quarta-feira, 18 de maio de 2016

No Dia Internacional dos Museus, ONU destaca importância desses espaços para a Cultura. Publicado em 18/05/2016 / UNIC-Rio.

A ONU lembra em 18 de maio o Dia Internacional dos Museus, e destaca a importância desses espaços para a promoção do diálogo e do desenvolvimento cultural.
Segundo a Organização Não- Governamental Conselho Internacional dos Museus, a adesão ao evento tem aumentado entre os museus de todo o mundo, sendo que em 2015, mais de 35 mil museus de cerca, de 145 Países participaram das celebrações.

Museu Sacro-histórico de Tiradentes, em Sebollas, Distrito de Paraíba do Sul- Estado do Rio de Janeiro-Brasil

...Trilha da Liberdade...
Fazer o trajeto da Estrada Real, o Caminho Novo e o Caminho do Meio – experiência  de muitos, em nossos dias, roteiro- aventura e turístico- cultural; sentimento dos envolvidos com a história. Traçado de nosso Povo.
        Povoado ao longo do percurso emociona os viajantes: e –, em Sebollas, é certamente o lugar que mais impressiona pela exuberância da localidade, o seu povo gentil e hospitaleiro. Aqui se sente o clima da história.
      O Museu Sacro - Histórico de Tiradentes ( localizado no Paço Cultural/Memorial – em Sebollas) , 0 Alferes  Xavier , a casa de sua amada  Anna Mariana Barboza, retratada em Quadro na entrada do rústico imóvel . Seu desejo foi atendido ( a perna de Tiradentes ) ,enterrada junto a seu corpo .

         “Generosidade de um povo, traços de uma Época emblemática para a posteridade/ Reencontrar no alvorecer da Paz. /Brisa, eloquente clima recanto do estandarte  amado / Na suave relva que saudade traz. Trilha da Liberdade (WRA/Fev.12)   

A ONU lembra em 18 de Maio o Dia Internacional dos Museus, e destaca a importância desses espaços na promoção do diálogo e do desenvolvimento cultural. Segundo a Organização Não-Governamental Conselho Internacional dos Museus, a adesão ao evento tem aumentado entre os Museus de todo o mundo, sendo que em 2015, mais de 35 mil Museus de cerca, de 145 Países participaram das celebrações.
O Dia Internacional dos Museus foi estabelecido em 1977, com a adoção de uma resolução da Assembleia Geral do Conselho Internacional dos Museus, em Moscou, na Rússia, para criar um evento anual “com o objetivo de avançar na unificação de aspirações criativas e no esforço de atrair a atenção do público para sua atividade”. Neste dia, os Museus participantes organizam eventos e atividades relacionadas ao assunto.
O Tema de 2016: “Museus e Paisagens Culturais”, contemplam natureza e história.  Tem por objetivo reconhecer que os indivíduos e as comunidades não são os únicos responsáveis por proteger e melhorar as paisagens culturais. Essa tarefa também é dos Museus, em seu papel de guardiões do legado material e imaterial de tais territórios.
Os museus sempre ocuparam um lugar vital na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Em novembro de 2015, a 38ª Conferência Geral da UNESCO adotou de forma unânime a recomendação relacionada à Proteção e Promoção de Museus e Coleções. Esse instrumento reflete o compromisso da Agência e seus Estados-membros em promover o papel e a diversidade dos Museus e Coleções, em consonância com a missão do Dia Internacional dos Museus.

Com o objetivo de aumentar a difusão da recomendação, a UNESCO está organizando um Fórum de Alto Nível sobre Museus, que ocorrerá na cidade de Shenzhen, na China, em 2016. O fórum servirá como um laboratório de ideias que ajudará a gerar abordagens sobre inovação e planos de ação para fortalecer o papel dos museus como vetores para o diálogo intercultural e o Desenvolvimento Sustentável. UNIC-Rio-C/Folha Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Ariano Suassuna… "O Mundo é um livro imenso, que Deus desdobra aos olhos do Poeta! Pela criação visível, fala o Divino invisível, sua...