quarta-feira, 15 de janeiro de 2020


Tra                      Traços Históricos... Paraíba do Sul...

                                                                                      *Dr. Max.
                                   O FICO...
                                   Vários episódios da História do Brasil tiveram Palco e Vida em Paraíba do Sul, Estado do Rio de Janeiro - Brasil, destacando o FICO da permanência do Príncipe Regente D. Pedro I, sendo o proêmio da Independência.
              O Manifesto foi elaborado em Paraíba e depois levado a Minas ao longo do Caminho Novo, e conduzido por Pedro Dia Paes Leme Câmara, este nascido em 1777, Barão em 1818, e depois Marquês de São Marcos, que o entregou em mãos do futuro Imperador de quem se tornou grande amigo. Na primeira viagem para Minas o Príncipe pernoutou no Registro de Paraíba, e no silêncio da noite luxuriante, de luar prateado, ao som do arrulho dos pássaros, como das cigarras, silvos dos grilos e rinchos dos mochos, tal como paraíso sipolino, sem trajes, sentiu pela intuição o desejo de libertação pela Independência. Também, na abdicação o Imperador recebeu no silêncio frio e decepção dos nacionais com os destinos do País e da Coroa, a chegada e a HORA do fim.

  E foi. PARAÍBA participou em Momentos importantes de Pedro I, inclusive, na guerra da Independência, na Bahia, com a vitória do Brigadeiro Lima e Silva, casado com DAMA Sulparaibana e futuro EMANCIPADOR, em Janeiro de 1833 e Pai do único Duque e Pacificador Caxias. Outro vulto da história pátria, Miguel Calmor du Pin e Almeida, Marques de Abrantes, Primeiro Ministro e  Quito Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, que iniciou sua carreira como Promotor de Justiça, aqui, no famoso Fórum dos Cearenses. Outro episódio da mais bela Página da História, no advento da República, é a salvaguarda das DAMAS Sulparaibana ao famoso tribuno, poeta e arauto do novo regime: Silva Jardim. Paraíba inspirou o maior clássico de óperas internacionais, o nosso Carlos Gomes; e produziram escritores, deputados, ministros, governadores, artistas e instrumentistas, compositores, engenheiros, médicos, advogados, jornalistas, cantores, inventores, críticos (Agripino Grieco); jornais, livros, música, obras, aviões, filomáticos, cinematógrafos, velódromos, ouro, café, rendas, águas Salutáris, tijolos, Pontes, Caminhos, Barões, Vilas e um Inconfidente Confidente, e um Rei – GARCIA RODRIGUES PAES.                          

                                  * Dr. Antônio Maximiano de Oliveira     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...