sábado, 19 de setembro de 2015

Folha Cultura



UNESCO concede Titulo. Rio- Patrimônio Paisagem Cultural Mundial
                       ...País soma cerca de 20 bens naturais e culturais..
                                                                                                                
                  
Título da UNESCO.  Rio – Patrimônio Paisagem Cultural não é vitalício...

  A primeira candidatura do Rio a Patrimônio Mundial foi apresentada em 2002, mas não foi adiante. Em setembro de 2009, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional /IPHAN, em parceria com o governo estadual, a prefeitura, a Fundação Roberto Marinho e a Associação de Empreendedores Amigos da UNESCO, entregou à Organização  o dossiê completo da intenção do Rio , justificando o valor  universal da Cidade em função da integração entre a beleza natural e seus moradores. Portanto, lá se foram duas décadas, o Rio, em 1º de julho de 2012, se tornou a primeira Cidade do mundo a receber o título  Patrimônio da Mundial como Paisagem Cultural , concedido pela  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura / UNESCO.

·         “Título chegou num momento em que o Rio de Janeiro mostra competência e capacidade de gestão para sediar eventos nacionais e internacionais” - Dilma Rousseff, Presidente da República do Brasil.
·          A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que apresentou em português a candidatura do Rio durante a Sessão realizada pela UNESCO com a participação dos 21 países que integram o Comitê, também ressaltou a responsabilidade da Cidade e do Brasil em relação ao Título. Ana de Hollanda - destaca que, a partir de agora, o IPHAN terá de enviar relatório permanente à UNESCO:
- Todos os locais mencionados na proposta de candidatura passaram a ser acompanhados pela UNESCO e nós vamos apresentar relatório dos trabalhos que forem feitos. O compromisso de manter isso é muito importante. E nós vamos honrar  esse compromisso  com a Instituição. 
       A Ministra da Cultura do Brasil Ana de Hollanda, a época – acredita que o Rio ganhou o Título não apenas pela paisagem, mas também pela forte relação entre a Cidade e seus moradores – ela acrescenta: É uma relação desenvolvida com a natureza, incorporar  um modo de vida na rotina que só o Rio tem.
     
          De acordo com Luiz Fernando de Almeida, Presidente do IPHAN, os locais que deram embasamento a conquista do Rio terão que ser preservados. Caso contrário, a Cidade pode perder o título. Para ele, preencheu-se uma lacuna na listagem do Patrimônio Mundial:

-          É um reconhecimento muito importante, se observarmos que a lista do Patrimônio Mundial representa o País, então faltava nela o Rio  de Janeiro, que representa a imagem mais difundida do patrimônio brasileiro no mundo.   

         País soma cerca de 20 bens naturais e culturais

A Coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Jurema Machado, acompanhou todas as tentativas do Rio de conquistar o título. Para ela, a Cidade ainda tem muito a fazer, como despoluir a Baía de Guanabara, reduzir a ocupação  de áreas verdes e recuperar áreas degradadas. No entanto a coordenadora reconhece o Rio como excepcional, que entre as características naturais. Os jardins de Burle Marx, no Flamengo, e o Calçadão de Copacabana, que remete às formas das ondas do mar, num toque harmônico e criativo, são exemplos disso. A Cidade, às vezes, se rende à natureza, e, por outras, interfere nela, criando uma nova natureza.
Além da paisagem cultural do Rio, O Brasil tem outros de 20 bens naturais e culturais na lista dos 911 reconhecidos  pela UNESCO. Pesquisa e Organização/ Wilson Rodrigues de Andrade para Folha Cultural.
                                                                             
        Categoria avalia relação entre homem e natureza.
  Conceito de Paisagem Cultural surgiu em 1992

  Em decisão unânime, em São Petersburgo, na Rússia, a UNESCO (em 01- 07-2012)  anunciou a honraria   de Rio Patrimônio Mundial da Paisagem Cultural
  
     A UNESCO incorporou o conceito de paisagem cultural  a suas diretrizes em  1992 e, desde então, a categoria foi incluída na lista de Patrimônio Mundial, reconhecimento instituído pela  Convenção de 1972 da  Entidade Internacional. Locais onde a interação humana com a natureza ocorre de forma  harmônica podem ser indicados ao título por meio de dossiês com argumentos que justifiquem a escolha.
   Até o momento, as regiões reconhecidas mundialmente como paisagem cultural  tiveram relação  a áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais, jardins históricos e outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo. O Rio foi à primeira cidade a se candidatar ao Título.
    O Comitê da UNESCO é composto pelas seguintes delegações: Argélia, Camboja, Colômbia, Estônia, Etiópia, França, Alemanha, Índia, Iraque, Japão, Malásia, Mali, México, Catar, Rússia, Senegal, Sérvia, África do Sul, Suíça, Tailândia, e Emirados Árabes Unidos.
    É possível haver a perda do Título caso a região contemplada não receba os cuidados adequados para a manutenção das características que a consagraram Patrimônio Mundial. Daí a importância do envio permanente de informações à UNESCO sobre a gestão das áreas.  WRA/FC.

Patrimônio em restauração 

 Egito reabre Pirâmide e anuncia recuperação das danificadas no conflito.

Pirâmides reabertas. Recuperação de obras e ameaças de greve e muitos pedidos de calma. Assim, aconteceu no início de fevereiro/11, pelo ministro das Antigüidades do Egito, Zahi Hawass. O arqueólogo, triunfante, anunciou o início dos trabalhos de restauração do patrimônio danificado durante os conflitos e a reabertura para visitação dos monumentos mais famosos do país. A grande incógnita é saber quando os turistas voltarão, já que o país ainda segue imerso em uma convulsão social. O próprio Hawass enfrentou protestos de funcionários de museus, que exigiam  aumentos de salários.
      Apesar disso, à frente dos microfones, Hawass manteve o otimismo. Segundo o ministro, os tesouros dos faraós sobreviveram quase incólumes às duas semanas de protestos. Os objetos danificados no ataque na invasão ao Museu Nacional do Egito já começaram a ser restaurados.
      Entre os 25 objetos que merecem cuidados está uma estátua de Tutancâmon, parte do tesouro recolhido pelo arqueólogo britânico Howard Carter em 1922, ao descobrir a tumba do faraó no Vale dos Reis 
- Começamos a restaurar há dois dias. Em mais três teremos todos os monumentos        completamente restaurados – comprometeu-se Hawass.
     Durante as primeiras semanas de protestos na Praça Tahrir, o Museu Nacional, que fica a uma quadra dali, foi atingido por coquetéis molotov e invadido por dezenas de pessoas. O Exército precisou ser chamado para proteger o acervo. Cinquenta pessoas foram presas dentro do estacionamento.
-          Graças a Deus o museu estava escuro e eles não conseguiam ver nada – comentou
Em Saqqara, o maior sítio arqueológico do país, as fechaduras nos portões das tumbas das pirâmides foram quebradas. Hawass, no entanto, assegura que não houve invasão:
-          Está tudo a salvo. O mesmo vale para as grandes pirâmides de Gizé e as tumbas no Vale dos Reis.
     Na Península do Sinai, beduínos invadiram um armazém de Antiguidade e levaram 393 objetos. A maioria, no entanto, foi devolvida logo depois, após o ministro aparecer na televisão alertando que seria impossível vender os artefatos sem ele descobrir.
       De acordo com arqueólogos, houve depósitos de Antiguidade atacados em diversas regiões do  Egito. Alguns sítios de escavação também foram saqueados. Zahi Hawass acredita que há segurança. Ministro egípcio espera ‘ fim da situação atual’ para construir instituições de ‘ qualidade internacional’.

  Nos 450 anos do Rio de Janeiro. Presente para a Cidade. Homenagem Reverencia em bronze aos Irmãos Rebouças  

    A contribuição dos irmãos André Pinto Rebouças ( 13-1-1838/ 9-5-1898)  e Antônio Pereira Rebouças (10-8-1-1798/ 19-6-1880) para a Cidade do Rio agora será lembrada para sempre. A prefeitura inaugurou bustos em Homenagem ais dois na Praça José Maria Filho, na entrada do Túnel Rebouças, do lado da Lagoa Rodrigo de Freitas. As peças foram confeccionadas pelo escultor Edgar Duvivier. A data da inauguração não foi mera acaso, em 13 de maio de 2014, quando se comemora os 126 anos  da Abolição da escravatura no  Brasil. Eles, netos de um alfaiate português e de uma escrava alforriada, André Rebouças, engenheiro formado pala  Escola Militar, Antônio, Jurista, parlamentar e político, os irmão Rebouças eram negros e participaram  ativamente das campanhas abolicionistas.
    Cada busto pesa cerca de 30 quilos. A homenagem foi um pedido do Clube de Engenharia do Rio. Mas a notoriedade dos irmãos Rebouças é reconhecida não somente  no Rio. Em São Paulo, a Av. Rebouças foi nominada, e outras cidades que decidiram reconhecer a trajetória dos irmãos Rebouças foram, também, responsáveis pela construção de Estradas de ferro e Cais de portos, e introduziram a técnica do uso do concreto armado no Brasil, no Século XIX.
   O artista Duvivier é o autor de outros monumentos da Cidade do Rio, como a escultura em bronze da Princesa Isabel, em Copacabana.  WRA/14/FC.


O Marquês de Pombal, primeiro – ministro do Rei D. João I, ordenou em 1763 a transferência da Capital brasileira da Bahia para o Rio de Janeiro...

...A experiência, mais uma vez, vinha confirmar que a melhor forma de evitar a fixação do invasor era povoar a terra. E, com esta missão, Estácio de Sá – sobrinho de Mem de Sá/ Governador, - foi enviado para o Rio de Janeiro à frente de uma Esquadra. Obtendo auxilio em São Vicente e no Espirito Santo, Estácio de Sá deu inicio a fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1º. De Março de 1565. Fundada a Cidade, ele pôde, então, começar os combates contra os invasores. Resistindo ( os franceses) durante dois anos... a vitória dos portugueses surgiria nos combates de Uruçumirim e Paranauã. ...Ferido no rosto, Estácio de Sá faleceu, em 20 de fevereiro de 1567.



...Os franceses no projeto de instalação da França Atlântica  que durou 12 anos, desde 1555, no comando de Nicolau Durand de Villegagnon, na Baia de Guanabara ( goanã-pará)


 207 anos Rio de Janeiro a Metrópoles...
... Pedro o maroto que pertencia à Família Real portuguesa (desembarcaram no Rio, em março de 1808). O que ele narrou para Leonardo... , com a empolgação de um épico lusíada, foi a viagem da Corte para o Brasil – as borrascas castigando os navios durante a travessia, os mastros se partindo e rasgando as velas, as mulheres (quase todas carecas por causa dos piolhos)chorando de medo, e a náusea obrigando a que todos corressem para as amuradas quando os engulhos lhes subiam à boca. Por causa das tormentas, os galeões, galeotas, fragatas, brigues e cruzadores se perderam uns dos outros no meio do Atlântico. Alguns foram quase para na África.  Muitos dias depois, o mar se acalmou, as nau   desgarradas encontraram o caminho e, já na Bahia, se reintegraram à frota. A chegada ao Rio fora uma festa de proas, uma gloriosa caravana com dezenas de embarcações, contando as da Armada inglesa que lhe serviram de escolta. De seu posto no convés do Príncipe Real, ao lado do pai, Pedro podia admirar aquilo tudo – um espetáculo de dar inveja até aos príncipes mais velhos do que ele... (P-99, Era no tempo do rei/ de Ruy Castro- Ed. Objetiva Ltda.)

  Afinal, História é uma paixão... 
       É a chave para a compreensão de nossa realidade e de nossas perplexidades. A História trata de nossa identidade, ela nos remete às nossas raízes pessoais, étnicas, culturais, nacionais. Explica em boa parte o que somos – e por que nos transformamos no que somos. Conhecer História é percorrer o caminho da tolerância, exercer a cidadania, compreender a necessidade de fortalecer as instituições democráticas, reconhecer a realidade das desigualdades e a dívida social para com os deserdados e despossuídos. A História contribui para a compreensão, também, do nosso cotidiano, nosso pretérito e gerações afora. WRA/00/FC.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O quanto a Arte é necessária, todos devemos saber; o manter a Comunidade Humana e seu Processo Civilizatório e sua Causa. * FC/WRA. (…) Pa...