terça-feira, 10 de outubro de 2023

 A PAZ é construída! Parte integrante da Coletividade. Ideário de muitos! 

O Vale do Paraíba do Sul - seus contornos - Caminhos e Colinas… *WRA.

Neste Vale (a indicação Vale - representa sempre o Vale do Rio Paraíba do Sul, o mesmo Rio Paraíba do Sul), ficam claramente três segmentos diferenciados - um primeiro, do Alto Paraíba, desde as nascentes até a região de Queluz/SP, e Resende/RJ; um segundo, do Médio Paraíba, entre esse trecho e a Região de São Fidélis/RJ; e um terceiro, do Baixo Paraíba, deste ponto até São João da Barra/RJ., - a Foz.

O Rio Paraíba do Sul - formado pela junção dos Rios Paraitinga e Paraibuna que nascem na face norte da Serra do Mar, próximo ao trecho em que seus cones separam orograficamente as cidades de São Vicente e São Paulo. Rios que correm em um primeiro trecho para o poente, mais, depois do encontro para a formação do Rio Paraíba do Sul, este, devido a uma elevação que encontra em seu curso - descreve uma curva e meia; volta buscando e, ao mesmo tempo, ao formar uma Calha entre as do Mar e da Mantiqueira. O VALE do PARAÍBA - que percorre o nordeste do Estado de São Paulo, e a extensão do Estado do Rio de Janeiro ao longo da divisa do Estado de Minas Gerais, desde sua extremidade poente, até quase o limite oposto, nas planícies de Campos dos Goytacazes/RJ.

       A PAZ não se concretizará sem sacrifícios, e com trabalho, pois a Causa é justa - e para alcançarmos necessitaremos dos serviços de todos! Cada Indivíduo ao fazer a sua parte - para despertar a Esperança /Ativa, Pacifismo em Ação, e o Tempo - nossa maior oportunidade de refletir o Ideário Pacifista - Vale afora! Nós os facilitadores da Cultura de PAZ! Dê uma chance a PAZ!

(COMPAZTR-RJ-Brasil/ Membro-fundador /*Wilson Rodrigues de Andrade - Produtor Editorial do Jornal/Revista FOLHA CULTURAL). Jun. /2021.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...