quarta-feira, 29 de abril de 2015



Realizado pelo UNICEF e Fiocruz, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o curso busca contribuir para o enfrentamento da violência vivida pelas crianças e adolescentes no ambiente familiar, escolar ou comunitário.
Foto: Rádio Agência Nacional
Foto: Rádio Agência Nacional
Todos os conselheiros e técnicos dos conselhos tutelares da cidade do Rio de Janeiro estão convidados a participar de um curso de capacitação sobre o enfrentamento da violência vivida por crianças e adolescentes no ambiente familiar, escolar ou comunitário.
Realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro, o curso busca qualificar a atuação dos Conselhos Tutelares no tema da violência interpessoal e garantir a proteção integral das crianças e adolescentes. A mesma iniciativa está sendo realizada em Maceió e São Luis, e inclui o lançamento de um publicação sobre o tema.
“Os conselhos tutelares têm um papel fundamental na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, lidando com situações de violência no dia a dia. É essencial que as equipes sejam fortalecidas para enfrentar esse desafio”, destaca Luciana Phebo, coordenadora do escritório do UNICEF no Rio de Janeiro. A iniciativa está ligada à Plataforma dos Centros Urbanos, uma parceria entre UNICEF, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes para reduzir as desigualdades dentro do próprio município que afetam a infância e a adolescência.
O curso foi preparado a partir da escuta das dificuldades e necessidades dos próprios conselheiros tutelares e técnicos. “Nossa expectativa é que os conteúdos e reflexões permitam que os conselhos possam atuar de maneira humanizada e resolutiva diante das situações de violência, envolvendo os parceiros necessários”, completa Suely Deslandes, pesquisadora da Fiocruz, uma das coordenadoras do projeto.
No Rio de Janeiro, o curso inicia esta semana com uma aula presencial, dividida em três turmas: Campo Grande (dia 27/abril), Tijuca (dia 29/abril) e Madureira (dia 04/maio). A capacitação segue então a distância por 10 semanas com um novo encontro presencial ao final. Ao todo são 110 vagas, destinadas aos conselheiros e técnicos dos 17 conselhos tutelares do município do Rio de Janeiro.
Serviço: Curso de capacitação “O Conselho Tutelar e o Enfrentamento à Violência Interpessoal”
  • Turma 1 – 27/04/15, 9h-17h, Instituto Mais Cultura, Avenida Cesário de Melo,3615, Campo Grande – RJ
  • Turma 2 – 29/04/15, 9h-17h, Teatro Bezerra de Menezes, Rua São Francisco Xavier, 609, Tijuca – RJ
  • Turma 3 – 04/05/15, 9h-17h, GRES Portela, Rua Clara Nunes, s/nº, Madureira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...