quinta-feira, 14 de novembro de 2019


UNESCO Office in Brasília/ UNESCO e IBRAM promovem Reunião técnica para discutir políticas de prevenção e gestão de riscos em Museus

Encontro no Rio de Janeiro terá a presença do Diretor-Geral Adjunto de Cultura da UNESCO, Ernesto Ottone.
Em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e o Ministério da Cidadania, a UNESCO no Brasil promoveu um Encontro neste, 6 de Nov.19 –  para discutir iniciativas voltadas para a preservação e o gerenciamento de emergências em museus e coleções. A reunião técnica terá representantes de instituições especializadas em políticas patrimoniais e de preservação, gestores públicos e sociedade civil, em âmbito latino-americano. O encontro acontece no Centro Cultural Paço Imperial, no Rio de Janeiro, e contará com a presença do diretor-geral adjunto de Cultura da UNESCO, Ernesto Ottone.
Um dos principais objetivos da Reunião é construir uma Agenda estratégica para o período 2020-2021, quando acontecem o 8º Fórum Nacional de Museus, em Brasília, e o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, no Rio de Janeiro.
“O Brasil e outros Países da América Latina desempenharam um papel fundamental na elaboração da Recomendação 2015 da UNESCO referente à Proteção e Promoção dos Museus e Coleções, que foi o primeiro instrumento internacional dedicado aos Museus, desde 1960. O desafio agora é aplicar esta recomendação, particularmente em relação à preparação e resposta a emergências”, afirma Ernesto Ottone.

Segundo a Coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Isabel de Paula, este é um momento importante para todos os que atuam no Setor. Os constantes desastres, naturais ou não, que afetam o Patrimônio Cultural no mundo geram enorme preocupação e evidenciam a necessidade de termos um Encontro como esse, que possa articular instâncias governamentais e da sociedade em prol do objetivo comum de proteger e preservar”, destaca.
Na Reunião de amanhã, os participantes vão trocar experiências sobre planos de emergência e compartilhar propostas para preservação e manutenção de edifícios e acervos, a partir de esforços que estão sendo desenvolvidos em âmbito nacional, regional e internacional. ( Postagem /C/Folha Cultural)

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...