domingo, 24 de maio de 2015

Via Boletim da ONU/ COMPAZTR.

UNESCO: Comemoração do Dia da Diversidade Cultural acontece em Brasília nesta quinta-feira (21)

 AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

O Ministério da Cultura, em parceria com a Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal (GDF), promove uma série de eventos na capital do país para celebrar a data.

Roda de Jongo, com a comunidade Jongo Dito Ribeiro e convidados no Balaio das Águas 2014. Foto: Robson B. Sampaio/Flickr/CC
Roda de Jongo, com a comunidade Jongo Dito Ribeiro e convidados no Balaio das Águas 2014. Foto: Robson B. Sampaio/Flickr/CC
Para celebrar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, comemorado todo 21 de maio, o Ministério da Cultura, em parceria com a Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal (GDF), promove ampla programação, com debates, apresentações culturais e feira.
O ponto alto da comemoração será o evento, aberto ao público, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, que prevê debates com a sociedade sobre os avanços e desafios da  Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais após uma década de sua adoção e sobre Educação para a Diversidade. Veja a programação completa aqui.
Para marcar a data, a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, destacou que essa é uma ocasião “para liberar o potencial criativo das nossas diferentes línguas e tradições – e para que as diferenças nos enriqueçam e fortaleçam, ao invés de nos dividir”.
Ela lembrou que a busca pela paz – objetivo perseguido pela UNESCO há 70 anos – requer o fortalecimento recíproco das culturas e dos povos, de modo a melhorar o entendimento mútuo: “a diversidade cultural é o nosso patrimônio comum e a maior oportunidade diante da humanidade. Em um mundo tão diverso, a destruição de culturas é um crime, e a uniformidade é um impasse: nosso objetivo é valorizar, em um único movimento, a diversidade que nos enriquece e os direitos humanos que nos unem”.
Para a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, defender e valorizar a diversidade cultural brasileira é reconhecer as especificidades culturais do povo brasileiro e a sua importância para o desenvolvimento do país.
“O conceito de Diversidade Cultural agrega seus múltiplos aspectos ˗ identitários, criativos, sociais, econômicos, intelectuais, religiosos ˗ e essa compreensão é condição fundamental para o exercício da democracia, da liberdade de expressão, da fruição e da criação cultural. O respeito e o reconhecimento à diversidade estão na base de uma afirmação soberana dos países no contexto de uma cultura global”, afirma a secretária.
Serviço:
Dia Mundial da Diversidade Cultural
Memorial dos Povos Indígenas – Eixo Monumental Oeste, Brasília, DF
21/05/2015, das 10h às 22h
Assessoria de Imprensa
Ministério da Cultura
(61) 2024-2492
imprensa@cultura.gov.br
UNESCO no Brasil
Ana Lúcia Guimarães
(61) 2106 3536, (61) 9966 3287
a.guimaraes@unesco.org
Demétrio Weber
(61) 2106 3538
d.weber@unesco.org
Secretaria de Cultura/GDF
Joceline Gomes
(61) 8132-4082 / (61) 3325-6267
joceline.diversidadecultural@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...