quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017





 
 
                                                                      
________________________________________________________________________________________

      Reflexão. Processo Produtivo da Cultura.



 

       A Promoção da Diversidade passa pelo reconhecimento dos Direitos ao Convívio Cultural /Declaração Universal dos Direitos Humanos/ONU.
   Consagrada no contexto da liberdade de Expressão, oportunidade de Dialogo, também o Direito ao saber sobre nossa ancestralidade – os meios e espaços para a criatividade e o Processo de inovação; combinar o passado para inovar o futuro de forma intercultural e permanente – o ecológico e sua tecnologia, e o Dialogar com o saber fazer da Vida e pela Vida de todos.
Vivemos um movimento intenso de culturalização em toda parte, o procurar preservar nosso manancial cultural – este passa por períodos necessários no campo civilizatório. Portanto, em nosso território, a Cultura vive no Processo de fortalecimento do cenário  de regionalidade cidadã plena, e o conseqüente Desenvolvimento e dos meios para a Sustentabilidade e Bem-Estar de suas Comunidades e Localidades.
    O Debate público deve demonstrar que a Qualidade de Vida não pode ser vista, tão somente, na ótica do Desenvolvimento econômico, mas como apropriação continua do Patrimônio Material e Imaterial, esse pelos Cidadãos e Cidadãs; e a criação do rico imaginário de nosso Povo multiétnico, com excelência e potencialidade no produzir; a partir da Diversidade Cultural.
  A palavra ‘Diversidade’, é forte, remete-nos a territorialidade, pois cada vez esta Diversidade se dá mais por territórios, de pertencimento, e não por Localidade ou Comunidade fechadas. No expandir-se há de se comparar o seu rico Conteúdo. Há necessidade de leis de incentivo direcionada a criação de condições para o Desenvolvimento no Processo dos Setores da Economia Criativa/EC, Economia Solidária/ES, no fazer Cultural em curso, e suas ramificações – o acompanhar suas mudanças, com efetivo fortalecimento das Sociedades Civil/ ONGs. Afins, e seu dinamismo; a partir das conquistas já alcançadas, e cabendo ao Agente público, assim procederem também.  Diversidade Cultural passa a compor Estratégia de mudanças e de construção de novos Paradigmas no aspecto populacional e suas manifestações e conteúdos de suas expressões. Documento da UNESCO/ Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura, afirma que tão importante quanto o processo democrático e as oportunidades econômicas – é a Diversidade Cultural. De: Wilson Rodrigues de Andrade/ Produtor Editorial da Folha Cultural/FC. 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Fest' Art. Vale/ *F C / Festival Show de Artes pela Cultura de PAZ / COMPAZ *Folha Cultural / NaArt - Vale + Parceiros Afins. (Equipes...