quarta-feira, 15 de janeiro de 2020


Traços Máximos – *Dr. Max.Paraíba do Sul... Emancipação...

       
           Dois Séculos de Emancipação renovada à construção que a Paraíba desde a abertura do Caminho Novo, graças a Garcia, proporcionando o desenvolvimento de Minas e da Metrópole.         
            


 Fotos de: Wilson Rodrigues de Andrade ( Ponte de PS)









           Desde a chegada da Família Real e da Independência a coletividade sul - paraibana contribuiu com sua opulenta produção de alimentos essenciais como a cana-de-açúcar, a farinha, os grãos de milho, arroz e feijão, de toucinhos de carne suína, bovina, aves, tubérculos, batata; não produziu trigo, mas lavrava a terra com fartura e serrava madeira para esteios, caibros, ripas e tábuas e até pedras para a alcantaria dos prédios e varandões. Tudo descia para as praias guanabarinas ao lombo das mulas dos Tropeiros e voltavam carregados de marquesas, consoles, cortinas, panelas, baixelas, calçados, armarinhos, toucados, relógios rupiões, imagens e pianos. Os senhores de Fazenda, também aventuravam em conhecer as praças e roças do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Vila Rica, Rio das Mortes, e os filhos se homiziavam nos Quarteis e Europa, gente da Paraíba Velha, e, até o Príncipe gostava de pernoitar na alfandega do Cais e por cânone da verve dos Puri e Timbaúba CAXIAS sentou Praça aos cinco (5) e é o grande vulto sul paraibano ao lado de Garcia Rodrigues e Anchieta, que comprou terras na Santa Cruz de Sebollas para plantar cereais para sua Casa de Misericórdia, do Rio. Os pesquisadores e escribas só falam de ouro, joias, especiarias, escudos e não exaltam o melhor da Vida. Crescer.
           Uso e expressão de Drumond – sem encher a pança não tem vida, e, no Meio do Caminho tinha uma pedra, logo, varias – Paraibuna, Itacolomi, Tocaia, Monte Cristo e Paraíba, que no Dicionário do Biscainho Anchieta, significa - Peixe separado ou quase morto ou podre, para ser comido. São mais de 300 anos, e pouca gente reconhece o Maior Valor desta Terra, que nos deu o Ouro Vegetal (Café) o Tropeiro, Pontes, Trem de Ferro, Independência, República, Liberdade e Glórias.

            .*Dr. Antônio Maximiano de Oliveira, Membro - fundador do Comitê pela Paz - COMPAZ e do Jornal/Revista FOLHA CULTURAL e ex - Presidente do Conselho Municipal de Cultura - Três Rios- Rio de Janeiro-Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Sobre a ARTE/ A Arte - é Amorosa. Vive em Amorosidade! Só há Progresso na Vida Interior através do melhor Convívio com a Arte (*WRA/fev. ...