domingo, 15 de julho de 2018


“Elos Históricos de Três Rios e Região” * Ubirajara...


      Meio Século após, através do excelente Programa “Encontro com Fiorelle” produzido e apresentado pelo Comendador Humberto Reis Fiorelle, na Rádio Três Rios/ AM do Rio de Janeiro -Brasil, encontrei o meu dileto amigo, Dr. Antônio Maximiano de Oliveira, renomado causídico, poeta, escritor e um dos mais respeitados pesquisador da História das terras fluminenses. Falamos de fatos e confidências da nossa já distante mocidade. Rimos e nos emocionamos.
          Depois, Antônio apresentou-me o esboço do seu Livro “Elos Históricos de Três Rios e Região”, dignificando-me com o convite para escrever algumas linhas. Li e reli a sua obra literária. Minh’ alma e o meu coração penetraram nas suas páginas. Convivi com os personagens qui tão bem descritos numa narrativa suave e coloquial que o nobre autor nos conduz. Foram momentos de grande prazer deleitar-me com a leitura deste Livro que nos faz reviver os épicos da história humanista e cívica do nosso País, inclusive com citações da Inconfidência Mineira a que imortalizou o Alferes TIRADENTES e outros mártires da nossa Independência política e econômica de Portugal. Retrata com fidelidade, a romântica e perseverante atuação dos patriarcas e matriarcas fluminenses que ajudaram a escrever as mais belas páginas da nossa história.


“Elos Históricos de Três Rios e Região” se reveste, também, da maior autenticidade literária e jornalística através de uma seleta Coletânea de Crônicas  e Artigos de eméritos historiadores, cronistas, poetas e escritores, cujo teor didático merece constar dos anais catedráticos e dos currículos escolares da mocidade trirriense e da região.

Ele terá, por certo, lugar de destaque nas bibliotecas e nos Centros culturais legando-nos uma excelente parcela da inteligência e invejável cultura intelectual de Antônio Maximiano da Oliveira, e dos demais cronistas, jornalistas, poetas e historiadores reunidos neste Livro. Leiamos, pois, a obra.


                        *Ubirajara Ferreira Leite de Toledo/ Radialista- Jornalista           

                            Montes Claros / Minas Gerais – Brasil / Janeiro de 2002.


Organizador de Textos do Livro de MAX/ Wilson Rodrigues de Andrade/ produtor Editorial...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...