terça-feira, 15 de dezembro de 2015

COMPAZ/ N-PED - FOLHA CULTURAL/FC.

Governo sanciona Lei do Sistema Estadual de Cultura...


Foi sancionada pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro/ Brasil, Luiz Fernando, e publicado no Diário Oficial  do Executivo Estadual, em 8 de Julho de 2015,  a Lei 7.035/15, que institui o Sistema Estadual de Cultura, o Programa Estadual  de Fomento e Incentivo à Cultura, e apesenta como  ponto principal As Diretrizes e Estratégias do referido Programa.  O texto prevê a ampliação do Conselho que passa a denominar:  Conselho Estadual de Políticas Culturais composto de 32 membros, sendo 16 da Sociedade Civil, com representação territorial... A Lei também reformula o Fundo Estadual de Cultura, contando com  Comitê Gestor com representatividade do Conselho e poderá contar com recursos de renuncia Fiscal...

Representantes de Entidades Afins e Secretária Estadual de Cultura desenvolveram o Texto da nova Lei, e contando com gestores públicos dos 92 Municípios do Estado do Rio, Agentes, Artistas e a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado/ALERJ. 

Secretaria Estadual de Cultura / SEC  - pelo fortalecimento cultural na Região ...

                Conferência para um diagnóstico preliminar de Cultura na Região Centro-Sul Fluminense, realizada em, Miguel Pereira/RJ,  em 19 de junho de 2010,  no Pavilhão de Eventos ‘ Juscelino Kubistchek’ – contou com a presença de Secretários de Cultura de 11 Municípios   envolvidos  e seus representantes , componentes da  Secretaria de Estado de Cultura / SEC , membros  do Conselho Estadual de Cultura , Ministério da Cultura e do  INEPAC ( Instituto Estadual do Patrimônio  Cultural) .
                Com as realizações  de reuniões nos 11 Municípios assim enumerados: Areal – Comendador Levy Gasparian  - Eng.: Paulo de Frontin – Mendes – Miguel Pereira – Paraíba do Sul – Paty do Alferes – Sapucaia – Três Rios – Vassouras – Rio das Flores , ao longo de 2009 , até março de 2010 , em Encontros Municipais  de Cultura  no Centro – Sul  -- reuniões públicas     promovidas  pela SEC –em parceria com  Secretarias  Municipais  de  Culturas Agentes da Comunidade cultural e Gestores  culturais  destas localidades  - com vista à  preparação do Plano Estadual de Cultura .
                Foram elaborados seis diferentes  temas  ( ao longo dos referidos Encontros ) , os  quais   configuraram  na estrutura  básica do Relatório – apresentado na CONFERENCIA  de Miguel Pereira. Entre os demonstrativos do citado documento ficou focalizado que boa parte do conteúdo do mesmo – se assemelha a um quadro  de carência – tendência comum  em reuniões que participaram  governo e sociedade civil ( área cultural) , e , mesmo  reconhecendo  a responsabilidade dos governos  no fomento a Cultura , cabe-nos  ressaltar  , os Encontros  Municipais de Cultura  na região , também , se ocuparam de  ampliar as discussões sobre  o envolvimento cultural no âmbito da sociedade civil   - revelando com isso um quadro  de potenciais nas ações e iniciativas de seus Agentes  culturais que compõem   um primeiro perfil  das vocações culturais  da  Região/Alvo.
                A temática apresentada pela SEC e discutida nos respectivos Encontros  Municipais de Cultura :- Vocações e Identidades Culturais / Configuração  Regional / Integração  Cultural / Gestão e Institucionalidade / Capacitação de  Gestores  Públicos  e Privados / Equipamentos Culturais.

Formação de Grupo de Trabalho fortalecerá Plano Estadual.
               
                Na Conferência de Miguel Pereira ficou formada representação do Grupo de Trabalho  Ampliado  ( membros eleitos   através de suas delegações  / dos  11 Municípios  ) – para no 2o  Semestre de 2010  - Reuniões Setoriais  - que aprofundaram  um diagnóstico  e propostas sobre cada  um dos  seguintes segmentos: teatro /audiovisual / literatura / dança / circo / música  e tendo como  passo seguinte a elaboração e a implantação de  programas setoriais de  âmbito  estadual.
                O COMITÊ pela PAZ / COMPAZ – a convite da Secretaria de Cultura e Turismo de Três Rios /RJ  - participou das reuniões nos Municípios  e na CONFERENCIA    de  Miguel Pereira /RJ  - entre diretores , simpatizantes  e colaboradores , e  na elaboração  do Plano Estadual de Cultura/RJ. Portanto, é de nosso anseio  ( nós Agentes Culturais  e pacifistas )   que no final destes processo o PEC  - como é o propósito da Secretária de Estada da Cultura  - efetiva-se  a consolidação  de um a política pública estadual de cultura  dentro das expectativas    dos produtores  e agentes culturais.



Um pouco de História - na Conferência.
 
 O Caminho e a Cultura do VALE do PARAÍBA:  Uma breve  Visão Histórica – temática desenvolvida na palestra proferida  por Carla Barbosa Ferreira  de Souza , historiadora ,professora da rede pública de ensino – em Paraíba do Sul / RJ –  Carla Barbosa  encantou a todos na Conferência  de Cultura  em Miguel Pereira  com simpatia e vasto conhecimento   sobre o assunto  exposto  levou Agentes e Produtores Culturais a diversos questionamentos e reflexões  sobre a reconstrução  da história – e no âmbito cultural  - a partir dos  tropeiros , o abastecimento , os mascates e a oralidade na Região Centro - Sul Fluminense. ...Conteúdo de relevância para  os Produtores, Promotores e Agentes públicos envolvidos na  Comunidade Artística-Cultural de nossa Região/Alvo.  p/ Redação/FC. Wilson Rodrigues de Andrade




Caravana da Cultura em ação percorre nossa Região.
 
 Projeto para produzir o ‘ Mapa de Cultura do Rio de Janeiro’ , com iniciativa da  Secretaria de Estado de Cultura / SEC  e com patrocínio da Petrobras, chega ao Vale do Paraíba e Serrana, Adriana Rattes, secretaria de Cultura do Estado , ressalta  deste trabalho- como prioridade  e de    grande importância  e necessidade para a promoção da produção cultural de nosso Estado .


 As diversas e ricas manifestações culturais de Paraíba do Sul (recebeu a Caravana da Cultura em Janeiro/2012) , para  compor o ‘ Mapa da Cultura  do Rio de Janeiro, que vem sendo produzido  durante  neste inicio de ano  e será disponibilizado  na rede  informatizada  para o público , em meados de 2012. Desde  22  de janeiro , o Projeto  com  Equipe que  reúne  repórter, fotógrafo  e cinegrafista percorre municípios da Serra  e Sul do Estado – Teresópolis, Petrópolis, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Três Rios,  e Comendador Levy Gasparian.
   O levantamento pretende apontar  espaços culturais, calendários fixo  da cultura das localidades e principais destaques do patrimônio  material, imaterial e natural do Estado do Rio. O ‘ Mapa de Cultura do Rio  de Janeiro’ é uma realização da Secretaria de Cultura  do Estado do Rio  com o patrocínio  da Petrobras.
     - “Com o Projeto  - conheceremos mais a fundo o tecido que forma  a cultura  do nosso Estado, teremos uma radiografia  do que realmente  são nossos 92 municípios no campos das manifestações , expressões e conteúdos culturais”- focalizou – Adriana Rattes.
        Todo o apanhado de acervo e sítios da historiografia e aspectos culturais, e das artes do Interior e da metrópole encontram-se no endereço eletrônico da Secretaria de Estado de Cultura.
  
 Foto: Pontal/ Encontro dos 3 Rios.  no Município de Três Rios/RJ.                                                            
                                                                                                 
                                                                                                Wilson Rodrigues de Andrade
                                                                                                        Produtor Editorial / FC.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O quanto a Arte é necessária, todos devemos saber; o manter a Comunidade Humana e seu Processo Civilizatório e sua Causa. * FC/WRA. (…) Pa...