quarta-feira, 15 de março de 2017



Comitê pela PAZ/ COMPAZ – Organização da Sociedade Civil Não -Governamental/ONG. Pacifista-Cultural – Entidade em Condições de Defesa e Apoio ao Interesse Público e/ou Privado do Centro - Sul Fluminense, Vale do Paraíba do Sul (RJ/SP/MG) e seu entorno. Três Rios, Estado do Rio de Janeiro, Brasil.



Conceituação, abrangência, composição e forma de atuação e               Município/Sede do COMPAZ:
   
    O PACIFISMO teoria ou prática política - social; os que defendem a resolução dos conflitos internacionais – quanto ao desarmamento de Países e, por consequência, a Paz universal. Os que nutrem Amor à Paz. Os PACIFISTAS – os que visam apoiar e promover o Pacifismo – modo de defender: a Causa no âmbito: Ambiental; da Diversidade sócio-artística - cultural, da Dignidade da Vida das Pessoas.

Defender o Pacifismo – é também avançar na vigilância Cidadã (pela Ação das Políticas Pública...). E, manter-se vigilante, no sentido de termos posicionamento Justo/Fraterno e Produtivo. O Pacifismo - Cultural - É o reafirmar envolvimento consciente, e no desejo de contribuir, apoiar e promover a Construção da ‘tecnologia social’ – o compartilhar – o não fechar, mais sim, o despertar de oportunidades permanentes da Comunidade: Seus Conteúdos, suas Manifestações e suas Expressões – para Promoção da Produção do Potencial local; com Visão Igualitária e Solidária - o congregar sustentável no relacionamento pleno do envolvimento Sócio - Artística - Cultural; no incorporar novos Valores positivos, e o Bem-Estar – Vida saudável para todos, com alegria e prosperidade, e pela qualidade para seus Membros.
 Na busca da definição de PAZ, a Carta da Terra, Documento oriundo da ECO’ 92 – assim nos mostra: “ A PAZ é a plenitude que  resume das Relações corretas contigo mesmo, com  outras Pessoas, com  outras Culturas, com outras Vidas, com a Terra e com o Todo do qual Somos  parte”. – fica evidente, Paz não é um dado que existe em si. PAZ é resultado, também, de Relações corretas com as diferentes realidades. Portanto, sem estas corretas Relações (isto é, através de justiça), jamais  desfrutarão de PAZ.

      
     (*) Nós do Comitê pela PAZ/ COMPAZ – Diretores, Coordenadores de Núcleos, Setores e Divisões; Colaboradores e Parceiros Afins, Associados, Assistidos e Simpatizantes; partindo do desafio de incentivar Caminhos para o Desenvolvimento e Apoio com Visão empreendedora, todos inseridos no Processo de Inclusão do Setor da Economia Criativa/EC, e Economia Solidária/ES e Multicultural – na busca de agregar Valor no elenco de Projetos e Programas e de Marcas arroladas. E, também o compromisso com o resgate de princípios, costumes, e apoio no exercício do serviço humanitário em nossas Localidades, e em toda parte. Portanto, proporcionar relacionamento para a Promoção, Mobilização e Bem-Estar – que desde a criação, em 17 de Agosto de 1985, seguimos o propósito do pensamento colaborativo, coletivo e participativo junto à Comunidade/Alvo – a partir do Município/Sede - Três Rios- Estado do Rio de Janeiro e seu entorno, através do referencial e potencial produtivo sócio – artístico - histórico e turístico - cultural, e o fomentar iniciativas das Localidades; e assim, estabelecer entendimento mútuo.  
     Nossa Tarefa Na medida em que nossa meta e finalidade abarcam os reclames globais consideramos que através da Cooperação pela Cultura de Paz, criar condições de colocar em prática Projetos e Programas – ao consciente  momento de nossa Causa; pois, quando pode ser dividida, o sucesso consegue multiplicar-se. Portanto, ao partirmos da prática da Gestão do Conhecimento/GC. – conceito que cria rotinas e sistemas para facilitar o crescimento e o compartilhar conhecimentos entre Colaboradores em nossa ONG. Pacifista-Cultural, e, no buscar saídas e alternativas com continuidade, e não, e tão somente Resultados.     
   Provocar consciência crítica através da CULTURA – manifestação por excelência do Ser Humano – o seu Território, estimular as ARTES, seus produtores e promover Desenvolvimento e seu relacionamento, avançar na Ação/Cidadã diante, também, da Política Pública do Setor, e motivar nossos envolvidos e suas Localidades na Região/Alvo.
     Como colaborar por um Mundo ambiental, social e economicamente Sustentável – Abrir Caminhos para o permanente Diálogo e para a Conscientização, a partir do Conhecimento pelas experiências e pelo processo dialético – aprendizado constante na construção do melhor possível –, na manutenção da Paz para nossa Comunidade/Alvo, e para toda parte; e deste modo proporcionar entusiasmo saudável aos que promovem o pacifismo - cultural mundo afora...


         (*) Visar entendimento mútuo – no pleno exercer o Amor, a Ordem e a Boa- Vontade. Tornar o facilitador da Paz entre os Povos. Portanto, ‘Pensar globalmente e Agir localmente’ (em nosso quintal, deve ser nosso desafio permanente). Não precisamos pensar em transforma o Planeta, e sim, proteger, preservar, manter a Vida!  Nossa Vida! Apoiar a Arte de Viver sem atritos desnecessários; Viver para o fortalecimento de nossa espiritualidade, proporcionar a constante geração de novos Conhecimentos através do intercâmbio educativo - artístico - cultural; apoiar e proporcionar condições de mais Criadores e menos Consumidores para o Desenvolvimento e construção da Vida plena.   
Promover o Bem-Estar –Vida para todos – a partir do Setor Educacional e ao passar pela Proteção e Preservação do Patrimônio Cultural e Artístico e Ambiental,  e, no conquistar e fortalecer exercício de Cidadania plena; tal como ao entusiasmo positivo para os que venham colaborar nesta Jornada. Congregar alegria e prosperidade com Paz.  (Pesquisa e organização Editorial de Texto/Wilson Rodrigues de Andrade. Membro -fundador e Secretario- Geral do COMPAZTR.
  
 ... Todas as graças da Mente e do Coração se escapam quando o propósito não é firme.
                                                                                                W. Shakespeare.                    

Comitê pela PAZ/COMPAZ - desde, 1985 - pela Cultural de PAZ =====================      Preserve Conosco essa Ideia Cultural.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...