sexta-feira, 22 de julho de 2016

Folha Cultural/ Jornalismo Pacifista-Cultural


“A PAZ – é um trabalho de todos, e de todos os Dias... É um Projeto que deve ser  construído diariamente até que todos  se conscientizem que não é possível  continuar depredando o Planeta, nosso Mundo, e assim provocar uma situação  de insustentabilidade e de não - permanência da Vida, e não somente de nossa Vida Humana, mas de todo  o Planeta..” De. José Cândido Portinari Filho – único herdeiro de PORTINARI  “ Guerra e PAZ” Obra de  Arte Moderna  doada à Organização das Nações Unidas/ONU – em 06 de Setembro de 1957 /COMPAZ/FC./2016.

Arquivos de Niemeyer e documentos de D. Pedro II são inscritos no: Registro Memória do Mundo da UNESCO.

Uma Coleção com 8.927 documentos, álbuns e desenhos técnicos do Arquivo Oscar Niemeyer e o Patrimônio documental de viagens do Imperador D. Pedro II no Brasil e n o Exterior estão entre as 54 novas inscrições no: Registro do Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura/UNESCO. Ambas foram aprovadas em, 18 de Junho de 2013, pela Diretora - Geral da Agência, Irina Bokova.
As duas propostas apresentadas pelo Brasil foram analisadas pelo Comitê Consultivo Internacional do Programa de Registros, que na ocasião estava reunido em Gwangju, Coreia do Sul, de 18 a 21 de Junho de 2013.    
Conforme a proposta de inscrição encaminhada pelo Brasil à UNESCO, o patrimônio documental de Niemeyer, este falecido em 2012, forma um valioso registro da Obra de um Artista que transformou a arquitetura do Século XX no Mundo. Os esboços e álbuns são documentos originais, raros e, principalmente, únicos.
A Coleção de documentos de D. Pedro II – se refere a registros de viagens do Imperador realizadas entre, 1840 e 1913. D. Pedro II  ao longo dos 49 anos do seu governo, percorreu o nosso Pais e quatro continentes, permitindo-lhe experimentar novas terras e culturas. De acordo com a UNESCO, esses Documentos foram escritos ou recebidos por D. Pedro II, durante um período de profundas mudanças históricas, que mais tarde se tornariam as mais modernas referências culturais.

A Agência da ONU avalia que essas Declarações não só revelam aspectos do pensamento, de descobertas científicas, da Diversidade Cultural e das paixões políticas, mas também permitem analisar as relações diplomáticas do Brasil. Via UNESCO/FC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O quanto a Arte é necessária, todos devemos saber; o manter a Comunidade Humana e seu Processo Civilizatório e sua Causa. * FC/WRA. (…) Pa...