quinta-feira, 25 de maio de 2017



A Promoção da Diversidade passa pelo reconhecimento dos Direitos ao convívio Cultural       /Declaração Universal dos Direitos Humanos/ONU.                                                                 *Wilson Rodrigues de Andrade

         Consagrada no contexto da liberdade de expressão, oportunidade de dialogo, também o Direito ao saber da nossa ancestralidade – os meios e espaços para a criatividade e o processo de inovação; combinar o passado para inovar no momento presente de forma intercultural e permanente – o Dialogar com o saber fazer da vida e pela vida de todos. Em termos de BRASIL – Vivemos um movimento intenso de culturalização em toda parte, o procurar preservar nosso Manancial Cultural – este passar por períodos necessários no campo civilizatório. Portanto, em nosso Território, a Cultura vive no Processo de fortalecimento do cenário de brasilidade cidadã plena, e o conseqüente Desenvolvimento Humano. Território Continente.   O debate público ( o que vem acontecendo/ a Caravana p/ dar sustentação ao que já foi e esta sendo produzido...) demonstra que a qualidade de vida não pode ser vista, tão somente, na ótica do desenvolvimento material, mas como apropriação continua do Patrimônio Imaterial, esse pelos cidadãos e cidadãs; e a criação do rico imaginário deste Povo multiétnico, a partir da Diversidade Cultural. A palavra ‘Diversidade’, é forte, remete-nos a territorialidade, pois cada vez esta diversidade se dá mais por territórios, de pertencimento, e não por localidades ou comunidades fechadas. No expandir-se, há de se comparar o seu rico conteúdo, suas expressões e a manifestação localizada... Há necessidade de Leis de Incentivo cada vez mais direcionado ao Desenvolvimento do Setor Cultural em curso, e suas ramificações – o acompanhar suas mudanças, e cabe aos entes da Federação assim procederem também.
Diversidade Cultural – passa a compor estratégia de mudanças e de construção de novos paradigmas do aspecto populacional e suas manifestações e suas expressões. Documento da UNESCO/ Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura, afirma que tão importante quanto o processo democrático e as oportunidades econômicas – é a Diversidade Cultural.   Portanto, ao focalizar o Século XX – foi o Século das Ilusões extremas. Os conflitos não foram sanados. O que veio dele foi a impulsão das guerras, o desenvolvimento de Movimentos  intolerantes diversos, os regimes ditatoriais e extremistas – e vários destes, surgiram em nome de transformação dos seres humanos ( dos homens e das mulheres), cheio de melhorias e ilusões...Se pensarmos em todas as convulsões  sociais e políticas, o Século XX foi de Violência extremada não  dando lugar a expansão Cultural e suas reminiscências, porém, surge a Indústria Criativa e suas ferramentas para o valorizar de indivíduos e a coletividade estes comprometidos e envolvidos, e ao tornar-se os facilitadores da  Cultura de PAZ.   *Wilson Rodrigues de Andrade/Sec. - Geral do COMPAZ – Jornalista e Poeta Promotor cultural/ Produtor Editorial da Folha Cultura/FC.

 




                                                                      


                                                

 ___________________________________________________________________
Nós do Comitê pela PAZ/COMPAZ – Organização da Sociedade Civil Não - Governamental/ONG. Pacifista-Cultural - Entidade em Condições de Defesa e Apoio ao Interesse Público e/ou Privado do Centro Sul- Fluminense, Vale do Paraíba do Sul e de seu entorno – com atuação nos Conselhos Municipais de Direto, e Parceria das demais Organizações da Sociedade Civil – caracterizada pelo propósito de iniciativas conjuntas rumo ao Desenvolvimento Sustentável na Vida das Comunidades, através do Departamento Editorial, Divulgação, Artes de Cultura - C/DEDAC - trazemos aos Senhores (as) – na medida em que adotarem Estratégias e Programas, Projetos e Encontros permanentes para elaborar e colocar em Ação a efetiva valorização das Manifestações, Expressões e Conteúdos artísticos - históricos - culturais e urbanísticos - turísticos - ambientais, e da preservação, promoção e proteção do Patrimônio material e imaterial de nossas Localidades. E, assim, Visar o pleno crescer e, não, e tão somente resultados de Ações, e sim, possibilitar frutos de iniciativas compartilhadas na Caminhada pelo Pacifismo - Cultural. 
                                                              Wilson Rodrigues de Andrade- pela  Redação/Folha Cultura/FC.
       
 Preserve conosco o ideário pela Cultura de PAZ!! COMPAZ / DEDAC- N-PED/FC.



Quando a Humanidade puder dispor abertamente do enorme repositório Cultural na Consciência e na Memória de todos os Povos, o Diálogo será de PAZ e de Felicidade. Estará definitivamente sepultada a ameaça de guerra e de destruição.
                                                                                                                                           Costa Andrade/Poeta angolano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...