domingo, 20 de dezembro de 2015

Identificando o Preconceito...


         Há tempos eu e muitos de Nós observamos que a miscigenação do Mundo é inevitável. Do mesmo modo que o Ecumenismo dos Corações deverá caminhar para o bom momento nos tempos vindouros da Humanidade.
        As criaturas – nós os co – criadores, não sobrevivem no isolamento. O grande e legítimo anseio é a confraternização geral.  Esta que ignora fronteiras, e segue unindo, apesar dos retrocessos constantes – étnicos e conceitos geográficos, de sociologia e filosofia, religiões, nações, enfim, seres humanos e espirituais. Jesus o Cristo Ecumênico, em sua passagem pela Terra, propagou para todos, que esse é o Caminho...
         O Brasil, Coração do Mundo, com grandes deficiências, mesmo assim incentiva e trabalha pelo respeito às diferenças.
         Um passo para que haja Consciência Humana e Fraternidade mútua é o reconhecimento do preconceito; às vezes velado, que a maioria nem percebe que pratica. O Professor doutor Kabengele Munanga, antropólogo do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo/Brasil, em um programa de TV, comentou: “Como o próprio termo diz, preconceito é um julgamento preconcebido sobre os outros, os diferentes, sobre os quais não temos na realidade, um bom conhecimento. O preconceito é um dado  praticamente universal, porque todas as culturas o produzem. Não há uma Sociedade que não se defina em relação  às outras. E, nessa definição, nos colocamos  numa situação, achamos que somos o centro do mundo; a nossa cultura é a melhor, a nossa visão do mundo é a ideal, a nossa religião é a melhor. Assim, julgamos os outros de um modo  negativo. A matéria-prima do preconceito é a diferença”.
        É preciso desarraigá-lo, pois em seu meio surgem os mais tenebrosos tipos de perseguição, no Caminho da Sociedade Humana – dificultando o estabelecimento da Cultura de Paz no Planeta Terra.  

Andrade, Wilson Rodrigues/ Produtor Cultural –COMPAZ/Folha Cultural- Set. 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O quanto a Arte é necessária, todos devemos saber; o manter a Comunidade Humana e seu Processo Civilizatório e sua Causa. * FC/WRA. (…) Pa...