sexta-feira, 12 de agosto de 2016


 Via UNIC-Rio/COMPAZ/FC.

‘Jovens estão tradicionalmente na vanguarda’, diz Ban Ki-moon

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lembrou nesta sexta-feira (12) – quando é marcado globalmente o Dia Internacional da Juventude – que os jovens estão tradicionalmente na vanguarda, e a juventude de hoje tem mais informação do que qualquer outra geração passada. “Seu dinamismo, criatividade e idealismo podem se combinar para adequar atitudes frente às demandas e ajudar a criar indústrias mais sustentáveis”, exemplificou.
Os jovens já influenciam o modo como o mundo produz, distribui e consome, destacou Ban, por meio do empreendedorismo verde e ao idealizar produtos e serviços sustentáveis. “Como consumidores conscientes, os jovens lideram a mudança para padrões de consumo mais justos, igualitários e sustentáveis.”
Confira a mensagem na íntegra:

Mensagem para o Dia Internacional da Juventude

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em 12 de agosto de 2016
Os jovens do mundo – que compõem a maior geração da juventude na história – podem liderar um esforço global para quebrar os padrões do passado e colocar o mundo na direção de um futuro mais sustentável.
A população jovem é diretamente afetada pelas contradições trágicas que prevalecem hoje: entre a pobreza abjeta e a riqueza ostentosa, a fome persistente e o desperdício vergonhoso de comida, recursos naturais abundantes e indústrias poluentes. A juventude pode apresentar soluções para essas questões que se encontram no coração da Agenda 2030 pelo Desenvolvimento Sustentável.
Neste primeiro ano do plano de 15 anos para um futuro mais saudável, mais seguro e mais justo, contamos com o engajamento ativo dos jovens do mundo para transformar a produção e o consumo de bens e serviços para que estes supram as necessidades básicas e aspirações das pessoas mais pobres do mundo sem sobrecarregar ecossistemas já desgastados.
Os jovens estão tradicionalmente na vanguarda, e a juventude de hoje tem mais informação do que qualquer outra geração passada. Seu dinamismo, criatividade e idealismo podem se combinar para adequar atitudes frente às demandas e ajudar a criar indústrias mais sustentáveis.
Os jovens já influenciam o modo como o mundo produz, distribui e consome por meio do empreendedorismo verde e ao idealizar produtos e serviços sustentáveis. Como consumidores conscientes, os jovens lideram a mudança para padrões de consumo mais justos, igualitários e sustentáveis.
Os jovens são defensores poderosos e eficazes da reciclagem, da reutilização e do limite de resíduos, e estão liderando inovações tecnológicas para promover uma economia de eficiência dos recursos.
Quando investimos na juventude, ela pode contribuir para a formação de novos mercados, trabalho decente, comércio justo, moradia, transporte e turismo sustentáveis, entre outras oportunidades que beneficiam o planeta e as pessoas.
Sinto orgulho pelas Nações Unidas estarem ativamente engajadas no apoio a jovens líderes que podem realizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo o Objetivo 12 sobre padrões de produção e consumo.
Encorajo toda a juventude a se envolver com o avanço dos ODS e com a cobrança de ação de seus governos. Meu Enviado da Juventude está ansioso para conectá-los a nossas campanhas, que estão sendo realizadas em todo o Sistema das Nações Unidas.
No Dia Internacional da Juventude, conclamo a todas e todos a se unirem a essa empreitada global para o progresso. Vamos empoderar os jovens com os recursos, o apoio e o espaço que eles precisam para criar mudanças duradouras em nosso mundo.

ONU debate Agenda para 2030 com jovens no Rio de Janeiro

ONU Brasil e Fiocruz celebram Dia Internacional da Juventude na segunda-feira (15) com uma roda de conversa com jovens de vários perfis sociais de todo o Brasil e altos dirigentes da ONU. Aproveitando a Rio 2016, o tema deste ano é “Juventudes, Esporte e Desenvolvimento: Rota para 2030”. O encontro poderá ser acompanhado pela Internet. Todos os detalhes, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O quanto a Arte é necessária, todos devemos saber; o manter a Comunidade Humana e seu Processo Civilizatório e sua Causa. * FC/WRA. (…) Pa...