sexta-feira, 11 de novembro de 2016



 UNESCO lança coalizão de artistas internacionais para a Promoção da História Geral da África/ Publicado em 09/10/2015


A Aliança Artística deu início as suas atividades de Promoção em 07/Out./2015, ao apoiar a divulgação de um trabalho de referência que permanece relativamente desconhecido do público em geral: A História Geral da África.


        A Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) anunciou no dia, 7 de Outubro de 2015, uma iniciativa inovadora que reúne artistas mundiais para promover os oito volumes da História Geral da África. Com o seu compromisso como formadores de opinião e com o seu trabalho artístico, esses Membros da nova Coalizão Internacional de Artistas também irão se empenhar em convencer líderes políticos de que o ensino sobre o Patrimônio Compartilhado dos Povos africanos é de grande interesse para todo o Continente.



         Há um provérbio africano que diz: “Se você não sabe de onde veio você não pode saber para onde vai” lembrou o músico congolês e porta-voz da Coalizão, Ray Lema. “Para nós africanos é fundamental conhecer o nosso passado para curar as feridas que ele nos infligiu e para recuperar a fé em nós mesmo. É essencial superar o paradoxo do Continente africano, que é tão pobre, mas também cheio de riquezas.”

Na Década de 1960, em um momento histórico no qual muitos Estados africanos obtiveram sua Independência, a UNESCO decidiu iniciar uma aventura sem precedentes e confiar a historiadores africanos a tarefa de escrever a História do seu Continente, a qual, até então, era transmitida principalmente por meio da tradição oral. Pela primeira vez, foi atribuída uma voz aos africanos, que compartilhavam uma visão continental da história, representando uma peça fundamental para o reconhecimento do Patrimônio Cultural africano e destacando os fatores que contribuem para a unidade do Continente.
          A História Geral da África foi planejada por um Comitê científico, com os africanos respondendo por dois terços de sua composição e 30 outros especialistas de temas africanos provenientes do Caribe, das Américas e da Europa. Como resultado desse extenso trabalho, algo em torno de 350 pessoas esboçaram oito volumes da História Geral da África, com um total de 10 mil páginas que abrangem o equivalente a mais de 3 milhões de ano de Civilização. Embora os oito volumes tenham sido publicados totalmente em inglês, francês e árabe, e existam versões condensadas em dez línguas, incluindo três africanas (suaíli, hauçá e fula). Apesar desses esforços, as obras continuam inacessíveis para o público em geral e a iniciativa visa a estimular o seu conhecimento no mundo e uso pedagógico em escolas na África.
            Já poderá ser encontrada A Historia Geral da África em diversas Bibliotecas Pública de nossa Região/COMPAZ-FC.
Veja a entrevista na íntegra (em francês) com o porta-voz da Coalizão, Ray Lema.
Conheça mais sobre o projeto História Geral da África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...