quinta-feira, 10 de março de 2016

UNESCO: Nova administração do Centro ‘Lúcio Costa’ beneficiará patrimônio de 17 Países.

O Centro Lúcio Costa, organismo responsável pela Capacitação em Gestão do Patrimônio, passa a ter governança por meio de cooperação internacional a partir do final de novembro de 2015. Anteriormente gerido apenas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no Brasil (Iphan), o Centro passa agora a ser administrado por um Conselho multilateral, o que possibilitará o incremento do intercâmbio entre os Países envolvidos.
A reunião que encerra o ciclo de instalação das instâncias multilaterais de governança do Centro Lúcio Costa é promovida pelo Iphan juntamente UNESCO no Brasil e aconteceu nesta quinta e sexta-feira (26 e 27 de Nov. de 2015), no Paço Imperial, no Rio de Janeiro. O encontro teve a participação de delegados de sete países: Equador, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Moçambique, Peru e Uruguai.
O Brasil também está representado por representantes da UNESCO no Brasil, do Ministério da Cultura (MinC), do Ministério de Relações Exteriores (MRE), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela presidenta do Iphan, Jurema Machado.
Na pauta de debate estão os seguintes assuntos: apresentação dos pontos-focais dos Países -membros, a apresentação do relatório de atividades de 2010 a 2015 e, também, a composição e a instalação do Conselho Diretor, do Comitê Executivo e nomeação do Diretor do Centro, para a Gestão dos próximos dois anos.
Criado a partir do acordo firmado entre o Governo do Brasil e a UNESCO, em 2010, O Centro tem como metas ampliar a capacidade de Gestão do Patrimônio Cultural e Natural e promover a cooperação no âmbito da sua região de abrangência, composta por 17 países de língua oficial portuguesa e espanhola da América do Sul, África e Ásia. Via UNIC/Rio para COMPAZ/FOLHA CULTURAL-FC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O quanto a Arte é necessária, todos devemos saber; o manter a Comunidade Humana e seu Processo Civilizatório e sua Causa. * FC/WRA. (…) Pa...