quinta-feira, 19 de janeiro de 2017



ONU pede que empresários reunidos em Davos defendam direitos humanos

·         Publicado em 18/01/2017

O Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein, pediu em,13/Jan./17, a empresários reunidos no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que utilizassem “sua considerável influência para defender os Direitos Humanos e prevenir violações nos Países em que operam”. “Começamos o ano cheios de ansiedade sobre o estado do Mundo: o perturbador aumento das divisões políticas e comportamentais, e o ódio instantâneo; os ataques contra direitos humanos fundamentais, particularmente daqueles já vulneráveis; e a continuada disseminação da falha em garantir acesso justo a recursos, prosperidade e segurança econômica para todos”, disse Zeid. “Os princípios e leis duramente conquistados na Declaração Universal dos Direitos Humanos estão cada vez mais em perigo, e os líderes empresariais reunidos em Davos têm um papel-chave em combater essa terrível onda, insistindo no respeito aos direitos humanos nos Estados em que operam.” Segundo Zeid, a responsabilidade empresarial depende da estabilidade — de instituições robustas, funcionamento da Justiça, Desenvolvimento Sustentável e confiança pública em sua segurança pessoal, enquanto os Direitos Humanos estão no centro de tal equilíbrio de longo prazo. “Companhias precisam declarar claramente e sem equívocos que não irão tolerar ligação com abusos de direitos humanos em qualquer parte de suas operações ou cadeias de suprimento — e devem ter sistemas para garantir que tais abusos sejam ativamente evitados e rapidamente resolvidos. Muitas companhias já começaram a tomar passos para evitar e mitigar abusos de Direitos Humanos em suas operações, em linha com o Guia da ONU de Princípios para Empresas e Direitos Humanos, incluindo o estabelecimento de formas de recebimento de reclamações”, disse Zeid. “Muitas empresas já tomaram ações para defender e promover os Direitos Humanos. Vimos bancos retirando recursos de projetos nos quais violações aos direitos humanos ocorreram, por exemplo,” declarou. Via UNIC-Rio p/ COMPAZ/FC.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017





A Baixada Fluminense é parte de um projeto global das Nações Unidas para mobilizar músicos para traduzirem desenvolvimento sustentável em ação e responsabilidade.

       As filmagens estão em andamento deste Janeiro de 2017, e a imprensa a acompanhar convidada pelo (Centro Rio+), as gravações. O projeto é do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e diversos parceiros voluntários.




         O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) estabeleceu parceria com documentaristas profissionais da Itália e do Brasil para produzir um filme pioneiro sobre o poder da música em engajar cidadãos para colocar em prática a Agenda de Desenvolvimento Sustentável, e buscar maior transparência e responsabilidade governamental. O italiano Christian Tragni e a brasileira Juliana Spinola são os produtores do filme que contará a história da primeira rede de músicos da ONU comprometidos com a sustentabilidade e com a divulgação da Agenda 2030 dentre cidadãos marginalizados. O Projeto piloto está sendo implantado pelo PNUD na Baixada do Rio de Janeiro e vai disponibilizar um modelo para replicar nos Escritórios do PNUD, em 166 Países em Desenvolvimento. O Rio de Janeiro é o berço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – o plano de ação global composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que foram ratificados por todos os 193 países-membros. Nascida na emblemática Conferência Rio+20, realizada no Rio de Janeiro em 2012, a agenda da ONU e os ODS representam um plano de ação para direcionar padrões de desenvolvimento rumo ao desenvolvimento sustentável e equitativo que beneficia a todos. Com o caráter de não deixar ninguém para trás, a Agenda 2030 – é um compromisso claro dos governos para abordar questões como exclusão e desigualdade que comprometem os avanços em desenvolvimento até os dias de hoje. Isso apenas será atingido com a participação ativa e efetiva dos cidadãos e organizações da sociedade civil que desempenham um papel crítico ao pressionarem seus governos locais e nacionais para se responsabilizarem e cumprirem as metas acordadas internacionalmente. Os documentaristas e a ONU produzirão o Filme em Belford Roxo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e outras cidades na Baixada entre os dias 9 e 24 de janeiro de 2017. Nova Iguaçu é uma das treze cidades que compõem a região metropolitana do Rio de Janeiro, conhecida como “Baixada”. Com uma população oito vezes menor que a do Rio de Janeiro, registrou mais homicídios do que a capital em 2015, atingindo o número de 1.209 assassinatos. Duque de Caxias, a maior Cidade da Baixada, com 886 mil habitantes, registrou uma taxa de homicídio por 100 mil habitantes, quase duas vezes maior que a do México ou Haiti, e dez vezes maior que a dos Estados Unidos. O Projeto piloto das Nações Unidas com os músicos da Baixada está sendo implementado pelo Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável do PNUD (Centro RIO+), um centro de diálogo e ação para a promoção do desenvolvimento sustentável que foi estabelecido em 2013 no Rio como um legado da Conferência Rio+ 20. O Centro RIO+ é um dos seis centros globais do PNUD e fruto de uma parceria com Governo Brasileiro.
A implementação do Projeto Piloto começou em Junho de 2016, e já engajou mais de 100 músicos e Bandas da Baixada. Algumas das ações desse Projeto incluem oficinas sobre a Agenda 2030 e os ODS na Baixada, sessões de treinamento no PNUD no Rio, ensaios com a juventude, produção de um CD promocional com cinco músicas inéditas sobre Sustentabilidade e um grande show no icônico Teatro Odeon na Cinelândia. O projeto piloto está sendo implementado graças ao suporte de voluntários, incluindo voluntários da ONU da Alemanha, Brasil, Estados Unidos, o Consulado Geral da Itália no Rio, e o engajamento decisivo do Centro Cultural Donana em Belford Roxo, que sedia os eventos na Baixada, incluindo os ensaios e oficinas./Fonte : UNIC-Rio/Centro Rio+ / FC.

  Fest' Art. Vale/ *F C / Festival Show de Artes pela Cultura de PAZ / COMPAZ *Folha Cultural / NaArt - Vale + Parceiros Afins. (Equipes...