terça-feira, 14 de abril de 2020


 7 de Abril - Dia Mundial da Saúde


 #Saúde Data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde que tem como objetivo conscientizar a População a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde. Em 1946, a Organização Mundial de Saúde aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém, a falta de enfermidades não significa saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como a qualidade de vida e aspectos mentais e físicos. De acordo com esse conceito, percebemos que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas, sem preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa. A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só através do tratamento de doenças ou sua prevenção, mas sim através de qualidade de vida. De acordo com a Lei 8.080 de 1990, a Saúde é um Direito Fundamental do Ser Humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A Lei também enfoca que, para ter saúde, alguns fatores são determinantes, tais como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. Percebe-se, portanto, que todos os fatores, por mais irrelevantes que possam parecer, afetam a vida de um indivíduo e, consequentemente, a sua saúde. O papel do Estado para garantir o bem-estar da População é fundamental, pois é ele o responsável por garantir a qualidade de vida de cada Indivíduo. Todos os anos, campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionado com a saúde. Essas ações são importantes para que a população aprenda a se cuidar e informe-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde. É fundamental que, além de cuidarmos da nossa saúde, participemos da luta por melhorias em nosso país. Vale destacar que não devemos procurar melhorias apenas em hospitais, devemos lutar por mais segurança, educação, lazer, cultura, entre vários outros direitos básicos e fundamentais para o nosso completo bem-estar.

Clique aqui e confira nossas dicas de https://brasilescola.uol.com.br/saude/dicas-saudaveis.htm

A Saúde Pública age a partir da visão do Estado nas distintas Organizações Sociais, aplicando conhecimento para o controle de doenças graves na população através das ações de vigilância e intervenções por parte dos níveis de governo, sem se confundir com o conceito mais amplo de saúde coletiva.

Cita-se em todo o Mundo Ocidental a definição de Saúde Pública apresentada por Charles Eduard Winslow, nos EUA, 1920: "A arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade. Abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções, a educação dos indivíduos nos princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde".
Quando pensamos em MÉDICO SANITARISTA nos reportamos a Oswaldo Cruz, que realizou memoráveis campanhas de saneamento e combateu epidemias. Uma epidemia se caracteriza pela incidência, em curto período de tempo, de grande número de casos de uma doença tais como a epidemia de dengue, febre aviária, meningite etc. Este termo tem origem no grego clássico: epi (sobre) + demos (povo) e sabe-se ter sido utilizado por Hipócrates no Século VI a.C..
A ocorrência da EPIDEMIA se dá numa Comunidade ou Região, de casos de doença, acidente, malformação congênita, comportamento especificamente relacionado com a saúde ou outros acontecimentos relacionados com a saúde que ocorre em um determinado momento e espaço, é um fato até aqui normal, já que interagimos com o ambiente e outras formas de vida.
Um surto epidêmico ocorre quando há um grande desequilíbrio com o agente (ou surgimento de um), sendo este posto em vantagem. Este desequilíbrio é comum quando uma nova mutação do organismo aparece ou quando o hospedeiro é exposto pela primeira vez ao agente.
Oswaldo Cruz: uma história de amor ao sanitarismoOswaldo Cruz ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1887, aos 15 anos. Seu interesse acadêmico o levou a publicar artigos sobre microbiologia antes de concluir o curso. Defendeu a tese "Veiculação Microbiana pelas Águas". Apaixonado pela profissão e pela microbiologia pode realizar o seu sonho em especializar-se em BACTERIOLOGIA no Instituto Pasteur de Paris (1896).
Retornado ao Brasil, o Porto de Santos apresentava uma Epidemia de peste bubônica e interessou-se por combater a doença e fabricar o soro antevisto no Brasil, criando na Antiga Fazenda de Maguinhos, Rio de Janeiro, o Instituto Soroterápico Federal.


Na ocasião, o Diretor- Geral do Instituto era o Barão de Pedro Afonso, tendo o jovem Oswaldo Cruz como Diretor técnico que não somente fabricou o soro, como também se dedicou à pesquisa, sendo nomeado Diretor Geral do Instituto em 1902.
Foi Diretor Geral de Saúde Pública (cargo que correspondia ao Ministério) em 1903, realizando campanhas de saneamento. A peste bubônica, por exemplo, foi reduzida através do extermínio dos transmissores, os ratos. Para combater a febre amarela suspendeu todos os métodos obsoletos e implantou medidas sanitárias para combater o mosquito transmissor da mesma forma que hoje combatemos a dengue: Usaram brigadas para eliminar focos do inseto em casas, jardins, quintais e ruas que também impediam a água estagnada onde as larvas dos mosquitos de se desenvolviam, ocasionando, curiosamente, uma revolta popular que teve seu auge em 1904, quando o sanitarista tentou promover a vacinação em massa contra a varíola.
Os jornais e a população lançaram uma campanha contra a medida, o Congresso protestou e foi organizada uma liga contra a vacinação obrigatória, estourando uma rebelião popular denominada A REVOLTA DA VACINA, em 13 de novembro, fazendo com que o Governo suspendesse a obrigatoriedade da vacina.
Oswaldo Cruz não desistiu e em 1907 a febre amarela estava erradicada no Rio de Janeiro.

Em 1908, uma epidemia de varíola levou a população aos postos de vacinação. O Brasil finalmente reconheceu o valor do SANITARISTA. Nesse mesmo ano, o Instituto Soroterápico Federal foi rebatizado como Instituto Oswaldo Cruz e a partir de 1909, o SANITARISTA passou a dedicar-se apenas ao Instituto.
Por motivos de saúde, foi obrigado a deixar o Instituto e mudou-se para Petrópolis, onde traçou um plano de urbanização que não viu ser concluído, pois faleceu, aos 44 anos, de insuficiência renal, deixando como legado o Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). e COMPAZ/FC.

Fonte
: https://blog.helpsaude.com/2012/01/dia-do-medico-sanitarista-2-de-janeiro.html

Créditos da imagem:
https://www.amambainoticias.com.br/geral/2-de-janeiro-dia-do-medico-sanitarista

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...