quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019


Pessoas – Água, Saneamento e Saúde no 8º Fórum Mundial da Água.


             O acesso à Água potável e ao Saneamento Básico constitui um direito humano essencial, conforme declaração da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), já que responde pela garantia de Vida e Saúde das populações. Além disso, a tarefa de garantir a disponibilidade e o manejo sustentável da água e do esgotamento sanitário para todos foi constitui um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 6), estabelecido para 2030. O desafio que significa o atingimento dessa meta em pouco mais que uma Década demandará um esforço extraordinário dos Países, das instituições multilaterais envolvidas com a temática e da Sociedade em geral. Para tanto, faz-se necessário explorar novas formas de superação dos obstáculos existentes, sejam eles de natureza técnica, financeira, de arranjos institucionais e de formas de Cooperação entre Países.

Em plataforma global, UNESCO divulga informações sobre uso de recursos hídricos. Publicado em 21/02/2017

           O Programa Hidrológico Internacional da UNESCO lançou recentemente uma nova plataforma online e aberta com dados sobre ciclos da água, bacias hidrográficas, pluviometria, reservatórios de lençóis freáticos, irrigação e outros temas. Portal permite a usuários criar mapas personalizados com conteúdos sobre diferentes regiões do mundo e informações atualizadas sobre abastecimento, consumo, clima, desafios ecológicos e riscos de desastres.
             Para divulgar informações sobre o uso dos recursos hídricos no mundo, o Programa Hidrológico Internacional — da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) — lançou uma plataforma online e aberta com dados sobre ciclos da água, bacias hidrográficas, pluviometria, reservatórios de lençóis freáticos, irrigação, entre outros temas.
Chamado Water Information Network System (WINS) — ou Sistema de Rede de Informação de Água, em tradução livre —, o Portal começou a funcionar ao final de Janeiro (31/2017). A Página permite a usuários criar mapas personalizados com conteúdos sobre diferentes regiões e países e informações atualizadas sobre abastecimento, consumo, clima, desafios ecológicos, riscos de desastres e outras áreas de conhecimento. A plataforma também oferece espaços virtuais para discussões entre especialistas, representantes de instituições e decisores políticos. O objetivo é contribuir para a cooperação interdisciplinar e para a criação de Redes de interesse no âmbito global. O WINS é alimentado com os conteúdos cientificamente válidos disponibilizados por fontes como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Programa conjunto de monitoramento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Divisão Estatística da ONU (UNSTAT) e outros parceiros. O Sistema também apresenta iniciativas da UNESCO relacionadas à água, em especial projetos voltados para a conservação do Patrimônio mundial, das reservas da biosfera e dos geoparques globais reconhecidos pela agência da ONU. Acesse o WINS clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O quanto a Arte é necessária, todos devemos saber; o manter a Comunidade Humana e seu Processo Civilizatório e sua Causa. * FC/WRA. (…) Pa...