sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020


S/ a Língua (Idioma) Portuguesa... 


...Num Território imenso (Brasil) onde existiam várias dezenas de dialectos (dos indígenas), os que foram levados de África (escravos) dezenas de dialectos, depois uma imigração em massa de dezenas de Países (com idiomas diferentes), o Português está sujeito a uma grande pressão.
             Agora a somar a isso está uma fraca ou inexistente escolaridade e o fato deles falarem uma linguagem tendo o português por base mostra, sem dúvida, a força da estrutura da Língua (Idioma).
              A Língua é rica em variantes / o que nos dá grandeza é essa duplicidade de falar..., de realizar..., de promover..., de buscar o melhor para nossa Gente! A Música sintetiza tudo isso.
 A força pela Cultura de PAZ. Tudo que funciona, funciona com regras... Assim é a Língua... A Língua – é uma somatória de línguas... ( maravilhosa Ideia. Idioma Lindo). Andrade, *WR/17.

 Grupo dedicado aos falantes do Idioma Português, língua falada por mais de 240 milhões de pessoas em várias partes do Mundo.

Será permitida a postagem de material referente ao idioma, notícias dos países e regiões onde se fala o idioma e dicas da gramática portuguesa!
*PAÍSES QUE TEM OFICIALMENTE A LÍNGUA PORTUGUESA E PARTICIPAM DA CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa):
Brasil, Moçambique, Angola, Portugal, Guiné Bissau, Timor Leste, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

**PAÍSES E REGIÕES QUE TEM FALANTES DO IDIOMA:
Guiné Equatorial, Macau (China), Zanzibar (Tanzânia) Goa, Diu e Damão (Índia), Malaca (Malásia), Galíza (Espanha), além de algumas regiões de Maurícia, Senegal, Sri Lanka e Uruguai



c/ Lusa
CPLP distingue António Guterres/ONU pela sua "atuação singular"
Lusa18- Jul.- 2018 | Mundo
Os Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa/CPLP atribuíram, neste dia, um Prêmio ao Secretário- Geral das Nações Unidas, António Guterres, pela sua "atuação singular" em defesa dos valores da Comunidade Lusófona e da Língua portuguesa.
A atribuição do Prêmio José Aparecido de Oliveira a António Guterres consta da Declaração de Santa Maria, aprovada na XII Cimeira de chefes de Estado e de Governo da CPLP, que decorre na ilha do Sal, em Cabo Verde.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) é premiado pela sua "atuação singular, com projeção internacional, na defesa e promoção dos princípios e valores da CPLP, bem como pelo elevado contributo na promoção e difusão da língua portuguesa".
António Guterres esteve presente na anterior cimeira da CPLP, realizada em Brasília, em novembro de 2016. Na altura, o antigo primeiro-ministro português era Presidente- eleito da ONU, cargo que assumiu em 01 de Janeiro do ano seguinte.





 “A Vida não vingou no Planeta através do combate, mas através da Parceria, do Compartilhamento e do Trabalho em Rede.”  Fritjof Capra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...