segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Via UNIC-Rio/COMPAZ-FC-Em Salvador, ONU e Secretaria de Cultura e Turismo discutem investimentos em jovens nestes setores 
  • Publicado 
  • Atualizado 31/08/2015
  • O secretário, Érico Mendonça, destacou o trabalho realizado para promover os direitos da população jovem. O representante do UNFPA no Brasil, Jaime Nadal, destacou os investimentos em jovens e nas ações de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial.

    Segundo o Censo de 2010, 28% da população da cidade, cerca de 750 mil, têm de 15 a 29 anos. Foto: Flickr cc/João Milet Meirelles
    Segundo o Censo de 2010, 28% da população da cidade, cerca de 750 mil, têm de 15 a 29 anos. Foto: Flickr /João Milet Meirelles (CC)


    O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) se reuniu com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) na quarta-feira (26) para compartilhar informações, metodologias e traçar plano de ações conjuntas com foco na população jovem do município. Segundo o Censo de 2010, 28% da população da cidade, cerca de 750 mil, têm de 15 a 29 anos.
    Apresentando o trabalho que o UNFPA realiza no Brasil, o representante, Jaime Nadal, destacou os investimentos em jovens e nas ações de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial, e comentou a experiência de trabalho com jovens em comunidades, nas unidades escolares, nas comunidades onde jovens privados de liberdade, cumpriam medidas socioeducativas, e ainda comjovens líderes com histórias de ativismo nas áreas de desenvolvimento local sustentável, artes, cultura e na educação.
    O secretário, Érico Mendonça, destacou o trabalho realizado para promover os direitos da população jovem, sublinhando que as atividades voltadas para inserção e manutenção no mercado de trabalho nas áreas de cultura e do turismo, não serão apenas a qualificação técnica, mas também devem englobar conhecimentos sobre direitos humanos.
    O programa, cujas ações prioritárias devem ainda ser definidas, também deve promover a inclusão produtiva e movimentar a economia do turismo, ampliando e qualificando a participação da população afrodescendente, sobretudo em territórios que já possuem a vocação para o turismo cultural, como os bairros da Liberdade e Itapoã. Esse escopo dialoga com as iniciativas desenvolvidas pelo Fundo de População no âmbito da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024), oportunidade para reconhecer a contribuição significativa dos povos afrodescendentes às nossas sociedades.
    A representante auxiliar do UNFPA, Fernanda Lopes, enfatizou a importância da reunião como uma oportunidade para reforçar o que vem sendo feito pela nova gestão municipal e fortalecer os laços entre as duas instituições na promoção do desenvolvimento local com justiça e equidade. Destacou ainda que as ações realizadas em parceria também poderão inspirar e ser inspiradas por experiências de outros países, dando ênfase às iniciativas de Cooperação Sul Sul que, desde 2002, são implementadas pelo UNFPA Brasil e o governo. Em complemento, o representante da agência da ONU mencionou que a Cooperação Sul-Sul pode ser uma janela de oportunidade na promoção internacional da cidade. “O Brasil é um exemplo em políticas sociais para os outros países no mundo. E a cultura é vista como um valor agregado. E Salvador tem isso.”

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

      O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...