersen, presidente do Comitê Norueguês do Nobel.
Andersen afirmou que o Nobel é um reconhecimento do movimento pela luta pelos direitos das mulheres no Irã.  
— A líder indiscutível deste movimento é Narges Mohammadi. O impacto do Prêmio não cabe ao Comitê do Nobel decidir. Esperamos que seja um incentivo para continuar o trabalho em qualquer forma que este movimento considere adequada.

Narges - é a 19ª Mulher a ganhar o Prêmio Nobel da Paz e a segunda iraniana, depois que a ativista de Direitos Humanos, Shirin Ebadi, ganhou o Prêmio em 2003.

O Prêmio Nobel da Paz - é concedido, desde 1901, a Homens, Mulheres e Organizações que trabalharam para o progresso da Humanidade, conforme o desejo de ser criador, o inventor sueco, Alfred Nobel. Ele é lembrado como o patrono das Artes, das Ciências e da Paz.

O Prêmio é entregue pelo Comitê Norueguês do Nobel, composto por cinco membros escolhidos pelo Parlamento norueguês. O vencedor recebe, além de uma medalha de ouro, uma premiação em dinheiro. Em 2023, a Fundação Nobel afirmou que os ganhadores do prêmio Nobel receberão 11 milhões de coroas suecas (R$ 4,8 milhões), uma premiação maior do que nos anos anteriores. (Com Produção Editorial de: Wilson Rodrigues de Andrade/FC.)

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...