quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Via UNIC-Rio/ COMPAZ-FC

Começa em Paris principal evento anual da UNESCO

Conferência Geral da UNESCO, corpo diretor da agência da ONU, acontece entre os dias 3 e 18 de novembro e reunirá todos os 195 Estados-membros da Organização.
Foto: UNESCO
Foto: UNESCO
A próxima Conferência Geral da UNESCO, corpo diretor da agência da ONU, acontece em Paris entre os dias 3 e 18 de novembro de 2015, para determinar a direção dos Programas e Atividades da Organização pelos próximos dois anos, bem como decidir sobre questões de financiamento e governança. O encontro reunirá todos os 195 Estados-membros da UNESCO.
A próxima sessão da Conferência Geral marca também o 70º aniversário da Organização e sediará o Fórum de Líderes nos dias 16 e 17 de novembro, com a participação de um número sem precedentes de chefes de Estado e de Governo. A abertura da sessão da Conferência Geral ocorreu nesta terça-feira (3).
Nesta quarta-feira (4), cerca de 70 ministros de governo revisam o marco de ação para a educação à luz dos recém-adotados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), parte da Agenda 2030 da ONU.
Antes da Conferência Geral, pela ocasião do Dia pelo Fim da Impunidade de Crimes contra Jornalistas, celebrado no último dia 2 de novembro, a diretora-geral da UNESCO lança o relatório “Tendências Mundiais em Liberdade de Expressão e Desenvolvimento da Mídia”.
Durante a próxima sessão da Conferência Geral, os 195 Estados-membros da UNESCO votarão na candidatura de Kosovo para que também se torne Estado-membro da Organização, conforme recomendado pelo Conselho Executivo da UNESCO. Os Estados-membros da UNESCO também irão considerar conceder o status de Estados Associados para a ilha caribenha de Montserrat. Saiba todos os detalhes, incluindo a programação e os eventos paralelos,clicando aqui.
Marco de Ação Educação 2030 será lançado nesta quarta-feira (4)
O Marco de Ação Educação 2030 (FFA, na sigla em inglês) será formalmente adotado e lançado durante reunião de alto nível paralela à 38ª Conferência Geral da UNESCO, também nesta quarta-feira (4).
O Marco fornece uma orientação aos países para a implementação da Agenda de Educação 2030. Ele tem o objetivo de mobilizar todos os parceiros em torno de um ambicioso objetivo e de metas de educação para os próximos 15 anos. O documento também propõe maneiras de implementação, coordenação, financiamento e revisão da Agenda de Educação 2030 – em níveis nacionais, regionais e global –, para garantir oportunidades educacionais igualitárias para todos.
Desenvolvido por meio de um processo altamente participativo, o Marco de Ação Educação 2030 teve seus principais pontos acordados pelos participantes do Fórum Mundial de Educação de Incheon, na Coreia do Sul, em maio de 2015.
A Declaração de Incheon representa o compromisso firme dos países e da comunidade de educação global com uma única agenda de educação – a Agenda de Educação 2030 – que seja holística, ambiciosa, inclusiva e audaciosa. Saiba mais sobre o Marco clicando aqui.
Em setembro deste ano, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os Estados-membros das Nações Unidas formalmente adotaram a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030, comprometidos em “fornecer educação de qualidade inclusiva e equitativa em todos os níveis – primeira infância, primária, secundária, terciária e treinamento técnico e vocacional”, frisando que todas as pessoas “devem ter acesso a oportunidades de aprendizado durante toda a vida”.
A agenda compreende os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo o Objetivo 4, sobre educação, que abarca os objetivos de educação para 2030.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O quanto a Arte é necessária, todos devemos saber; o manter a Comunidade Humana e seu Processo Civilizatório e sua Causa. * FC/WRA. (…) Pa...