sexta-feira, 9 de dezembro de 2016



Declaração Universal dos Direitos Humanos

68 Anos da Declaração pela Dignidade Humana.    


Introdução: Quando os fundadores da Organização das Nações Unidas redigiram a Carta da ONU, em São Francisco, no ano de l945, estabeleceu no primeiro Parágrafo do Preâmbulo o seu objetivo fundamental de preservar as gerações futuras do flagelo da guerra. No Parágrafo seguinte, reafirmaram a fé nos Direitos fundamentais e valor do Ser humano.
            Estas palavras preliminares da Carta das Nações Unidas /ONU, estabelecem não só as prioridades de objetivos e esforços com os quais estão comprometidos os Povos das Nações Unidas, como também, refletem o elo indissolúvel existente  entre o respeito pelos Direitos Humanos e a sobrevivência da humanidade, e, pela adoção de medidas progressistas  de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância  universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios  Estados – Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição. A DUDH, aprovada em Resolução da III Sessão Ordinária da Assembleia - Geral das Nações Unidas.
 

Promovendo os direitos humanos
      As Nações Unidas trabalham ativamente para definir, monitorar e ajudar os Estados-membros a implantarem as normas internacionais dos direitos humanos.
A ONU e os direitos humanos
     Desde o estabelecimento das Nações Unidas, em 1945, um de seus objetivos fundamentais tem sido promover e encorajar o respeito aos direitos humanos para todos.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos/DUDH
      Proclamada em 1948, a DUDH - é um Documento marco na história dos direitos humanos

Declaração Universal dos Direitos Humanos está disponível em mais de 500 idiomas. Publicado em 09/12/2016

 
             A Declaração Universal dos Direitos Humanos/DUDH ganhou uma versão inédita no dialeto da língua indígena quechua falado por cerca de 116 mil pessoas no noroeste da Bolívia. Com a nova tradução oficial, o documento — que já era o mais traduzido em todo o mundo — está disponível em 501 idiomas.

        O Alto - Comissário para os Direitos Humanos das Nações Unidas/ONU, Zeid Ra’ad Al Hussein, comemorou o feito e disse que o número crescente de traduções do texto assinala “o poder de suas palavras em ressoar poderosamente por todas as culturas e línguas”.
Adotada pela Assembleia Geral da ONU em, 10 de Dezembro de 1948, a DUDH, é um marco que definiu, pela primeira vez, os direitos humanos fundamentais que deveriam ser universalmente protegidos. O primeiro de seus 30 Artigos determina que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.
         Em Novembro de 1999, a Instituição Guinness World Records afirmou que o texto era o Documento mais traduzido no planeta, com um total de versões em 298 línguas à época. A certificação do organismo foi atualizada em 2009, quando o número de traduções chegou a 370. Desde então, a publicação da Declaração em outros idiomas por governos, organizações da Sociedade Civil e indivíduos continuou. Atualmente, a DUDH pode ser lida em línguas e dialetos de todo o globo, do Abkhaz ao Zulu, e também foi traduzido para as linguagens de sinal britânica e espanhola. O 501º idioma a ganhar uma tradução foi um dialeto da língua Quechua falado no departamento de La Paz. UNIC-Rio - C/FC.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O quanto a Arte é necessária, todos devemos saber; o manter a Comunidade Humana e seu Processo Civilizatório e sua Causa. * FC/WRA. (…) Pa...