terça-feira, 3 de novembro de 2015

Via UNIC -Rio/COMPAZ-FC. Publicação: Out. 2015.

Com o tema ‘Refugiados e fronteiras brasileiras’, Cátedra Sérgio Vieira de Mello acontece em Dourados


O VI Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello – uma iniciativa do ACNUR – acontece entre os dias 07 e 10 de outubro, pela primeira vez em uma cidade do Mato Grosso do Sul.

Haitianos em São Paulo. Foto: EBC
Haitianos em São Paulo. Foto: EBC
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio da sua Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR), realiza entre os dias 07 e 10 de outubro o VI Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM). O tema do Encontro é “Refugiados e as Fronteiras Brasileiras“. O evento, que acontece pela primeira vez no Mato Grosso do Sul, ocorrerá no auditório da unidade I da UFGD (antigo CEUD), em Dourados.
A Cátedra Sérgio Vieira de Mello foi criada em 2003 pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), com o objetivo de promover o conhecimento e ações em torno da temática do refúgio e dos deslocamentos forçados, buscando estabelecer um compromisso com práticas que resultem na melhoria na condição da população deslocada vulnerável. A CSVM tem a intenção de difundir a doutrina do Direito Internacional Humanitário em centros universitários, em conjunto com governos, universidades e outras organizações internacionais.
O Seminário em Dourados (MS) contará com a presença do representante de Proteção do ACNUR no Brasil, Gabriel Godoy e do secretário nacional de Justiça e presidente do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), Beto Vasconcelos. O professor e Doutor em Ciência Política pela UFRGS, César Augusto da Silva, está à frente do evento como coordenador. A abertura do seminário, prevista para as 18hs da próxima quarta-feira (07) contará com a participação da reitora da UFGD, Liane Maria Calarge, do vice-reitor, Márcio Eduardo de Barros
O evento também proporcionará a apresentação de trabalhos acadêmicos de alunos de graduação e pós-graduação, dentro do Encontro Científico da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, que será realizado durante a programação com o objetivo de reunir, divulgar e apresentar pesquisas, concluídas ou em andamento, sobre o tema Refugiados, Direito Internacional, Migrações Internacionais Forçadas. Também será ministrado um ‘workshop’ com o tema “Política Migratória e as Universidades Brasileiras”.
Apatridia – Durante o seminário, o ACNUR e a UFGD promoverão a campanha global “I Belong (“Eu pertenço”), lançada em 2014, que busca erradicar a apatridia no mundo. Atualmente, cerca de 10 milhões de pessoas no mundo são apátridas. Nesta ação, o objetivo da campanha é coletar assinatura de apoio a uma carta aberta virtual pelo fim da apatridia no mundo.
As informações gerais e a programação do evento estão disponíveis aqui.
Saiba mais sobre a Cátedra Sérgio Vieira de Mello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O quanto a Arte é necessária, todos devemos saber; o manter a Comunidade Humana e seu Processo Civilizatório e sua Causa. * FC/WRA. (…) Pa...