sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Via UNIC-Rio/ COMPAZ/FC.

Chefe da ONU anuncia criação de primeiro Painel de Alto Nível sobre empoderamento econômico feminino

Primeiro encontro debaterá ações de combate às desigualdades de gênero e promoverá a liderança feminina na economia. Criação do Painel foi anunciada durante o Fórum Econômico Mundial.
Mulheres se envolvem em atividades produtivas no Zimbábue. Foto: ONU Mulheres
Mulheres se envolvem em atividades produtivas no Zimbábue. Foto: ONU Mulheres
Em meio aos eventos do Fórum Econômico Mundial, em Davos, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon,anunciou, nesta quinta-feira (21), a criação do primeiro Painel de Alto Nível sobre Empoderamento Econômico Feminino. A iniciativa pretende debater e mobilizar ações concretas para combater desigualdades de gênero e promover a liderança das mulheres na economia. O encontro inaugural do Painel está previsto para março desse ano, durante a 60ª sessão da Comissão sobre o Status da Mulher, na sede da ONU, em Nova York.
De acordo com a ONU Mulheres, o Painel vai oferecer recomendações para a implementação da Agenda 2030, a fim de garantir a melhoria dos benefícios econômicos para as mulheres e estimular a participação feminina na busca por um crescimento sustentável, inclusivo e atento ao meio ambiente. “O empoderamento das mulheres do mundo é um imperativo global”, afirmou Ban Ki-moon.
O encontro de alto nível é apoiado pelo Reino Unido, pelo Grupo Banco Mundial e pela ONU Mulheres e será codirigido pelo presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Solis, e pela chefe executiva da IKEA na Suíça, Simona Scarpaleggia. O Painel vai reunir personalidades envolvidas nas luta de igualdade e de gênero, especialistas econômicos, pesquisadores, líderes de sindicatos e representantes de empresas e governos.
“Investir em meninas e mulheres não diz respeito apenas aos direitos humanos básicos, diz respeito à liberação plena do potencial de metade da população mundial”, disse a secretária de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido, Justine Greening. “Economias fortes precisam da contribuição de todos – incluindo as mulheres – e esse painel vai liderar um movimento para colocar o empoderamento econômico das mulheres na agenda global como jamais aconteceu”.
No mesmo dia, o chefe da ONU também definiu os membros de um Grupo Consultivo de Alto Nível que vai auxiliar o secretário-geral na implementação da Estratégia Global para a Saúde das Mulheres, das Crianças e dos Adolescentes. O projeto, liderado pela presidente chilena, Michelle Bachelet, e pelo primeiro-ministro etíope, Hailemariam Desalegn, quer acabar com todas as mortes evitáveis entre essas populações até 2030.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O quanto a Arte é necessária, todos devemos saber; o manter a Comunidade Humana e seu Processo Civilizatório e sua Causa. * FC/WRA. (…) Pa...