quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Via UNIC-Rio/COMPAZ-FC

ONU recebe nova alegação de abuso sexual por membro da missão na República Centro-Africana

O novo caso envolve um funcionário civil da MINUSCA e teria ocorrido no sábado (12). Esta nova acusação se soma a outras 15 que estão atualmente sob investigação.
Membros da MINUSCA fazem patrulha. Foto: MINUSCA
Membros da MINUSCA durante uma patrulha. Foto: MINUSCA
As Nações Unidas na República Centro-Africana receberam, nesta quarta-feira,16 de Set. 2015, uma nova alegação de exploração sexual cometida por um funcionário civil da Missão de Paz da ONU neste sábado, 12 de St. 2015.
Esta alegação se soma a outros 15 possíveis casos de abuso e exploração sexual cometidos por membros da Missão Multidimensional Integrada de Estabilização das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA), que estão atualmente sob investigação.
“A MINUSCA já informou às autoridades do país sobre esta alegação”, disse o porta-voz da ONU Stéphane Dujarric. “O Escritório de Serviços de Supervisão Interna tomou imediatamente os passos necessários para investigar este caso, consistentes com a política de tolerância zero do Secretário-Geral sobre exploração sexual e abuso.”
Paralelamente à acusação, o Coordenador humanitário da ONU no País, Aurélien Agbénonci, manifestou sua preocupação com o recente despejo de 114 pessoas de uma localidade para deslocados na capital, Bangui. Segundo Dujarric, nove locais que hospedam 2.700 deslocados internos estão sob ameaça de despejo e esse incidente poderia provocar uma onda de novos movimentos forçados. A ONU estima que há 369 mil pessoas deslocadas internas no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O quanto a Arte é necessária, todos devemos saber; o manter a Comunidade Humana e seu Processo Civilizatório e sua Causa. * FC/WRA. (…) Pa...