sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Via UNIC-Rio/COMPAZ-FC.Fórum da ONU: Cultura de paz exige sociedade inclusiva

Segundo representantes da Organização, paz requer políticas de igualdade social e desenvolvimento.
Garantir educação inclusiva é uma das formas de alcançar a cultura de paz. Foto: Banco Mundial
Garantir educação inclusiva é uma das formas de alcançar a cultura de paz. Foto: Banco Mundial. Foto: Banco Mundial/Dana Smillie
Representantes das Nações Unidas se reuniram em Fórum de Cultura e Paz nesta quinta-feira (10/Ser./15). O evento enfatiza a importância da implementação da Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, adotada pela Assembleia em Setembro de 1999. Os oficiais compartilharam a ideia de que a Cultura de Paz exige a construção de uma sociedade inclusiva que acabe com diferentes formas de discriminação.
De acordo com o embaixador da Islândia, Einar Gunnarsson, falando em nome do presidente da Assembleia Geral, “a paz é um sonho distante se não há desenvolvimento”. O embaixador afirmou ainda que a paz não é apenas a ausência de conflito, mas é também a educação inclusiva e o alcance de uma sociedade igualitária.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, falou sobre áreas em conflito no mundo, ressaltando a guerra na Síria, que “é a pior crise humanitária atualmente”. Comentou também sobre as áreas pacíficas que lidam com a discriminação: “Até nas sociedades mais pacíficas, minorias são atacadas pela sua raça, orientação sexual ou alguma outra diferença”, pontuou.
Gunnarson também enfatizou a necessidade de criar uma comunidade nacional para promover o diálogo e estimular o respeito à diversidade religiosa e cultural, além de eliminar a discriminação e intolerância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O quanto a Arte é necessária, todos devemos saber; o manter a Comunidade Humana e seu Processo Civilizatório e sua Causa. * FC/WRA. (…) Pa...