domingo, 9 de outubro de 2016



Reflexão. Processo Produtivo da Cultura. *WRA/14.

  
A Promoção da Diversidade passa pelo reconhecimento dos Direitos ao convívio Cultural.  (Declaração Universal dos Direitos Humanos/ONU)

     Consagrada no contexto da Liberdade de Expressão, Oportunidade de Dialogo; também o Direito ao saber da nossa Ancestralidade – os meios e Espaços para a Criatividade e o Processo de Inovação; combinar o passado para inovar o futuro de forma intercultural e permanente – o ecológico e sua tecnologia, e o dialogar com o saber fazer da Vida e pela Vida de todos. Vivemos um movimento intenso de culturalização em toda parte, o procurar preservar nosso Manancial Cultural – este passar por períodos necessários no Campo Civilizatório. Portanto, em nosso Território, a Cultura vive no Processo de fortalecimento do Cenário  de Regionalidade Cidadã Plena, e o conseqüente Desenvolvimento e dos meios para a Sustentabilidade e Bem-Estar de suas Comunidades e Localidades; dentre os fazedores e genuínos preservadores desta Cultura.
    O Debate Público demonstra que a qualidade de Vida não pode ser visto, tão somente, na ótica do Desenvolvimento Econômico, mas como apropriação continua do Patrimônio Material e Imaterial, esse com o envolvimento de Cidadãos e Cidadãs; e a criação do rico imaginário deste Povo Multiétnico, com excelência e potencialidade no produzir; a partir da Diversidade Cultural. A palavraDiversidade’, é forte, remete-nos a territorialidadeCada vez esta Diversidade se dá mais por territórios, de pertencimento, e não por Localidades ou Comunidades fechadas, tão somente – No expandir-se, há de se comparar o seu rico Conteúdo.
     Há necessidade de Leis de Incentivo direcionadas ao Desenvolvimento da Promoção Cultural para possibilitar o Processo do Setor da Economia Criativa/EC e Economia Solidaria/ES, em curso, e suas ramificações – o acompanhar suas mudanças, e ao fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil/ ONGs. –, a partir das conquistas já alcançadas, e seu dinamismo, e os Agentes Públicos, assim procederem também. Deste modo, Diversidade Cultural passa a compor estratégias de mudanças e de construção de novos paradigmas, do aspecto populacional e suas Manifestações, Expressões e seus Conteúdos. Podemos lembrar que, segundo o Documento da UNESCO/ Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura, afirma que tão importante quanto o Processo Democrático e as Oportunidades Econômicas, é a Diversidade Cultural


 *De: Wilson Rodrigues de Andrade/ Membro -fundador e Secretario - Geral do COMPAZ- Promotor Cultural/ Produtor Editorial do Jornal/Revista Folha Cultural/FC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...