sexta-feira, 14 de abril de 2017



UNIC Rio 70 anos: Primeira funcionária da ONU no Brasil relatou chegada ao Brasil. Publicado em 12/04/2017



                                              Atual Diretor UNIC/Rio: Giancarlo Summa



             Primeira funcionária da ONU no Brasil, a brasileira de origem alemã Ina (Ingeborg) de Mendonça começou a trabalhar no Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC Rio) em 1948, três anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial e da conferência que deu origem à Organização.

Em 2008, pouco antes de falecer, Ina entregou ao UNIC Rio um relato sobre a chegada das Nações Unidas à então capital federal. Formada em Jornalismo e Direito, Ina falava inglês, alemão e espanhol, e inicialmente atuou como secretária do primeiro funcionário da ONU no Brasil, Eduardo Bergallo, para posteriormente ser promovida a assistente de informações.
 Inaugurado em 1º de janeiro de 1948, o UNIC Rio está prestes a completar 70 anos e foi o primeiro escritório da ONU em território brasileiro e latino-americano. Sua história começou em março de 1947, quando Bergallo, então funcionário da Sede em Nova Iorque, foi transferido para o Rio com o objetivo de encontrar um Escritório para a Organização no Brasil. Fonte: UNIC/Rio p/ COMPAZ -Folha Cultural

terça-feira, 11 de abril de 2017



Malala Yousafzai é a Mensageira da Paz mais jovem na história da ONU

  • Publicado em 10/04/2017




  Antônio Guterres e Malala Yousafzai – Foto: Eskinder Debebe/ONU 

O Secretário - Geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, designou neste 10/ Abril/2017, a ativista pelos direitos das crianças e vencedora do Nobel Malala Yousafzai como Mensageira da Paz da ONU, com foco especial na Educação de meninas.
Ao descrevê-la como “símbolo da coisa mais importante do mundo, a educação para todos”, Guterres concedeu a honra numa cerimônia na Sede da ONU em Nova Iorque. Malala, que foi atingida por tiros do Talibã em 2012 por frequentar aulas, é a Mensageira da Paz mais jovem da ONU e a primeira a ser designada pelo secretário-geral desde que ele assumiu o cargo, em janeiro deste ano. A jovem paquistanesa tem 19 anos.
Malala ressaltou a importância da Educação, especialmente para meninas, para o avanço das Comunidades e Sociedades. “(A mudança) começa conosco e deve começar agora. Se você quer ter um futuro brilhante, você precisa começar a trabalhar agora e não esperar por ninguém mais”, afirmou.
Os Mensageiros da Paz são indivíduos renomados, cuidadosamente selecionados dentro dos campos da arte, literatura, ciência, entretenimento, esportes e outras áreas da vida pública, que concordam em ajudar a chamar atenção do mundo para o trabalho da Organização das Nações Unidas. Recebendo a maior honraria concedida pelo Secretário - Geral, estas personalidades trabalham voluntariamente com seu tempo, talento e paixão para sensibilizar e conscientizar para os esforços da ONU em melhorar a vida de bilhões de pessoas em todo o mundo. UNIC/FC.


Departamento Editorial, Divulgação, Artes e Cultural /Núcleo de Produção Editorial e Divulgação do COMPAZ (C/DEDAC / N-PED/FC).
             -------       Três Rios - Estado do Rio de Janeiro  - Brasil ----------------

Produção Editorial e Conselho Editorial do FC.


    O tempo de experiência dos Membros do Conselho Editorial de um periódico demonstra sua importância e credibilidade. Uma proposta Editorial bem definida, correção da Informação, e boa qualidade das Ilustrações são características que norteiam o Jornal/Revista FOLHA CULTURAL/FC /Jornalismo Pacifista - Cultural. ‘ A Serviço da Qualidade da Informação e Comunicação’. Distribuição Dirigida para o Centro Sul-Fluminense, Vale do Paraíba do Sul  e seu entorno, para: Produtores Rurais/Indústrias/ Comércios/ Condomínios Residenciais/ Poderes: Executivos/ Legislativos /Judiciários//Assinantes e ONGs. FOLHA CULTURAL/FC integra metas e finalidades do Comitê pela Paz/COMPAZ através da Publicação do DEDAC/N-PED, desde 1990. Nossa Contribuição para a caminhada na Promoção, Produção e na Preservação do Patrimônio ambiental, histórico, sócio/ambiental - artístico/turístico – cultural; produzidos pelo COMPAZ. Compomos nestas 4 (quatro) Décadas na Equipe Editorial no Jornalismo - Cultural do Periódico FOLHA CULTURAL/FC: Wilson Rodrigues de Andrade/ Maria Aparecida Bravo Xavier/ Antônio Maximiano de Oliveira, nós os jornalistas Interioranos Fluminenses, os que amamos e respeitamos esta que encaramos em verdadeira missão de Vida. Nossas Vidas...
 

  Fest' Art. Vale/ *F C / Festival Show de Artes pela Cultura de PAZ / COMPAZ *Folha Cultural / NaArt - Vale + Parceiros Afins. (Equipes...