terça-feira, 1 de março de 2016

Via UNIC-Rio/ COMPAZ-FC


Chefe da UNESCO presta homenagem ao escritor e intelectual italiano Umberto Eco

Umberto Eco colaborava regularmente com os debates da agência da ONU. Para a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, ele “era apaixonadamente comprometido com a luta contra o racismo, com o diálogo entre culturas”. Confira a homenagem na íntegra, na matéria.
Umberto Eco colaborava regularmente com os debates da UNESCO. Foto: ONU / Paulo Filgueiras
Umberto Eco colaborava regularmente com os debates da UNESCO. Foto: ONU / Paulo Filgueiras
A Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, fez um tributo realizado em 22/Fev.16, ao escritor e acadêmico italiano Umberto Eco, que faleceu no dia 19 de fevereiro.
Figura intelectual de renome internacional, Eco era um colaborador regular nas reflexões e debates da agência da ONU. Em 1985, ele recebeu o Prêmio “Teleglobe McLuhan” do Canadá, por suas pesquisas no campo da mídia e da comunicação. A premiação conta com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO no país.
Confira a homenagem de Bokova abaixo.
“Umberto Eco tinha uma curiosidade universal e um talento inigualável para compartilhar sua paixão pela cultura, com inteligência e humor.
Professor da Universidade de Bologna, uma das mais antigas da Europa, ele encarnou a tradição do italiano humanista, sabendo como construir pontes entre o conhecimento formal e o público em geral, entre a universidade, a mídia e a literatura.
Criou a teoria da “obra aberta” e foi apaixonado por todas as formas de cultura popular, dos livros de espionagem ao futebol.
Com seu toque humano, ele foi um amante do debate público à luz dos eventos atuais. Era apaixonadamente comprometido com a luta contra o racismo, com o diálogo entre culturas.
Ele nos deixa livros encantadores como ‘O Nome da Rosa’ e ‘Lector in Fabula’ (título também da versão em português), onde se percebe o surgimento de sua voz única, ao mesmo tempo lúdica e profunda. Ele fará muita falta.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Ariano Suassuna… "O Mundo é um livro imenso, que Deus desdobra aos olhos do Poeta! Pela criação visível, fala o Divino invisível, sua...