segunda-feira, 20 de agosto de 2018


 Kofi Annan, Secretário - Geral da ONU Evolução Diplomática  pela PAZ...


Kofi Annan - Organização das Nações Unidas/ONU - entre 1997 e 2006, faleceu, em 18 de Agosto de 2018, aos 80 anos, em Berna, na Suíça. Deixa como legado a valorização da diplomacia e do diálogo multilateral nas relações entre os países, mesmo em situações de graves crises internacionais. A notícia de seu falecimento foi publicada no site da Fundação ligada a ele. O comunicado não especificou a causa. Diz apenas que Annan foi acometido por uma “doença rápida”. A família pediu “privacidade neste momento de luto”. A Década que Annan atravessou à frente da ONU foi marcada por atentados terroristas, como o '11 de Setembro', nos EUA, em 2001, e por uma sequência de conflitos armados, especialmente no Oriente Médio, que desafiaram a arquitetura diplomática erguida ao redor das Nações Unidas após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Os esforços de Annan em favor da diplomacia e da Paz foram reconhecidos em 2001, quando ele recebeu o Prêmio Nobel, e contribuíram para manter a ONU de pé, mesmo quando suas instâncias de decisão foram questionadas e desacreditadas por algumas das maiores potências mundiais, como os EUA e o Reino Unido.  





A África negra à frente da ONU. Kofi Annan - Nascido na cidade de Kumasi, no centro de Gana, em abril de 1938, Annan escalou diversas estruturas intermediárias das Nações Unidas antes de ser nomeado o primeiro negro a coordenar a Organização. Ainda jovem, ele estudou economia no estado americano de Minnesota, e relações internacionais em Genebra, na Suíça, assumindo em 1962, aos 24 anos, seu primeiro posto na ONU, no Escritório da OMS (Organização Mundial da Saúde). Entre 1992 e 1996, Annan passou a trabalhar na repartição responsável pelas forças de paz das Nações Unidas. Durante esse período, a organização viveu um de seus maiores dilemas, que resultou na inação diante do genocídio em Ruanda, no centro da África, em 1994, o maior já registrado desde o holocausto de judeus na Alemanha nazista. Sua escolha como secretário-geral da ONU se deu em dezembro de 1996. Annan - foi respaldada pelo Conselho de Segurança e pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como havia ocorrido no passado com os seis antecessores no cargo, mas teve a novidade de receber também, no caso de Annan, a aprovação da maioria dos trabalhadores em quadros técnicos da Organização. Agências e Produção Editoria  - Jornal/Revista Folha Cultural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...