terça-feira, 7 de julho de 2015

UNESCO concede Titulo. Rio- Patrimônio Paisagem Cultural Mundial
    ...País soma cerca de 20 bens naturais e culturais... (CAPA /Folha Cultural # 19)
            
  Título da UNESCO.  Rio – Patrimônio Paisagem Cultural não é vitalício...

  A primeira candidatura do Rio a Patrimônio Mundial foi apresentada em 2002, mas não foi adiante. Em setembro de 2009, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional /IPHAN, em parceria com o governo estadual, a prefeitura, a Fundação Roberto Marinho e a Associação de Empreendedores Amigos da UNESCO, entregou à Organização  o dossiê completo da intenção do Rio , justificando o valor  universal da Cidade em função da integração entre a beleza natural e seus moradores. Portanto, lá se foram duas décadas, o Rio, em 1º de julho de 2012, se tornou a primeira Cidade do mundo a receber o título  Patrimônio da Mundial como Paisagem Cultural , concedido pela  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura / UNESCO.

·         “Título chegou num momento em que o Rio de Janeiro mostra competência e capacidade de gestão para sediar eventos nacionais e internacionais” - Dilma Rousseff, Presidente da República do Brasil.
·          A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que apresentou em português a candidatura do Rio durante a Sessão realizada pela UNESCO com a participação dos 21 países que integram o Comitê, também ressaltou a responsabilidade da Cidade e do Brasil em relação ao Título. Ana de Hollanda - destaca que, a partir de agora, o IPHAN terá de enviar relatório permanente à UNESCO:
- Todos os locais mencionados na proposta de candidatura passaram a ser acompanhados pela UNESCO e nós vamos apresentar relatório dos trabalhos que forem feitos. O compromisso de manter isso é muito importante. E nós vamos honrar  esse compromisso  com a Instituição. 
       A Ministra da Cultura do Brasil Ana de Hollanda, a época – acredita que o Rio ganhou o Título não apenas pela paisagem, mas também pela forte relação entre a Cidade e seus moradores – ela acrescenta: É uma relação desenvolvida com a natureza, incorporar  um modo de vida na rotina que só o Rio tem.
     
          De acordo com Luiz Fernando de Almeida, Presidente do IPHAN, os locais que deram embasamento a conquista do Rio terão que ser preservados. Caso contrário, a Cidade pode perder o título. Para ele, preencheu-se uma lacuna na listagem do Patrimônio Mundial:
-          É um reconhecimento muito importante, se observarmos que a lista do Patrimônio Mundial representa o País, então faltava nela o Rio  de Janeiro, que representa a imagem mais difundida do patrimônio brasileiro no mundo.   

 País soma cerca de 20 bens naturais e culturais
A Coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Jurema Machado, acompanhou todas as tentativas do Rio de conquistar o título. Para ela, a Cidade ainda tem muito a fazer, como despoluir a Baía de Guanabara, reduzir a ocupação  de áreas verdes e recuperar áreas degradadas. No entanto a coordenadora reconhece o Rio como excepcional, que entre as características naturais. Os jardins de Burle Marx, no Flamengo, e o Calçadão de Copacabana, que remete às formas das ondas do mar, num toque harmônico e criativo, são exemplos disso. A Cidade, às vezes, se rende à natureza, e, por outras, interfere nela, criando uma nova natureza.
Além da paisagem cultural do Rio, O Brasil tem outros de 20 bens naturais e culturais na lista dos 911 reconhecidos  pela UNESCO. Pesquisa e Organização/ Wilson Rodrigues de Andrade para Folha Cultural.
                                                                             
        Categoria avalia relação entre homem e natureza.
  Conceito de Paisagem Cultural surgiu em 1992

  Em decisão unânime, em São Petersburgo, na Rússia, a UNESCO (em 01- 07-2012)  anunciou a honraria   de Rio Patrimônio Mundial da Paisagem Cultural
  
     A UNESCO incorporou o conceito de paisagem cultural  a suas diretrizes em  1992 e, desde então, a categoria foi incluída na lista de Patrimônio Mundial, reconhecimento instituído pela  Convenção de 1972 da  Entidade Internacional. Locais onde a interação humana com a natureza ocorre de forma  harmônica podem ser indicados ao título por meio de dossiês com argumentos que justifiquem a escolha.
   Até o momento, as regiões reconhecidas mundialmente como paisagem cultural  tiveram relação  a áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais, jardins históricos e outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo. O Rio foi à primeira cidade a se candidatar ao Título.
    O Comitê da UNESCO é composto pelas seguintes delegações: Argélia, Camboja, Colômbia, Estônia, Etiópia, França, Alemanha, Índia, Iraque, Japão, Malásia, Mali, México, Catar, Rússia, Senegal, Sérvia, África do Sul, Suíça, Tailândia, e Emirados Árabes Unidos.
    É possível haver a perda do Título caso a região contemplada não receba os cuidados adequados para a manutenção das características que a consagraram Patrimônio Mundial. Daí a importância do envio permanente de informações à UNESCO sobre a gestão das áreas.  WRA/FC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O quanto a Arte é necessária, todos devemos saber; o manter a Comunidade Humana e seu Processo Civilizatório e sua Causa. * FC/WRA. (…) Pa...