segunda-feira, 9 de maio de 2022

 O décimo quinto Congresso foi sediado pelo Governo da República da Coreia, em Seul, de 2 a 6 de maio de 2022. Os participantes do Congresso Florestal Mundial endossaram a Declaração Florestal de Seul para transmitir a necessidade urgente de ação para alcançar um ambiente verde, saudável e resiliente futuro com as florestas. O Congresso também ouviu o Chamado para Ação da Juventude e o Chamado Ministerial sobre Madeira Sustentável . Leia os textos aqui .

A República da Coreia é um país que valoriza muito suas florestas por seus importantes serviços ecossistêmicos e pela saúde e recreação, e tem muitas lições aprendidas para compartilhar com a comunidade global.

XV Congresso Florestal Mundial
Uma breve história do Congresso Florestal Mundial

Desde que o primeiro Congresso Florestal Mundial foi realizado em Roma em 1926, aproximadamente a cada seis anos, o Congresso proporciona um fórum para discussão inclusiva sobre os principais desafios e o caminho a seguir para o setor florestal. Em 1954, a FAO foi encarregada de apoiar os preparativos do Congresso, em estreita cooperação com o país anfitrião e orgulhosamente continua a fazê-lo hoje. Mais informações sobre Congressos anteriores podem ser encontradas aqui .



Sob o tema Construindo um futuro verde, saudável e resiliente com florestas, o Congresso apresentou o papel essencial das florestas na agenda global de desenvolvimento sustentável – compreendendo, entre outras coisas, a Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os Objetivos Florestais Globais, o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, a Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas e o Quadro Global de Biodiversidade pós-2020 – e identificou as principais medidas e recomendações para aprimorar esse papel. Também destacou o progresso na implementação das recomendações feitas no XIV Congresso Florestal Mundial em 2015.

Saiba mais sobre as questões temáticas que o Congresso abordou  aqui .

Acolhendo ampla participação, o Congresso teve como objetivo reunir milhares de pessoas de todas as regiões e setores, incluindo o setor público e privado, Organizações Não Governamentais (ONGs), organizações da sociedade civil (OSCs), órgãos científicos e sociedades florestais. Ao unificar um grupo tão diversificado de pessoas que se preocupam com as florestas e o meio ambiente, o Congresso incentivou discussões inclusivas, construir novas parcerias e facilitar a integração de questões florestais nas agendas globais de desenvolvimento sustentável e recuperação pós-COVID-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Ariano Suassuna… "O Mundo é um livro imenso, que Deus desdobra aos olhos do Poeta! Pela criação visível, fala o Divino invisível, sua...