domingo, 21 de maio de 2017

Confederação de Municípios e agência da ONU lançam Guia para promover objetivos globais

                                                                                   (Via UNIC-Rio/COMPAZ/FC) Publicado em

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançaram o “Guia para Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” durante a 20ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, encerrada em 20 de Maio de 2017, em Brasília/ DF- Brasil

         A proposta da publicação é orientar prefeitas e prefeitos na promoção dos ODS no nível municipal e no planejamento de políticas públicas para o alcance da Agenda 2030.

 A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançaram o “Guia para Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” durante a 20ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, encerrada na quarta-feira (20) em Brasília.


A proposta da publicação é orientar prefeitas e prefeitos na promoção dos ODS no nível municipal e no planejamento de políticas públicas para o alcance da Agenda 2030, com crescimento econômico, erradicação da pobreza, equilíbrio ambiental e fortalecimento institucional.
“Esse material tem o propósito de auxiliar os gestores municipais a integrar os ODS aos Planos Municipais Brasileiros no período de 2018-2021. Não adianta pensar esses objetivos de forma isolada. Para avançar nessa agenda, temos de pensá-la de forma interligada ao planejamento da gestão municipal”, afirmou o Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski
Na opinião do diretor de país do PNUD, Didier Trebucq, gestores municipais são importantes aliados para o cumprimento da Agenda 2030 no País.“Estamos no início da implementação dessa agenda, a qual prevê esforços globais de todos e todas para que se tenha um mundo mais justo e inclusivo no ano de 2030. Daí a importância desta publicação, quando os mandatos dos novos prefeitos brasileiros estão começando, pois todos enfrentarão desafios importantes nos próximos anos”, disse.

            Na publicação, gestores municipais têm acesso a informações sobre sensibilização para o alcance da Agenda 2030, identificação das reais necessidades e definição de prioridades, estabelecimento de estratégias para o cumprimento dos ODS e ferramentas para monitoramento e avaliação de políticas públicas.
O Guia apresenta ainda um conjunto de indicadores para as quatro dimensões do desenvolvimento sustentável: institucional, ambiental, econômica e social. Dessa forma, a publicação apresenta aos gestores no início de seus mandatos a realidade de seus Municípios e colabora para o fortalecimento de ações integradas.
“A localização é essa ideia de chegar no território, e colocar  os ODS na prática, na implementação concreta nas localidades, nos Municípios. E é com esse acompanhamento das ações nos territórios, nos Municípios, por meio de indicadores quantitativos, que se pode avaliar o progresso, o desenvolvimento em várias dimensões. O Guia é uma excelente ferramenta para colaborar com os gestores municipais para o alcance da Agenda 2030”, afirmou o assessor sênior do PNUD, Haroldo Machado Filho.
A publicação está disponível para download aqui.
Para mais informações sobre a Agenda 2030, acesse www.agenda2030.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Sobre a ARTE/ A Arte - é Amorosa. Vive em Amorosidade! Só há Progresso na Vida Interior através do melhor Convívio com a Arte (*WRA/fev. ...