quarta-feira, 16 de setembro de 2020

 

 Cadastrados no *C/NaArt-Vale e *FC mobilizados para participar de Edições /Eventos do *COMPAZ e Parceiros Afins da *Região /Alvo... |*WRA/Ag. -18.

                Em consonância com os Objetivos e Metas na caminhada do Pacifismo Cultural – COMPAZ – o Programa C/Divers’ Art. - Vale – a partir das Expressões e Conteúdos Artísticos - Culturais, pelo: Fomento, Difusão, Preservação, Promoção e Produção de Imagem e Som, das Artes e Ofícios; e com Apoio a criação de condições para oportunidade de inclusão do potencial produtivo regional.  Somar Parcerias para Ação/Cidadã com a Comunidade Sócio -Artística - Cultural, alicerçados no rico potencial de Criatividade no Campo do Artesanato / da Música / da Dança / das Artes Cênica e Circenses / da Literatura e Editoriais, Audiovisual, e Similares; e, diante da retomada de iniciativas sempre salutar, e na Continuidade das atividades do Comitê pela PAZ /COMPAZ /ONG. Pacifista- Culturalo Processo de revitalização em Curso – envolver a *Região Centro - Sul Fluminense, Vale do Paraíba do Sul e seu entorno, também, e, para o Desenvolvimento Humano Sustentável/DHS – permanente despertar no campo Ambiental, Turística, Histórica e Geográfica;  deste modo possibilitar  a *Região/Alvo – excepcional busca da valorização, a partir, também da  inclusão  no  Setor da Economia Criativa/EC,  e na Economia Solidaria/ES.– a que apresenta alternativas  para Trabalho & Renda – proposta pelo *COMPAZ/ NV – Núcleo de Artesanato e Artes  rumo ao Serviço e melhor  Qualidade de Vida  dos Envolvidos, os nossos  Cadastrado!  Exposição permanente em todas as Edições do Fest’ Art-Paz e demais Realizações do COMPAZ e Parceiros Afins.


         FOLHA CULTURAL/FC- Festival Show de Artes pela Cultura de PAZ.    Mobilização da Comunidade Artística - Cultural da *Região/Alvo para Produção de Edições do FEST’ Art - PAZ. No propósito de Captação Colaborativa e Participativa de Recursos Humanos e de Finanças, e consolidar assim o Processo de revitalização do das atividades do *COMITÊ pela PAZ/COMPAZ - Organização da Sociedade Civil Não- Governamental / ONG. Pacifista- Cultural em Condições de  Apoio e Defesa ao Interesse Público e/ou Privado...  A Produção das 3 Edições/Ano do FEST’ Art. - PAZ com Parceiros e Agentes de Apoio –  proporcionar maravilhoso exercício de Intercâmbio do potencial Processo  da Economia Criativa/EC., e da Economia Solidária/ES.  (Sócio - Turístico e Artístico - Cultural de nossas Localidades), com muita Música, Sonorização/ambiente e Multimídia que darão o tom do rico Conteúdo das Expressões e Manifestações Culturais de Nossa Gente do Centro-Sul Fluminense, Vale do Paraíba do Sul e seu entorno – marcar, deste modo, em nossas Edições, a volta das grandes Gincanas InterBairros e  InterMunicipais.   P/ FC. *Wilson Rodrigues de Andrade - P/ Produção - Executiva / F’ Art-PAZ. (Agosto de 2018)

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

 

Debate geral da Assembleia Geral ONU começa na terça, 22 de Setembro/20, com Discursos online devido à Pandemia./ Publicado em 14/09/2020

 A 75ª Sessão da Assembleia Geral da ONU terá sua abertura oficial nesta terça-feira ,15 de Setembro de 2020, e, este ano, devido à Pandemia de COVID-19, será diferente de qualquer outra nos três quartos de século de existência da Organização.

          O Debate Geral, Evento de maior visibilidade das Nações Unidas do ano, começa com os líderes mundiais afastados de Nova Iorque (Sede da ONU), e contribuindo com discursos online.

Cada Estado-membro, Estado observador e União Europeia foi convidado a enviar um vídeo pré-gravado, entregue por seu oficial de alto nível designado, que será exibido no Salão da Assembleia Geral. Tradicionalmente, o Brasil é o primeiro País a discursar. Todos os Eventos terão transmissão ao vivo pela Internet.

Apesar do Convite para a realização de falas gravadas, qualquer líder mundial tem o direito de comparecer pessoalmente para fazer seu Discurso de Abertura.

O mesmo procedimento se aplicará a uma série de Sessões Especiais de Alto Nível programadas para ocorrer, incluindo uma Comemoração do 75º Aniversário das Nações Unida/ONU; uma Cúpula sobre Biodiversidade; e uma Reunião para comemorar e promover o Dia Internacional pela Eliminação Total das Armas Nucleares.

 

A Organização das Nações Unidas, até hoje, é a única organização internacional com filiação universal que estabelece as normas para lidar com os problemas globais por meio do multilateralismo. E a Assembleia Geral é o único órgão da ONU onde todos os Estados-membros têm voz igual.

 Todos os eventos terão transmissão ao vivo: http://webtv.un.org/live/

 

Debate-geral: de 22 de setembro (terça-feira) a 26 de setembro (sábado), e em 29 de setembro (terça-feira).
Reunião de Alto Nível para Comemorar o 75º aniversário da ONU: 21 de Setembro (segunda-feira).
Cúpula sobre Biodiversidade: 30 de Setembro (quarta-feira).
Reunião de Alto Nível no 25º aniversário da Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher: 1º de Outubro (quinta-feira).
Reunião Plenária de Alto Nível para comemorar e promover o Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares: 2 de outubro (sexta-feira).


O Diplomata turco Volkan Bozkir assume nesta terça-feira (15) o Cargo de Presidente da 75ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, enquanto a Organização enfrenta uma pandemia sem precedentes e questionamentos sobre a direção futura que deverá tomar. Bozkir, ex-ministro dos Assuntos Europeus, com quase 50 anos de experiência profissional, foi eleito pelo grupo de nações da Europa Ocidental e Outros (WEOG) e sucede Tijjani Muhammad-Bande, da Nigéria. (Editado por: Wilson Rodrigues de Andrade/ Produtor Editorial do Jornal/Revista FOLHA CULTURAL - N-PED/COMPAZRT.)

 

 

Teatro Municipal do Rio terá vitral restaurado e palestra sobre a importância da conservação/Vitral 13 do Theatro Municipal foi danificado em maio de 2017 e será restaurado (12- Set.- 20). *Diário do Rio

Os 17 Vitrais que decoram as fachadas e iluminam escadas e foyer do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, localizado na Cinelândia, na região central da capital fluminense, são de 1909, de autoria dos professores alemães Fernestein e Fuguel, fabricados pela Mayer & Co., de Munich, Alemanha. De chamativas dimensões, esse conjunto de vitrais faz parte da pele de uma arquitetura classicizante, um tanto eclética e de inspiração francesa. Os temas das alegorias são todos alusivos às artes: figuras femininas, meninos, querubins, instrumentos musicais e também cartelas com inscrição de deuses gregos de gêneros do Teatro e do Deus da música. São obras primas que decoram um dos principais teatros do país.


Na noite de 01 de maio de 2017, um conflito entre manifestantes e policiais na região onde está situado o Theatro acabou atingindo um dos principais vitrais, que foi quase todo danificado. Em 2020, o Municipal participou de uma concorrência internacional através de edital e foi contemplado com o Programa da Fundação Gerda Henkel (Funding Initiative Patrimonies), de promoção da preservação de patrimônio cultural, especificamente em regiões do mundo que estejam em crise. É uma entidade de apoio a projetos na área das humanidades históricas que patrocina projetos na Alemanha e em vários lugares do mundo. O Patrocínio, no valor de 30.000,00 euros (cerca de R$ 189 mil na conversão atual) é para salvaguardar o Vitral Nº 13 e para o desenvolvimento do projeto executivo de restauro. O Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro apoiou e referendou o projeto.

 


Para promover a formação de mão de obra especializada em intervenção de vitrais históricos, foi idealizado o projeto  “Vitral Nº 13 Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Proposta de restauração”. Trata-se da primeira etapa do Programa Patrimônio, Arte e Cooperação, desenvolvido pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) em 2018, e voltado para gestores, conservadores e restauradores do patrimônio cultural do Rio de Janeiro. O projeto é a primeira parte de um plano de trabalho que beneficiará a gestão e o saber fazer em vitrais históricos no Brasil a, objetivando catalogações, publicações, seminários, máster classes e a formação de profissionais e artesão, mão de obra em geral, capacitando profissionais para intervir em Vitrais com interesse Artístico e Histórico do nosso Patrimônio.

A duração dos trabalhos será de 4 meses, iniciando em Setembro de 2020, com os cuidados e adequações necessárias à nova realidade, devido à pandemia. Com o uso de ferramentas digitais para discussões e avaliações técnicas, o local será exclusivamente destinado aos restauradores, tendo um ciclo de palestras com especialista do Brasil e Alemanha. Com o formato de webinário, serão realizadas quatro palestras ministradas pelo professor alemão Sebastian Strobl (University of Applied Arts – FH Erfurt, Alemanha), de graça, mediante inscrição, nos dias 14/09, 13/10, 09/11 e 07/12 de 2020, às 10h30. Será realizada também uma palestra gratuita, com a restauradora e especialista em vitrais brasileira Mariana Wertheimer (ACOR-RS), ainda em data ser definida.

Raphael Fernandes // http://diariodorio.com

Raphael Fernandes é jornalista, baixista e apaixonado por futebol. Integrante do programa Acréscimos e repórter de rádio na imprensa esportiva carioca, faz também a cobertura da cidade no *Diário do Rio.

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...