sexta-feira, 17 de julho de 2015

IDH é usado por cerca  de 187 países, produção de 
              Relatórios  contribui nas ações de políticas públicas


     A maior parte de especialistas concorda em afirmar que o Índice de Desenvolvimento Humano/IDH, promoveu uma revolução no modo global de pensar o Desenvolvimento. Mas poucos sabem que, 22 anos – após sua criação pelo  Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento / PNUD, este firmou -se como mais que  um simples mediador. Hoje é um importante Indicador Social, um Instrumento  que colabora para que  os Povos – a maior riqueza do Mundo – tenham uma Vida com mais Justiça e Dignidade.
  
 O melhor Índice para medir os efeitos das políticas sociais em seu conjunto

 O IDH, uma síntese de três indicadores: Longevidade, Educação e Renda. Quanto mais o Índice se aproxima de, 1, melhor o Desenvolvimento Humano do País. Por esta medida, o Brasil passou de 0, 676 em 1980 para 0,71 em 1990; deste patamar, alcançou 0,734 em 1995 e 0,75 em 2000, atingindo, em 2003, ( números referentes a 2001), 0,777. Este índice situa o Brasil entre os mais bem colocados na faixa dos Países de desenvolvimento médio (IDH de 0,5 a 0,799), já não tão distante do piso que determina os de desenvolvimento superior (IDH de 0,8 e mais). Não sem razão, Fernando Henrique Cardoso, Presidente do Brasil, recebeu do Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, em nome do Brasil, o Prêmio Mahbub ul Hag, nome do economista paquistanês idealizador do IDH, como reconhecimento pelos progressos havidos na Área Social, no período de seus 2 mandatos, de 1995 a 2003.  
         O número de Relatórios nacionais, subnacionais ou subregionais  já  atingiu  300 – lançados  em cerca de l34 países. Estas avaliações introduziram o Conceito de Desenvolvimento  Humano  no processo de políticas nacionais não apenas através de indicadores e recomendações , mas também , processos de consultoria e de coleta de dados
    O Brasil, desde seu primeiro Relatório, passou a ser exemplo  de País em que  o Índice  de Desenvolvimento Humano/ IDH – na medida em que  contribuiu  para uma mudança  significativa  sobre  o modo  com o qual  o Governo  destina Fundos para o Desenvolvimento. A produção do Relatório  de l 996  envolveu  25 Instituições  - entre o Governo, ONGs, Agências da ONU e Universidades.
   Já em 2010 atingiu,  cerca de 187  Países. Devemos permanecer em alerta para com este Índice, que muito contribui para as Ações de políticas públicas, tanto no Brasil, assim como para todos os Estados-Membros e suas Instituições comprometidas com o Bem-Estar de todos.

 IDH: Brasil perde quatro posição  em ranking da qualidade de Vida entre 2008 – 2013...
      
   Ritmos de ganhos em Desenvolvimento Humano despencou no Mundo, alerta PNUD. Apesar de ter avançado para 79º. Lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano/IDH, no ano de 2013. Segundo dados pelo PNUD.
     O IDH no Brasil avançou de 0,731 em 2008, para 0,744 em 2013. A perda  da posição no ranking, no entanto, indica que o ganho do Brasil em Desenvolvimento  esta mais lento que o de outros Países.

...Renda , Educação e Saúde....
O Relatório de Desenvolvimento Humano/RDH- 2014 destaca que aconteceu sinais de desaceleração nos ganhos de desenvolvimento humano dentre as diferentes Regiões. E isso ocorreu nos três aspectos que compõem a classificação sobre a qualidade de Vida: Renda, Educação e Saúde.  Quatro das seis Regiões do Mundo registraram  ganhos mais rápidos em qualidade de Vida no período em 2000 e 2008, que nos anos de 1990, o ritmo de progresso desaceleradamente entre 2008 e 2013.

Fonte. PNUD/ pesquisa de Wilson Rodrigues de Andrade p/ C/ Folha Cultural -2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O quanto a Arte é necessária, todos devemos saber; o manter a Comunidade Humana e seu Processo Civilizatório e sua Causa. * FC/WRA. (…) Pa...