terça-feira, 8 de agosto de 2017

Pelas Bandas do Paraíba... * Dr. Max.


         A vinda da Corte Real, em novembro de 1808 com pletora de áulicos palacianos de Vinte Mil, aumentou o auge do comando político e econômico da VELHA PROVÍNCIA abastecendo a Metrópole com cargas de suínos, carne de sal, batatas, aboboras, quiabo, milho, feijão, açúcar, mamona do azeite para os lampiões e veladores e farinha, graças ao CAMINHO NOVO do Garcia e Tiradentes, chegando antes aos Mineiros. Os homens fortes passaram a influir nos negócios do Estado.
        Tiramorros, famoso Capitão de Sebollas e Bemposta, filho de Ana Mariana Barbosa de Matos, predileta do ALFERES XAVIER é como este nomeado Fiscal do dito CAMINHO, desde o Registro de Paraibuna, da família Alves Freitas Belo, do Caxias, e facilita o trafego pela Estrada, agora Real. Cristóvão Rodrigues de Andrade, este se juntou com os Barroso, e casado com Ana Esméria de Ponte França, de Paty de Sacra Família, e Venância de Jesus, de Sebollas fixam a hegemonia com a sesmaria de Entre- Rios, de 1817, e apoiam o FICO e a Independência de 1822. Ajudam aos Ponte,  de Mont’ Serrat, ( no hoje Município de Com. Levy Gasparian/RJ), de 1824, e Mauá de 1842, rebelam contra D. Pedro I e prepara a Abdicação em 1831.
            Rivalizam com o Capitão Tiramorros a EMANCIPAÇÃO, em 15 de Janeiro de 1833, e conseguem dois Regentes – Brigadeiro Lima e Silva, pai de Caxias, e Senador Vergueiro, de IPIABAS e São Paulo. Depois com o Regente Feijó – Trino e Uno, a Maioridade do Segundo Pedro, e, com o Conde de Lajes, Fernandes Pinheiro, Avelar, Ottoni, Mauá, Koelher, Mariano Procópio, o Macadame e o Trem de Ferro (1856-1867).
          Já são 182; mais de Século e meio de anos, e mais de 300 de Fundação. Parabéns!.


                                                       *Dr. Antônio Maximiano de Oliveira     
                                                   Membro - fundador do COMPAZ/Folha Cultural.
                                                   Ex - Presidente do Conselho Municipal de Cultura

                                                            Três Rios- Rio de Janeiro-Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...