quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

 

O Momento informacional...*Wilson Rodrigues de Andrade.

        Há o sentimento de que perdemos algo fundamental, a partir de grande maremoto informacional que teve início na divisão dos anos de 1970, para os de 1980: A delicadeza com que a síntese hippie temperou a contracultura nas Décadas da denominada Guerra Fria; pois, certo gosto pela contemplação, flores no poder, noites hipnóticas no firmamento, o estar no campo, nas lides rurais, tudo foi de repente abalado por ventos tensos – o Mundo no giro veloz! O brilho psicodélico deu lugar ao brilho psicopático – a corrida pelo Poder! Os anos 1980, com suas diversas belezas. Foi sintonizado um novo arranjo orbital saído da História, a nos apoiar no Presente, o único contexto possível!

          A partir dos Anos 1990, a emergência da Era da Informação iniciou o Processo de colonização das Mentes. O Coletivo e o Individual passaram a se confundir: Postados, ao mesmo tempo, uma Praça que congrega multidões e absolutamente sós, na ‘caverna’, este universo! Possibilita-nos conversar com inúmeras pessoas simultaneamente, multiplicando o Tempo; e assim, ao escrevermos na velocidade do pensamento. Este tempo multifuncional para os sentidos nos leva a uma experiência irreal, estrangeiro (através de um tubo intermediário)..., a realidade imediata passou a se situar num Labirinto de intersubjetividade localizado numa rede de signos digitais que, se assim for o desejo, pode dar conta de toda atividade relacional. A outra ponta dessa inversão está, justamente, na Vida exterior: a rua, os corpos, a matéria, o sol, o outro “em pessoa” adquirem o status de virtualidade – fenômenos localizados “fora” do somatório de representações que cabe no espaço infinito da rede. Não é nem preciso estar em casa para aderir a esta célula existencial divorciada do mundo “concreto”: um taxista moderno sequer se comunica com o passageiro, conectado que está, durante toda a viagem, ao monitor que emite freneticamente avisos de itinerário dos novos aplicativos matriciais que facultam ao usuário ver o táxi em movimento numa tela. Este Momento do mundo conectado também produz maravilhas. Janelas comunitárias, espírito cooperativista, mobilizações humanitárias, poder de organização, e essa interessante possibilidade de estar ora no centro ora na periferia, curtir e ser curtido, ‘pular de um galho para o outro’, pertencer a varias tribos e nenhuma, dissipar-se no consumo cultural sem necessidade de uma mediação canônica (padrão / regra...), para cada criação e cada escolha. A maior dificuldade de nossos tempos atuais, sobretudo quando habitamos nesta metrópole virtual, é de caráter cognitivo.  Todo o Renascimento, toda a Ciência, toda a tecnologia, toda a História, todas as Revoluções, todas as Psicologias e Sociologias, todas as Filosofias, o saber todo acumulado não foram capazes de conter a irresistível paixão pelas ignorâncias, nem a transformação cada vez mais radical do outro em simples objeto especulativo sobre as cogitações do “eu”. Pôr-se no lugar do outro (no lugar de se ver no outro) , ouvir o que o outro diz, seus gestos que também fala; tudo isto poderá ser a próxima Revolução (a essência deste Ato será promovermos melhores momentos para as  Relações Sociais, e, deste modo, tornar sermos Humanos). Adaptações e pesquisas de Fev. de 2018. *Wilson Rodrigues de Andrade/ Jornalista e Produtor Cultura /FOLHA CULTURAL/FC.

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...