sexta-feira, 5 de maio de 2017




Histórico: Por uma Sociedade Sustentável/ 


                   Nos anos de 1960, teve início um amplo debate no âmbito mundial referente aos destinos da Humanidade. As constatações  eram que poderíamos  destruir a Terra e que  os hábitos  imediatistas e do individualismo crescente dificultava a convivência  social e consequentemente a solidariedade. Porém, frente a essa realidade, foram gerados novos Movimentos Sociais cujas visões de mundo se propuseram a redefinir o Processo de Relações Humanas no que concerne a integração com a Natureza.
        Diante dessa nova forma de conceber a Humanidade, vivendo com dignidade e simplicidade, na Década de 1970, foi pensado um modelo de desenvolvimento e de organização social que garantisse a perpetuação e a preservação da vida planetária; e surge o denominado: Desenvolvimento Sustentável. Como colocar agir  e realizar as ações – existem muitas propostas, mas todas partem dos mesmos princípios : cuidado com os ecossistemas e sua dinâmica, rever sempre o quadro de degradação  nas localidades e no âmbito global; uso racional dos bens  naturais,  garantir com esta atitude  a satisfação das necessidades  humanas sem colocar em risco as demais espécies ; planejamento das Cidades e da produção, evitar  o caos  urbano e o esvaziamento do Campo;  respeitar  a Diversidade Cultural e a soberania dos Povos; promoção da Cidadania e da eqüidade social
(ter disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um); e, participação ativa de todos os setores da Sociedade na busca pela Sustentabilidade.
         
        Os conceitos de Ecologia integral e de Sociedade Sustentável somente se tornarão realidade no momento em que mudarmos nossa forma de pensar e Agir individualmente, e no seio de nossas Comunidades, e nosso grau de envolvimento para com a preservação mútua e de nosso Planeta. (Pesquisa e organização de texto de: Wilson Rodrigues de Andrade / Sec.- Geral do COMPAZ)      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O quanto a Arte é necessária, todos devemos saber; o manter a Comunidade Humana e seu Processo Civilizatório e sua Causa. * FC/WRA. (…) Pa...