quinta-feira, 8 de setembro de 2016



Jornalista cria projeto ‘Flores para os Refugiados’ em SP

  • Publicado em 22/08/2016
        Jornalista brasileira, Kety Shapazian e sua filha, Gabriela, de 16 anos, criaram Projeto de arranjos de flores em São Paulo cujo objetivo é arrecadar fundos para a Causa dos Refugiados. Iniciativa foi apresentada durante encerramento do programa “Empoeirando Refugiadas”, uma parceria da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR)  e o Pacto Global Brasil. A jornalista brasileira Kety Shapazian costuma ser questionada sobre sua decisão de levar consigo sua única filha, Gabriela, de 16 anos, para sua jornada de trabalho voluntário na Grécia. Com serenidade, ela explica que sempre fez viagens “fora de zonas de conforto” com a filha, como um trajeto turístico pelo Canadá em trailer. No final Junho, Kety fez um breve relato em São Paulo sobre seu Projeto durante evento de encerramento do programa “empoeirando Refugiadas”,  uma parceria da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e do Pacto Global Brasil para capacitar cerca de 30 mulheres e sensibilizar o Setor privado para a contratação dessa mão de obra.


De um símbolo deste Século XXI, a história já esta  cobrando para todos Nós do Planeta (Wilson Rodrigues de Andrade/ Prod. Editorial/FC.
         
        Kety contou que sua filha fala inglês, tem noções de gerenciamento de finanças e conheceu diversos Países. Já se mostrava preparada para uma Missão mais ambiciosa que amadureceu durante uma experiência em Lesbos, Cidade que concentra refugiados que atravessam o Mar Mediterrâneo. “A própria Gabi me disse que ao final daquela experiência não queria ser a mesma pessoa de antes”. Gabriela retornou sozinha à Grécia, durante as férias escolares, para trabalhar com refugiados no Porto de Atenas. Já tem, inclusive, plano para 2017: auxiliar na ajuda humanitária em Campos de refugiados de Líbano, Turquia ou Calais, na França, por até quatro meses.
        A jornalista, que chegou a cobrir as revoltas da Primavera Árabe no Oriente Médio, criou em São Paulo o projeto “Flores para os Refugiados”, que se consiste na produção e venda de arranjos de flores, com lucro destinado diretamente à causa dos deslocados na Europa. Nos fins de semana, Kety costuma armar uma pequena barraca na entrada do Armazém da Cidade, Feira cultural na Vila Madalena, na Capital paulista. Desse Projeto saíram recursos para Gabriela levar consigo na última jornada a Atenas, livros para serem oferecidos às crianças e adolescentes refugiadas. “As pessoas são valiosas demais para ficarem paralisadas em campos de refugiados ou sem eira nem beira”, afirmou Kety durante o evento. (Via -UNIC-Rio/COMPAZ-FC.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Ariano Suassuna… "O Mundo é um livro imenso, que Deus desdobra aos olhos do Poeta! Pela criação visível, fala o Divino invisível, sua...